Google + ACEITAR E ASSUMIR A ESCLEROSE MÚLTIPLA ~ A VIDA COM ESCLEROSE MÚLTIPLA

Youtube

11 de fev de 2010

ACEITAR E ASSUMIR A ESCLEROSE MÚLTIPLA

Olá pessoal tudo bem? Olhem eu estou bem mas confesso que não 100% ainda, hoje me senti como se estivesse me arrastando para sair da cama e fazer algumas coisinhas na rua, mas fiz. E antes de voltar pra casa começou a cair uma chuva deliciosa bem na hora que precisei descer do carro pra pegar a receita do meu antideprê. Que delícia! Tomei aquela chuvinha com gosto!

Sabem ontem fui na minha terapia e depois que contei tudo a ela, ela descreveu exatamente o que estou sentindo disse que o cansaço junto com o stress e o nervoso é igual a "uma surra de pau". É assim mesmo que continuo me sentindo, com dores pelo corpo todo.
Aproveitei para conversar com ela sobre um assunto que o meu amigo Petroninho colocou em pauta lá no Comunidade Esclerose Múltipla Brasil:

VC ASSUMIU A SUA DOENÇA !!!!!!

O QUE É ASSUMIR A DOENÇA ???
EM QUE SITUAÇÃO ???
VC SE MOSTRA SEM MEDO E COMBATE O PRECONCEITO ???
DIGA AI, VC SEU EEMIANO ENRUSTIDO...
=p


E discuti bastante o assunto com a minha psicológa. Bom, acredito que antes de assumir todos nós passamos pela aceitação que é quase a mesma coisa. Eu acho que nós aceitamos a EM a partir da hora que começamos a tratá-la com os medicamentos que nos dão efeitos adversos, mas podem diminuir os nossos surtos. Aceitamos quando conseguimos sim falar, ouvir, ler e debater a respeito dela. Quando já sabemos racionalmente e emocionalmente que teremos que conviver com a EM diariamente como companheira, ou seja, da melhor maneira possível.

Estudar, trabalhar, sair, passear, viajar, viver normalmente sem se prender a esclerose múltipla. Claro cada um sabe do seu limite e respeitá-lo faz parte dessa aceitação.
Falando assim parece facinho, mas quem já passou por isso sabe que não é nada fácil.
Acredito que essa é a pior fase, ficamos nos questionando e chegamos a ficar de mal com Deus: "por que comigo?" "justo agora?" "sou tão nova!" "não tenho nada" "sou mais forte que ela" e a pior ao meu ver "e agora? O que será da minha vida?"
Depois de encarar de frente o que está acontecendo com você e fazer tudo que for necessário para ficar bem, isso inclui coisas que não são nada prazerosas e bem mais difíceis que tomar uma injeção diária como é o meu caso.Tentar amenizar o sofrimento dando mais valor as coisas simples da vida.
Até que você percebe que a EM te transformou numa pessoa bem melhor, mais forte mas bem mais interessada no próximo e que ela te deu muitos amigos mesmo que seja de longe, são amizades verdadeiras.
Agora assumir que você tem esclerose múltipla é mais um peso que você retira de cima de você e acredito que com isso possamos informar e diminuir o preconceito, mas isso só irá acontecer a partir de nós mesmos.
Conheço algumas pessoas que não gostam de se expor e as respeito. Mas algumas outras nem querem saber, não querem que ninguém saiba, não querem participar de grupos e nem falar no assunto.
Eu graças a Deus não tenho nenhuma sequela visível, de todos os surtos que tive fiquei apenas com sequelas sensitivas. Dos sintomas da EM, o que mais tenho é a fadiga. E respeitando-a vamos convivendo bem.
Assumir a doença pode ser até mais difícil que aceitar, afinal aceitar é um problema individual agora assumir é uma questão que envolve todo o grupo começando com a família. Depois você precisa assumir perante uma sociedade que sim, é preconceituosa. Eu sou do tipo que não se importa nem um pouco para o que os outros vão pensar. Nem o que vão achar de mim.
Com menos de 3 anos de diagnóstico, no ano passado saí no jornal da minha cidade que não tem mais de 300 mil habitantes e vários "emmianos" enrustidos para homenagear o Dia Nacional da Conscientização da Esclerose Múltipla sem medo algum, muito pelo contrário com uma coragem imensa de divulgar o que é a esclerose múltipla e como podemos ter uma vida normal com ela e mostrar como é importante nos ajudarmos.
Essa experiência foi única em minha vida pois a partir daí pude conhecer e tentar ajudar alguns companheiros daqui de minha cidade. Fizemos o encontro aqui e com isso percebi que muitos ainda não aceitam e também não assumem a EM. Não falo daqueles que lá estiveram, mas dos outros que nem se interessaram em saber sobre o que se tratava o convite.
 É uma pena! Sinto uma pequena tristeza porque assim ficará mais difícil de derrubar os obstáculos que cismam em entrar em nosso caminho!
Penso que nada é a toa nessa vida, se apareceu a EM em minha vida no mesmo momento que me efetivei no Estado e fui morar com o meu Baby é porque tinha que ser assim.
Agora depois de aceitar minha companheira diária e assumí-la pro mundo inteiro (porque tenho visitas internacionais no Blog...rs) estou construindo a minha vida, lutando (e como!) para voltar a trabalhar, estudando francês (que amo) e sem esquecer das obrigaçoes de nós emmianos assumidissimos, injeção diária, exercício físico (que estou em falta) exames, consultas, receitas e claro escrever para vocês meus anjos na terra.

Agora vou ficando por aqui.
Mil beijinhos para todos e até mais....

