16 de fev. de 2010

SIM, EU TENHO BAIANIDADE NAGÔ

Oi gente, precisei ficar longe do computador até hoje, estava me sentindo muito cansada. E depois de sábado, estou só curtindo a família Barbosa, meu irmão e minha cunhada vieram com as meninas passar o Carnaval com a gente.
De Carnaval mesmo a gente não fez nada esse ano, as meninas foram com a Tia Flávia na matinê do clube, mas a Tia Fabiana achou melhor nem ir.
Eu e o Baby assistimos mais um monte de filmes e aproveitamos para sair com a minha irmã Carolina e meu cunhadinho Fabrício. Fazia muito tempo que a gente não sentava pra bater um papo. Foi gostoso.
E ontem, nos reunimos todos os irmãos, maridos e esposas num barzinho muito gostoso daqui de São Carlos, o Pimenta. Foi muito gostoso!
Mas hoje gostaria de prestar a minha homenagem aos 25 anos da música bahiana, ou seja, o axé.
Eu quando morava em Brasília, não perdia nenhum dos shows de axé. Isso começou quando eu tinha 13 anos e adorava Daniela Mercury, Olodum, Chiclete com Banana, Asa de Águia e Bamdamel (dissolvida). Aprontava todas para poder ir aos shows, pois tinham alguns que meu pai não me deixava ir porque na escola eu não andava nada bem. Confesso que não era nada bonito o que eu fazia, mas era uma louca paixão, paixão à música bahiana e claro né, "coisa de adolescente"!
Mas eu e minha melhor amiga Siba não perdíamos um show, uma micareta ou apenas um trio elétrico no meio do Gilberto Salomão!
Era pegar uma caroninha com a nossa vizinha Dona Catharina até a rodoviária e pegar o busão para o lago Sul e era só alegria! Era o domingo no Gilberto! Que saudades!!!
Essa comemoração de 25 anos de axé, diz muito de nós e de nossa história (eu e Siba), eu de longe admirando, curtindo e criticando a nova geração hehehe, mas ela de pertinho seguindo os trios elétricos até hoje e passando os carnavais lá em Salvador! Ta aí mais um sonho a se realizar!
Depois que me mudei para São Carlos, onde ninguém sabia o que era o verdadeiro axé, foi ficando bem mais difícil alimentar essa paixão mas a mantenho guardada dentro de mim e só quem me conhece a fundo sabe dessa minha loucura pela música, pela cultura de uma terra que ainda não conheço pessoalmente, a Bahia.
 São 20 anos de paixão pela música bahiana, por isso quero deixar aqui para vocês a letra de uma das (pois são várias) músicas que acho linda e que me traz muita emoção ao ouvir.
E Siba ainda vamos passar o Carnaval em Salvador juntas, você vai ver!!! Como nos velhos tempos!!
Mil beijinhos pessoal!!!

Espero que gostem da música:


BAIANIDADE NAGÔ

Já pintou verão
Calor no coração
A festa vai começar
Salvador se agita
Numa só alegria
Eternos Dodô e Osmar

Na avenida Sete
Da paz eu sou tiete
Na barra o Farol a brilhar
Carnaval na Bahia
Oitava maravilha
Nunca irei te deixar, meu amor


Eu vou
Atrás do trio elétrico vou
Dançar ao negro toque do agogô
Curtindo minha baianidade nagô ô ô ô ô

Eu queria
Que essa fantasia fosse eterna
Quem sabe um dia
 A Paz vence a guerra

E viver será só festejar
Composição: EVANDRO RODRIGUEZ

2 comentários:

  1. Ai amiga, que delícia esse post. Voltei uns 20 anos no tempo também.
    Como eu amo axé, trio elétrico e micaretas... Também não conheço a Bahia e meu sonho é passar um carnaval em Salvador também. Quem sabe não me junto a essa dupla e vamos curtir o próximo carnaval por lá, o que acha? rsrsrsrsrs
    Estava conversando agora a pouco com uma prima minha que está morando em Salvador. Ela estava me contando do primeiro carnaval dela lá. Vou confessar que fiquei morrendo de inveja, mas invejas boa, claro!!!
    Ah, AMO essa música amiga!
    Tenha um bom restinho de semana!
    Bjão!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga Rê

    sabia que você ia gostar, pensei muito em você também ao escrever esse post. Me lembrei das nossas coisas em comum hehehe
    Fico imaginando como seria se a gente fosse mesmo! Duas esclerosetes atrás do trio elétrico? Hehehehe
    Dava um bloco né?
    Mas a gente pode mesmo combinar, porque não né? Mas acho que hoje prefiro um camorote né? rsrsrsrs
    Bjão Rê

    ResponderExcluir