6 de jul. de 2009

UM POUQUINHO DE HISTÓRIA DO BRASIL!!!


Olá pessoal, estive ausente porque estou tendo uma dor no braço direito que desconfio que seja por causa do computador. Esses dias que fiquei sem meu blog, aproveitei para fazer coisas na rua e ler um pouco.
Essa semana aqui no Estado de São Paulo é feriado quinta-feira, então o clima na cidade é de férias (julho) com um feriadão no meio da semana que emenda com o fim de semana. Ou seja, todo mundo passeando.
Mas eu gostaria, de aproveitar o blog para falar um pouquinho desse feriado pois não são todos que lembram do seu significado e da importância que teve. Como adoro história vou resumir aqui esse momento.
Bom, o ano era 1932, o presidente era Getúlio Vargas e ele estava no seu primeiro período de governo, pois sabemos que seu governo foi dividido em três períodos, ou melhor, a "Era Vargas"(1930-1945) foi dividida. São eles: o Governo Provisório (1930-1934), o Governo Constitucional (1934-1937) e o Estado Novo (1937-1945).
Em 1930, quando Vargas assume o poder , ele suspende a Constituição que está em vigor e fecha o Congresso, nomeando pessoas de sua confiança, que em geral eram os tenentes. Assim ele teria total controle sobre o Estado, deixando os cafeicultores fora do poder político que até então durante a República Oligárquica mantinham o poder. Os cafeicultores concentrados em sua maioria no estado de São Paulo conseguiram apoio até dos industriais paulistas que também defendiam uma nova Constituição.
Em 1932 acontece a união do Partido Republicano Paulista com o Partido Democrático formando a Frente Única Paulista, que além de outras reivindicações estavam se manifestando para a elaboração de uma nova Constituição.
A 9 de Julho de 1932, iniciou-se um movimento armado que queria depor Vargas do poder e criar uma nova Constituição, a Revolução Constitucionalista que contou com mais 200 mil homens que se alistaram para lutar contra o governo. Foi uma revolta popular onde muitos contribuíram.
As mulheres costuravam bandeiras e uniformes para os soldados, algumas fábricas se adaptaram para produzir equipamentos de guerra e a população doava jóias e ouro para a causa da revolução.
O combate durou 3 meses e chegou ao fim com a derrota dos paulistas, mas mesmo sendo derrotados, Vargas convocou eleições para 1933 com o objetivo de escolher parlamentares que comporiam uma Assembléia Constituinte.
Assim, a Revolução Constituinte, mesmo sendo derrotada militarmente atingiu o seu objetivo: a elaboração de uma nova Constituição para o país, a Constituição de 1934.
Aqui em São Carlos, temos uma praça em homenagem a esses paulistas, a Praça dos Voluntários, muitos saocarlenses participaram dessa luta e todos os anos eles são homenageados.

Agora vocês já sabem ou se lembraram porque no Estado de São Paulo é feriado!!!!

Bjs e até a próxima...........


INFORME: O Obelisco, localizado no Ibirapuera e inaugurado em 1955, é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili. O monumento, o maior da Cidade com 72 metros de altura, é de puro mármore travertino. A obra é símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932. Tombado pelos conselhos estadual e municipal de preservação de patrimônio histórico, o mausoléu do Obelisco guarda os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (M.M.D.C.) e de outros 713 ex-combatentes, mortos durante a Revolução.



Fonte: "VIVER A HISTÓRIA- Cláudio Vicentino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário