29 de fev. de 2016

A VIDA COM ESCLEROSE MUTIPLA NUM ANO BISSEXTO


Oie meus amigos queridos, espero que estejam muito bem.
Estou curtindo o famoso inferno astral, faltam 8 dias pra ficar mais velha. Vocês já repararam, que quando estamos prestes a fazer aniversario, se passa um filme pela nossa cabeça?
Bem, foi nesse filme, que me toquei que é em 2016, ano bissexto (onde são 366 dias)que completo quarenta anos, por isso ganho mais um dia....rs
E hoje sendo o dia a mais do calendário, o dia 29 de fevereiro, gostaria de colocar algumas curiosidades sobre esse assunto, antes de falar das minhas coisas chatas.....rs
Por que existem os anos bissextos?

- Os anos bissextos foram instituídos porque cada ano não tem 365 dias exatos. Na verdade, a volta completa que a Terra dá em volta do Sol dura exatos 365,2422 dias. Assim, o ano bissexto foi a solução encontrado pelos astrônomos para compensar essa diferença. Então, a cada quatro anos acrescenta-se um dia ao calendário: dia 29 de fevereiro.
- As pessoas nascidas nesse dia, normalmente marcam o seu dia de nascimento como se fosse no dia 28, recebem o apelido de Leap (salto), pois senão só fariam aniversário a cada 4 anos.
- O ano bissexto foi trazido para o Ocidente pelo Imperador Júlio César. Foi ele que foi o primeiro a reformar a contagem em 46 a.C. É daquela época que vem o costume de adicionar um dia a mais em alguns anos. No calendário juliano o último mês era fevereiro e nele se acrescentava um dia. O "bônus" que temos até hoje vem por conta deste costume antigo. A diferença é que o dia extra não era o último do mês, mas sim o sexto dia antes do mês de março, que era contado duas vezes. Desta regra é que vem o nome "ano bissexto".
Há quem acredite que é um ano de sorte e que tudo que iniciarmos no dia 29 de Fevereiro terá bons resultados. Por outro lado, os Gregos acreditam que casar num ano bissexto dá azar.

Então, como uma pisciana romântica, não podia deixar de lembrar a tradição  irlandesa, que em anos bissextos, as  mulheres têm o direito de escolher no dia 29 de fevereiro com quem vão se casar!
 É inadmissível dizer
NÃO !
Bem, os homens não podem negar ao pedido de casamento, caso isso aconteça eles deverão pagar uma “multa de respeito”.
Essa tradição começou no século 13, baseada na lenda de que Santa Brígida teria se queixado a São Patrício sobre a angústia de muitas donzelas, que ficavam esperando eternamente pelo sonhado pedido de casamento que nunca vinha. Pra resolver o problema o então padroeiro da Irlanda teria determinado que todo dia 29 de fevereiro o costume seria invertido, e as ‘donzelas’ iriam à caça dos “felizardos” acabando assim com a espera de muitas apaixonadas.
Para quem já assistiu ao filme “Casa Comigo” conhece essa historia.

Bem, agora vou falar um pouco da semana que irei enfrentar.
Começando amanha, dia primeiro, que faço a endoscopia com pesquisa para bactéria H. Pylore, para quem quiser saber mais gostei desse link: http://www.tuasaude.com/sintomas-de-h-pylori/ e encerrando na quinta-feira dia 3, realizando as ressonâncias magnéticas de crânio, cervical e torácica.

