Google + ANTES QUE A ÁGUA BATA... ~ A VIDA COM ESCLEROSE MÚLTIPLA

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15 de ago de 2009

ANTES QUE A ÁGUA BATA...


Oi gente, tudo bem por aí? Ontem depois do banquete assistimos ao filme "Como Água para Chocolate", não é novo o filme, mas eu nunca havia assistido. A história é linda! Um "Romeu e Julieta" dos anos 90.

Bem, para continuar a importância do Pilates para os "capengados" e aqueles que não são "capengados", vou escrever sobre seus exercícios e sua eficácia.

O Pilates colabora na melhora da coordenação das atividades conscientes e inconscientes. Um dos grandes benefícios para os pacientes de esclerose múltipla é a diminuição da fadiga.
Porém, a sintomatologia variada e os diferentes graus de incapacidade dificultam a elaboração de guias e padronizações para a orientação de exercícios para essa população, mas sabe-se que exercícios suaves são os recomendados.

O Método Pilates não possui contra-indicações para a sua prática, porém devemos adotar precauções na aplicação do Método com vistas a identificar as características individuais de cada paciente.A prática é recomendada para todas as pessoas independente de sexo, idade (recomendado para crianças com mais de 12 anos), grávidas, sedentários, atletas, bailarinos.

Estudiosos no assunto recomendam a aplicação de exercícios para desenvolvimento da força muscular, e aí o Pilates também entra. Além disso, os exercícios deverão seguir uma lógica crescente de funcionalidade onde, para aqueles com maior déficit motor, sugere-se a aplicação de movimentos passivos, como lentos alongamentos para os principais grupos musculares.

Em cada sessão é realizada uma série de exercícios elaborados por Fisioterapeutas, especializados no Método, em aparelhos específicos e no solo com o auxílio de bolas, rolos, elásticos e etc.
Cada sessão tem duração aproximada de 60 (sessenta) minutos e ao término realiza-se um relaxamento final.

A freqüência pode ser diária ou de acordo com a necessidade individual do paciente.
Os aparelhos utilizados no Método foram criados pelo próprio Joseph Pilates e visam gerar um ambiente de facilitação do movimento. Eles trabalham com molas (com exceção do Ladder Barrel) que geram a resistência graduada ao fortalecimento do músculo necessário ao movimento funcional. Todos os aparelhos servem para proporcionar os benefícios do Pilates.

Agora vamos ver ao certo quais são esses benefícios:

-realinhamento postural;
-aumento da flexibilidade e da resistência;
-alívio das dores crônicas e tensões musculares;
-equilíbrio físico e mental;
-alívio do estresse;
-aprofundamento na compreensão do seu corpo;
-bem estar e qualidade de vida;
-corpo em harmonia;
-fortalecimento muscular,especialmente abdominal;
-mobilidade articular,inclusive da coluna;
-alongamento axial (da coluna) diminuindo a compressão discal;
-melhora a coordenação e o equilíbrio;
-desperta, revitaliza e dá sensação de leveza;
-estimula a circulação;
-aumenta a densidade óssea;
-diminui o percentual de gordura corporal;
-otimiza o desempenho de atletas;
-auxilia no tratamento de complicações articulares, reumatismos, poliomielite, pós-cirurgias, pré e pós-parto.

O Método Pilates produz resultados significativos na recuperação e prevenção de patologias, dessa forma, deve ser encarado como mais um procedimento seguro dentro de inúmeros recursos fisioterapêuticos já existentes.

No meu caso, estou fazendo uma vez por semana, pois o médico disse que mais vezes poderia cansar muito. Já é a terceira vez que volto a fazer, por motivos financeiros. Primeiro foi por causa do casório e a outra foi quando o Baby ficou desempregado.

Mas dessa vez, ouvi minha irmã mais velha, que disse para eu encarar o Pilates, como encaro a injeção todo dia. Como um medicamento que não pode faltar e que foi recomendado pelo meu doutorzinho.

É isso aí gente! Vamos procurar todas as formas de melhorias em nossas vidas. Por que a gente espera a água bater pra procurar uma melhor qualidade de vida? Mas vamos mudar esse ciclo e melhorar antes que a água bata né?

FONTES:


http://revistapilates.com.br/2009/07/27/pilates-e-esclerose-multipla/

http://esclerosemultipla.wordpress.com/2006/04/17/metodo-pilates/

http://www.corpopilates.com.br/pilates.htm


Um ótimo sábado e até amanhã!

Beijos

2 comentários :

  1. Gustavo Alves da Silva18 de ago de 2009 16:35:00

    LEgal o POST Fabi...Com certeza o maior desafio nosso, Fisioterapeutas instrutores do método, está na escolha dos exercícios apropriados para cada aluno com EM. Desafio este que nos dá prazer quando colhemos os resultados!!!
    Beijo gde!

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  2. Brigadão Gúss!!! Espero que a gente colha ainda muitos resultados ótimos!!! Se eu parar de choramingar né!!!
    Bjão

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