1 de fev. de 2019

IMPRESSÕES PESSOAIS DO 3 ° FÓRUM DA SAÚDE I



Oiê meus amores, estou morrendo de saudades de vocês !!!

Espero que tenham ficado bem por todo esse tempo de ausência. Nem eu acreditei que fiquei tantos meses sem escrever aqui no nosso cantinho.

Bem, confesso que ando me sentindo um tanto travada para expor algumas idéias. Na verdade, as idéias surgem e desaparecem em questão de segundos e quando pego pra escrever, puf já foi.

Hoje não estou nos meus melhores dias, porque peguei uma gripe que não tratei a tempo como deveria, com antibiótico, então, evoluiu para uma sinusite que me fará usar o antibiótico por mais tempo.
Meus sintomas são tosse carregada, nariz congestionado e dor de cabeça, isso devido a infecção. Porém, os sintomas do uso do antibiótico são: vertigens, fraqueza e fadiga.
Bem, acredito que mesmo sem estar com nenhuma infecção, vocês também não devam estar nos seus melhores momentos, o verão que estamos tendo esse ano está insuportável. Vejo as pessoas saudáveis se queixando muito, que estão se cansando mais, estão com a impressão de que a pressão caiu.
Imaginem nós que temos as lesões da EM que impedem a passagem de neuro sensores para o corpo. No calor essa passagem fica ainda mais difícil e nossos sintomas se exacerbam e nós sentimos como se fosse um surto, o que se conhece como pseudo – surto. 
Em Dezembro do ano passado, vocês devem ter visto sobre a terceira edição do Fórum de Atores da Saúde 2.0, foi uma capacitação, muitas lições, um encontro, um reencontro de amigos queridos que a esclerose múltipla me deu. Uma super organização em tudo, nos assuntos abordados, nos convidados a participarem com suas vivências, nas pessoas entrevistadas, no formato do Fórum.
Como foi a primeira vez que participei, achei incrível a ideia de estarmos embarcando em uma viagem, com direito a passaporte e adesivos das atividades realizadas.

Um lugar lindíssimo no meio de São Paulo, Casa Pompeia, super aconchegante, bem equipado e pertinho do hotel que ficamos. Nos dois primeiros dias, os assuntos eram voltados para todos em geral, tive a oportunidade de conhecer pessoas que enfrentam lutas muito parecidas com a nossa, porém com diagnósticos diferentes.

Logo que cheguei ao hotel conheci a Iza que nos instalou e nos orientou perfeitamente e uma gracinha. Foi na hora que desci para jantar, que me encontrei com os amigos múltiplos queridos, Gu, Jef, Cynthia, Claudinha, Geane, Marcia que me apresentou a bela Julia sua filha, a simpatizante do grupo super prestativa Silvani e o companheiro Rapha. Mais tarde quando todos já estavam subindo para os seus quartos, encontro a intensa Tuka fazendo check-in e batemos o maior papão.

Foram três dias de muito aprendizado, foram temas diversos e específicos, porém de todo o Fórum tirei uma frase que serve para todos nós em nossas vidas : Comunicação é a atenção ao outro, hoje vivemos num mundo cheio de obstáculos pra escutar o outro.

Já perceberam como nunca estamos dispostos a ouvir o que o outro tem a dizer? Tudo é mais importante. Temos que olhar os e-mails, as notícias na internet, assistir aquela série que está bombando nas redes, só que sentar e conversar com alguém, está cada vez mais difícil.

O lema é : o mundo tem pressa ! E você? Já pensou no que você ganha com essa pressa toda?

No Fórum tínhamos pressa pra cumprir toda a linda programação que a AME havia nos preparado. Inclusive a agenda foi debatida com os organizadores, que também tem Esclerose Múltipla, pois foi um tanto puxada para alguns.

Eram palestras densas e com poucos minutos de relax.

Mesmo assim, nós que éramos as "crianças" da escola, dávamos uma escapadinha pra bater um papo com algum amigo ou amiga antigo ou então partilhar um café com um novo amigo ou amiga.

Tenho que contar que essa experiência foi incrível para mim, como blogueira foi ótimo. Porém, como mulher com esclerose múltipla foi ainda melhor.

Já estive em outros encontros, só que nunca havia estado sozinha, o Baby sempre foi meu acompanhante e quando não pode, minha irmã esteve comigo. Claro que na vez que minha irmã me acompanhou, era uma viagem que eu precisava de ajuda para estar mais descansada. Mas dessa vez, me senti novamente independente, porque mesmo eu dirigindo, fazendo minhas coisas sozinhas, os meus pais, depois da EM, se preocupam demais em como vou conseguir viajar sozinha?

Confesso realmente, que quando me avisaram que eu voltaria de ônibus, eu fiquei um tanto apreensiva. Primeiro pela rodoviária de São Paulo ser gigantesca e depois por eu ter que ir sozinha encontrar guichê.... Sei lá, medo mesmo.

O Uber me deixou na entrada certa, conforme a Iza, responsável pelo translado pediu, peguei o elevador e encontrei o guichê que estava lotado. Quando de repente, minha ficha caiu "posso usar o atendimento prioritário!". Me posicionei na fila do preferencial e um mocinho de cabelos rosé me chamou: " Moça você tá indo pra São Carlos? Pode comprar uma passagem pra mim, porque o ônibus vai sair daqui 5 minutos e não dá tempo de eu entrar na fila?"

Eu respondi : - Claro.

Comprei a passagem e ele me disse : "Moça muito obrigada você salvou minha vida, precisava chegar logo lá."

Eu disse: Imagina, agora me diz pra que lado eu tenho que ir.

E ele me levou em direção à escadaria, dois lances de escada para chegar ao pátio onde estava o ônibus.

Então eu disse - Ahh mas onde fica o elevador? Não vou conseguir descer essa escada e carregar a mala.

E ele passou a mão na minha mala e disse : " Não precisa moça, eu levo pra você, senão você perde o ônibus!"

E eu disse : " Pedro você salvou a minha vida!"

Ufaaaa, foi assim que conheci Pedro estudante da UFSCar que literalmente me salvou, depois de 3 dias, no último dia eu era só o trapo e com uma mala pra carregar.

Agora já sei qual é a minha maior dificuldade e preciso descobrir um jeito de amenizar para viajar sozinha. A mala!

E vocês amores como fazem para viajar sozinhos?

Bom, hoje vou deixando vocês por aqui!

Com a promessa que não vou demorar....
Desejando um super fim de semana e até breve ....
2019 beijinhos ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário