14 de jul. de 2019

PEDALE POR UMA CAUSA EM SÃO CARLOS



Oiê meus amorxs tudo certinho com vocês ?
Hoje não vim falar somente de mim mas, do maior evento de ciclistas sem competição da América Latina.
Bem vocês sabem do que estou falando? Do evento criado pela AME (amigos múltiplos) desde 2015 para conscientizar e divulgar informações sobre a EM. É feito um circuito de pedal, aberto a toda população da cidade.
A cada ano uma nova cidade abraça a causa e participa desse super evento que mobilizam várias pessoas, tanto as que tem esclerose múltipla como as que não, parceiros da causa, amigos, familiares e a população em geral.
Nesse ano de 2019, será a primeira vez que São Carlos, a minha cidade irá fazer parte desse circuito.
Essa ideia nasceu há algum tempo, quando eu ficava em casa vendo toda a integração das cidades para divulgar a esclerose múltipla de forma linda, colorida de laranja e com toda a população ajudando na causa. Assistia as pessoas pedalando, fazendo depoimentos, distribuindo panfletos e mais. Ficava imaginando o quanto seria importante trazer pra minha cidade esse evento em prol da EM, a favor da nossa causa e começar um trabalho de desmistifica-la, uma vez que São Carlos tem muitos casos de pessoas com EM.
Foi no ano de 2017 que participei da Casa da Esclerose Múltipla, um projeto maravilhoso criado pelo laboratório Merck Serono com parceria da AME, que me deu a possibilidade de estar bem próxima do Dr Denis Bichuetti neurologista que já o conhecia de alguns eventos de EM que ele estava palestrando, auxiliando. Foi no meio do almoço que ele me disse que  mesmo a minha cidade não tendo uma associação, o meu trabalho como blogueira era levar tudo que eu abrangesse desses encontros para meus seguidores da terrinha.
E desde aí que penso em como atingir a população saocarlense para causa Esclerose Múltipla.
Então, foi num outro encontro que havia muitas associações e blogueiros da AME, no fim do ano passado, o FAS que me trouxe muito aprendizado de como me manifestar como uma formadora de opinião sobre a esclerose múltipla, no momento em que tenho algumas formas de expressões diferentes como textos, imagens e vídeos por exemplo, não visando a quantidade de pessoas e sim a qualidade da imagem da vida real do que é carregar uma doença crônica, autoimune, degenerativa.
Numa conversa com a minha queridissima ex dona Chefe, mas sempre a embaixatriz da EM (como já lhe disse)  grande amiga e companheira de EM
 Bruna, lhe contei do meu sonho de ter um Pedale em São Carlos e lhe enchi de perguntas: - Você acha possível ? Não é muito difícil? Mas, do que vou precisar?
Como era de se esperar, a pessoa ansiosa pela resposta perguntou tudo junto.... Hehe
E ela super tranquila disse : "Se você tem vontade Fabi, vamos fazer!" "Depois te passo por e-mail como funciona."
E foi assim, que com essa resposta super empolgante, comecei o ano já a "pentelhando" sobre o Pedale por Uma Causa. Então, ela me disse que era a Iza que tomava conta do Pedale e ela entraria em contato com os interessados no momento correto.
Bem, foi exatamente assim e agora estamos em plena adrenalina de cuidar do 1° Pedale por Uma Causa: Esclerose Múltipla em São Carlos. Será incrível, ter em São Carlos um evento que mobiliza toda uma população em função da esclerose múltipla.
O evento está em sua 5a edição, o  Pedale por Uma Causa: Esclerose Múltipla está espalhado por todo o país, nesse ano somos em 18 cidades, em diferentes Estados.
É isso aí, quando usamos o Juntos Somos Mais Fortes, na realidade é quando saímos da caixinha individual, nos reunimos e nos transformamos no coletivo, assim acontecem  mudanças grandiosas.  Pensando no todo, no grupo , não apenas no indivíduo.
Como ocorre  na organização do Pedale por Uma Causa, são muitas pessoas da AME ( amigos múltiplos pela Esclerose) envolvidas
nesse projeto pra que ele saia bem organizado e que garanta que nós consigamos  fazer o nosso papel de conscientizar e divulgar a EM pra toda a população, daquela cidade que se interessou em participar.
Em São Carlos, como vocês devem saber, não temos uma associação de pessoas com EM, por isso encontrava muita dificuldade em organizar qualquer evento por aqui. Porém, recebi todo apoio da AME e ainda de quebra ganhei uma parceira de Sta Maria, a Sil, Silvani que é da APEMSMAR  e está por aqui estudando na UFSCAR.
Ela já chegou se oferecendo a correr atrás da burocracia do evento, enquanto eu tratei de arrumar parceiros e patrocinadores. Ainda não acabou o nosso trabalho por aqui, estamos batalhando para fazer um lindo Pedale e cheio de conscientização.
Bem, as inscrições continuam abertas para fazer o circuito. Infelizmente ou felizmente foram tantas as incrições pelo país que o kit com camiseta e medalha cessaram. Porém, o intuito do Pedale é disseminar informações sobre a EM  para quem quiser participar basta fazer a inscrição, vestir uma camiseta laranja ou algum outro acessório dessa cor e estar com a gente no Kartódromo a partir das 8 horas no dia 1 de setembro.
Se quiserem fazer a inscrição e conferir o trajeto, é só clicar no link
https://docs.google.com/forms/d/1l6QWgYUX7j9f0p1wp0_JCVo8to5SA3xop_Z9YfJUN5E/viewform?edit_requested=true

Ainda teremos um super show com os amigos queridos e super cantores que abraçaram carinhosamente a nossa causa, logo após a chegada dos ciclistas. André de Souza, Lê Lopes, Mih Marchetti e a banda Ferrugem Crônica.

Bem, espero que dê tudo certo no nosso super evento.
Vamos fazer a nossa parte pra acabar com a falta de informação e preconceito contra a doença.

Mil beijinhos amoras e amores e até mais...



Nenhum comentário:

Postar um comentário