1 de mar. de 2017

ATIVIDADE FÍSICA NA ESCLEROSE MÚLTIPLA


  " Por muito tempo pessoas com esclerose múltipla (EM) foram orientadas a reduzir seu nível de atividade física. Esse tipo de orientação pretendia promover a conservação de energia, evitar o aumento da temperatura corporal e, assim, controlar a fadiga e diminuir o risco de exacerbação dos sintomas da doença. A implicação da adoção de um estilo de vida sedentário repercutiu em um risco maior de doenças cardíacas e em outras condições associadas a inatividade física e a distúrbios característicos da EM, como espasticidade, ataxia, fraqueza muscular, problemas de equilíbrio e fadiga. Contrariamente a esse panorama, nos últimos anos grupos de pessoas com EM têm se envolvido em programas com exercícios físicos e alcançado benefícios similares àqueles obtidos por pessoas saudáveis.

    Além disso, não foram observados casos de exacerbação dos sintomas da doença relacionados a prática de exercícios físicos.   

  O conhecimento científico relacionado ao tema exercício físico e EM é fundamental para uma orientação adequada de atividades físicas para pessoas com essa doença. " 

O texto acima foi retirado do estudo feito sobre " Orientações de Exercícios Físicos para Pessoas com Esclerose Múltipla" e é perfeitamente comprovado depois que você tem o diagnóstico de EM e seu médico lhe indica fazer um exercício físico, uma fisioterapia ou uma terapia de reabilitação, dependendo do caso. 

No meu caso por exemplo, o meu doutorzinho já sabia que eu era uma pessoa sedentária que não gostava muito de fazer uma atividade física, então me indicou qualquer atividade que não tenha impacto. 

Comecei com a yoga e gostei muito, porque além de me ajudar a fazer a atividade física, contribuía muito com o meu estado de espírito, meu emocional, ajudava. Mas então fiquei sabendo, que um amigo querido que é fisioterapeuta, trabalhou com o pilates na EM na faculdade e estava dando aulas. Fui logo atrás dele, minha irmã já fazia o pilates com ele, ou seja, foi só juntar o útil ao agradável. Começamos a tratar as minhas sequelas e inseguranças, através do pilates. 

Bom, até o dia que perguntei ao meu doutorzinho o que era melhor, a yoga ou o pilates? E ele prontamente respondeu, que era o pilates, porque trabalhava com alongamentos, força muscular, equilíbrio, concentração e muito mais. 

A partir desse dia, o pilates virou mais uma parte do meu tratamento, como mais um remédio que não posso deixar de usar.  

No ano passado, meu pai por um motivo de saúde também precisou fazer o pilates e por recomendação do médico, foi conhecer a Clínica Plenitude onde encontrou muito acolhimento e experiência. 

Então ele me indicou a fazer a minha atividade física, o pilates na Clínica Plenitude, junto com ele. E posso dizer que realmente é um lugar de profissionais muito competentes, começando com a simpatia das meninas e a grande preocupação com o nosso bem estar. 

Gosto muito do olhar clínico que recebo por lá. Quando chego, a minha fisioterapeuta nota que estou com a postura ruim, ombros tensionados, coluna arqueada e ombros fechados, então imediatamente, me pega para alongarmos antes de começarmos os exercícios. Sinto a preocupação que ela tem por nossa saúde. 

Por isso gostaria de indicar a Clínica Plenitude a todos vocês amigos queridos que são de São Carlos, à aqueles que têm EM e aos que não o tem também mas prezam por sua saúde! 



No dia 03 de março a Clínica estará promovendo um dia bem animado para quem quiser conhecer os seus serviços. 

Comprando um convite à R$35,00 poderá fazer 1 hora de exercícios físicos e ainda desfrutar de um delicioso coquetel. Será um dia super bacana para poder conhecer o trabalho da fisioterapeuta Juliana e sua super equipe e se apaixonarem. Um trabalho pela saúde e bem estar! Nada como um trabalho sério, para fazer a diferença! 



Espero que vocês possam ter a oportunidade de conhecer. 

Mil beijinhos e até mais....

6 comentários:

  1. Ah se eu morasse aí......

    Tava dentro. bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,
    Descobri recentemente a doença, mas como fui rápida já dei início ao tratamento com o copaxone e me sinto meio molinha durante a manhã (horário que eu aplico). Estou no 4 dia, sei que é normal, sinto dor suportável durante umas 4h após o medicamento, mas depois passa 100%. Isso tem me prejudicado na vida normal pois estava fazendo um curso e ele é de manhã. Já conversei com a professora que irá me encaixar numa turma do mês que vem para que eu não perca nada. Falei, falei e não disse o que queria kkkkkk estava fazendo atividade física desde que descobri e me sentia muito melhor, musculação mesmo. Inclusive uma fraqueza que estava tendo na perna, passou. Creio ser importante a atividade física para nós portadores de EM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Fortaleça sempre é exercite aeróbica também. Há dois anos estou com diagnóstico de EM e desde então me exército no mínimo 4 vezes por semana. Acho que está sendo bom. Não me arriscarei a saber como seria sem.

      Excluir
    2. Com certeza! Eu percebo que ficar sem exercício físico alguns dias já começo a travar. Só que faço uma vez por semana pq preciso de disposição pra realizar as outras atividades como piano, francês e psicóloga.
      É melhor mesmo a gente nem pensar em ficar sem.
      Muito obrigada pelo seu relato aqui.
      Bjao
      Fabi

      Excluir
  3. Ah!! E em qual cidade você reside? Sou de Brasília.
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla, que bom que já iniciou o tratamento logo após o diagnóstico,.
      Eu comecei com o copaxone tb e fiquei por 7 anos, foi muito bom para mim. Eu me aplicava à noite antes de dormir, num horário que eu pudesse ficar sossegada por alguns instantes, pq logo que me aplicava à dor no local durava no máx 20 minutos, mas se comprimir o local, ou fazer exercício físico, pode doer mais e a absorção não ser tão boa.
      Você já procurou o PACO ? O programa de atendimento do laboratório? Eles ajudam os pacientes em tudo....
      Eu sou de São Carlos interior de SP, morei em Brasília por 18 anos....
      A atividade física em nós é praticamente mais um medicamento, mesmo se a gente não gostar, temos que fazer.
      Eu faço, o pilates.

      Seja super bem vinda aqui no cantinho....
      Espero que tenha sucesso no seu tratamento.
      Beijos
      Fabi

      Excluir