A endoscopia farei porque estou tendo uma sensação de saciedade logo que começo a comer, depois de ingerir a comida, sinto queimação na boca do estômago, perda de apetite, refluxo gástrico, com formação de gases no abdômen e no estômago também, fico sempre parecendo que comi um boi de tão satisfeita que fico.
Acho que já comentei com vocês, que isso se iniciou no dia primeiro de janeiro, após muitos comes e bebes exagerados de fim de ano. Portanto,há 2 meses nunca mais fui a mesma.
Cheguei a perguntar para o meu doutorzinho se podia ser reação do gilenya e ele disse que talvez se fosse logo que eu o ingerisse. 
 Como acredito que seja após as refeições, então estou desconfiada que será outra coisa.
A endoscopia,  sei que usa-se um sedativo, e é o mesmo da colonoscopia  mas, tenho muito receio de não pegar e sentir aquele tubo, entrando pela minha goela à baixo.
Confesso, que tenho pavor, não consigo deixar o médico ver a minha garganta com aqueles palitinhos que tenho enjoo, imaginem aquele tubo......affff
Fiz a colonoscopia há 3 anos, por causa de uma dor abdominal, e conto a vocês que o exame é muitíssimo tranquilo, que o difícil é o preparo. Me lembro que emagreci 3 quilos em 1 dia, tomando aquele soro laxante até começar a vomitar de tanto que tinha que ingerir. Mas, a sedação foi perfeita, que quando terminou perguntei a minha mãe que me acompanhou se já havia terminado. Uma maravilha e graças a Deus, não deu nadica de nada, então só devo repeti-la em 2018, conforme orientação médica.
Só faço um alerta para quem vai fazer esse exame e tem EM, marque num horário mais cedo para não sofrer tanto e ficar tão fraca, como eu fiquei na época.
Sobre as ressonâncias, vocês sabem a ansiedade que gera a cada uma. O momento em que você pensa a EM está ativa? Terá dado alguma diferença da ultima? Houve alguma coisa, será que estarei em surto?
Estou sentindo muitas dores, que parecem ser musculares e me cansando mais facilmente para fazer qualquer coisa.
Mas confesso a vocês, que com toda a experiência que tenho com a Bonitona, hoje me sinto uma marinheira de primeira viagem. Cansamos de saber que a EM é imprevisível, porem quando sentimos essa instabilidade que ela nos provoca, haja pensamentos positivos para não nos deixar ainda mais aflitos, ate chegar o momento de saber ao certo o que esta se passando.

Talvez, ate por isso me interessei em compartilhar sobre a historia do dia 29 de fevereiro, para pensar em outras coisas.....rs
Porque fiz esse post antes de do google colocar aquelas fofuras no Doodle hoje sobre o ano bissexto.....rs

Bom, meus queridos vou parar por aqui, porque  me sinto cansadinha.

Muitos beijinhos para vocês e ate a próxima..... 

9 comentários:

  1. Fabi, como eu te entendo... Manda noticias dos exames. Muita força p vc. Pensamentos mt bons a seu respeito. Creio q td voltará ao normal. Deus quer ! Confio ! Bjs c mt carinho, Roseli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida amiga, fiz as 3 benditas ressonâncias. Deve chegar por aqui na quarta ou quinta feira.
      Mas hoje tive a ideia de ligar no consultório do meu doutorzinho pra saber quando ele chegava de Londres e tive a ótima notícia que ele já está aqui. Então a sua secretária me achou com a voz fraquinha e disse que ele me ligaria.
      Porém, quando ligou eu estava dentro da máquina. O Baby conversou com ele que mandou me dizer que achava que não era nada pra eu ficar tranquila.
      Bem, você me entende perfeitamente, essa espera é cruel. Mas vou tentar não pensar mais nisso afinal vou comemorar meus quarentões....kkkkk
      Eu também penso muito em você !!!
      E você vai ficar bem logo....
      Muito obrigada pelo carinho, é recíproco minha amiga.
      Grande beijo
      Mandarei notícias....

      Excluir
  2. Gostei muito deste site. As informações são muito valiosas. Obrigada.
    Michele Hoster

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, seja super bem vinda!!! Que bom que gostou do nosso cantinho!!! Fique a vontade para dar sua opinião e sugestões também!!!
      Beijinhos
      Fabi

      Excluir
  3. Olá, estou a caminho de receber o diagnóstico desta doença...
    A minha dúvida é o seguinte, eu posso continuar a estudar (Curso Física-matemática) sem que a doença causa algum tipo de deficiência intelectual?
    Obrigado, Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Claro que pode. O melhor é ter o diagnóstico cedo e iniciar o tratamento para não ter nenhuma seqüela mais séria.
      O essencial é você procurar levar a sua vida normalmente, respeitando apenas os seus limites.
      Cada caso é um caso diferente do outro, porém o mais comum, é que não atinge a parte cognitiva.

      Boa sorte, espero ter ajudado!!!
      Abraços
      Fabi

      Excluir
  4. adorei este site. Muito valiosas as informações sobre esclerose múltipla.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. adorei esse seu blog tem varias dicas super legal vou deixa o meu aqui depois vc da uma olhadinha?
    link:http://tuasaude.top/

    ResponderExcluir