7 comentários :

  1. É UMA HONRA FABIANA SER SITADO AQUI COM TANTO CARINHO, QUE ALIAS NÃO MEREÇO...

    SE VC É DOIDA DE PEDRA E QUISER USAR O TODO OU QUALQUER OUTRA COISA QUE EU TENHA ESCRITO, PODE USAR A VONTADE, MESMO SEM TE CONHECER PESSOALMENTE E OS SEUS PAIS TAMBEM EU JA GOSTO MUITO DE VC...

    ZUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
    PETRONE
    =DDDDDDDDD

    ResponderExcluir
  2. FABI(HUM QUE INTIMIDADE !!!), QUANTO AO SEU COMENTARIO, O MEU COMENTARIO É O SEGUINTE, EU TAMBEM ENCARO DESSA MANEIRA, A EXCLEROSE É REALMENTE UMA DESGRAÇA, EM VARIOS NIVEIS DEPENDENDO DE UMA SERIE DE FATORES, COMO A AGRESSIVIDADE DA MESMA, TEMPO DE DIAGNOSTICO, MEDICAÇÃO UTILIZADA,GENETICA ETC ETC.

    MAS NO NEU CASO TAMBEM FOI NO FINAL DAS CONTAS UMA BENÇÃO, LOUCURA ???

    NÃO, SE VC TEM UM LIMÃO FAÇA UMA LIMONADA, DEUS ME ENSINOU DESSA MANEIRA, HUMILDADE, E ME MOSTROU QUE REALMENTE A VIDA É CURTA E VOU MORRRER MESMO, NÃO É PIADA, NEM CONTO DA CAROCHINHA...

    POR ISSO EU HOJE SOU MAIS TOLERANTE, VIVO MAIS AS PEQUEMAS COISAS E REDESCOBRI DEUS EM MIM, E ORGULHO, NEM SEI MAIS O QUE É ISSO...

    COISAS QUE PARA MIM JA TINHAM SIDO ESQUECIDAS A MUITO TEMPO...

    FÉ EM DEUS, UM DEUS MUITO PARTICULAR, QUE APARECEU NA MINHA VIDA, UM DEUS COSMOLOGICO QUE ESTA EM TODAS AS COISAS, NAS INCOMENSURAVEIS E NAS INFINITAMENTE PEQUENAS, UM DEUS QUE ESTA NO BEM E ESTA NO MAU, NÃO TEM, MORAL NEM ETICA, NÃO É BOM NEM RUIM, NÃO POSSO JULGA-LO, NEM ENTENDE-LO PORQUE ELE NÃO É HUMANO...

    E´SIMPLESMENTE DEUS, INDEFINIVEL, IMPREVISIVEL,
    ONIPRESENTE, ONICIENTE, ETERNO, INFINITO...

    O ALFA E O OMEGA, O TUDO E O NADA...

    DIGO ISSO PORQUE ANTES DE ENTEDER O MISTERIO, QUEM SABE PODEMOS TENTAR VIVER ESTE MISTERIO, DA FORMA QUE ESTA AI, COM TODAS AS DESGRAÇAS E DIFICULDADES IMPOSTAS POR ESSA NOSSA RELIDADE, PORQUE NÃO DIZER, DIVINA...

    EU SEI QUEM SOU E O QUE ME TORNEI, E COM CERTEZA ESTAREI EM PROCESSO DE MUDANÇA ATE O FIM DOS MEU DIAS, E ONDE ISSO VAI ME LEVAR NÃO TENHO A MENOR IDEIA...

    MAS TENTO ACEITAR O INEVITAVEL, E REMEDIAR O QUE FOR POSSIVEL...

    FORÇA MEUS IRMÃOS EEMIANOS, CANCEROSOS, TUBERCULOSOS, ALEIJADOS, CEGOS, LOUCOS E DEMENTES, ESTUPRADAS, ACIDENTADOS, ANGONISANTES, TODOS AQUELES QUE SOFREM DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA, PORQUE TUDO ISSO FAZ PARTE DA NOSSA REALIDADE E POR ISSO TAMBEM FAZ PARTE DE DEUS...

    NÃO MALDIGO A DESGRAÇA, AGRADEÇO A DEUS POR ME DAR A INCRIVEL OPORTUNIDADE DE ESTAR VIVO ATÉ HOJE...

    PARABENS FABIANA PELA SUA CORAGEM, SE TODOS FOSSEM ASSIM COM CERTEZA, TERIAMOS UMA RELAIDADE MENOS CORROSIVA E PRECONCEITUOSA...

    PETRONE

    =p

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto!
    Acredito na luta contra o preconceito de qualquer forma e contra qualquer diferença. Evc, minha, vc faz muita diferença!
    Com admiração, Maíra.

    ResponderExcluir
  4. Grande Petrone
    é isso aí sempre estar em processo de mudança é saber viver!
    Muito obrigada pelo seu comentário adorei!
    Bjs
    Maíra querida
    você também é uma guerreira contra preconceitos! Sei o quanto é difícil deixar a carreira de lado e viver para se dedicar a sua família, só uma mulher muito corajosa como você pra enfrentar isso nos dias de hoje.
    A admiração é recíproca! Amei o comentário!
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Fabiana espero que leia esse meu e-mail e responda assim que tiver um tempinho ,fiquei sabendo agora nesse momento depois de uma semna inteira de exames que minha sobrinha mais amada tem EM ,como posso fazer para ajuda-la ?
    Estou aqui me alimentando de informações sobre isso e até agora só fez me assustar ,um bj .

    ResponderExcluir
  6. obrigada pelo encorajamento
    era que eu precisava

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Qualidade Vivida

Qualidade Vivida
Qualidade Vivida