29 de jul. de 2009

O PODER DE SER MULHER



Oiê gente, tudo certinho??? Hoje eu queria falar de um assunto que já comentei aqui e tem muita importância para cada uma de nós. Uma sim, por ser um "fenômeno" feminino, mas que interessa a todos. Sentir na pele mesmo só nós mulheres, pois a grande maioria conhece bem os sintomas, os homens conhecem os sintomas emocionais externos dessas mulheres que convivem com esse estado "crítico" da natureza feminina. Estou falando da famosa e temível TPM- tensão pré-menstrual.
O ciclo menstrual da mulher está diretamente ligada a sua natureza, que acontece quando o óvulo não é fecundado e é eliminado pelo organismo com rompimento de vasos sanguíneos, acontecendo o que chamamos de menstruação. Não querendo dar aulas apenas relembrando, essa é a natureza feminina, que além do sangramento mensal consta que 90% das mulheres sofrem de TPM.
Finalmente podemos falar dela abertamente, apesar de ainda encontrarmos preconceitos e gozações sobre um período muito delicado para mulher. Ainda mais agora que os sintomas foram reconhecidos não apenas como emocional mas também como físico.
Não é nada fácil passar por esse momento que começa duas semanas antes da menstruação, quando já começamos a sentir o desconforto que só vai passar depois de algum tempo que ela for embora.
Vocês devem estar se perguntando qual a relação entre a esclerose múltipla e esse período??? Bom, primeiro vamos ver quais são os sintomas emocionais da TPM e se estão relacionados a EM.
Depressão, ansiedade, tensão, alterações de humor, irritabilidade, interesse diminuído nas atividades do dia a dia, dificuldade de concentração. É incrível como até pensar é difícil e desgastante!!!! Nos sintomas emocionais temos uma intensa semelhança com a EM, concordam meninas portadoras???
Agora vamos ver se os sintomas físicos se encaixam também.
Dor ou sensibilidade mamária, inchaço, náuseas, mudança de apetite, cólicas, falta de energia, aumento do sono ou insônia, dor nas costas, dor ou peso nas pernas.
Bom, existe também uma certa semelhança nos sintomas físicos da TPM e da EM, como dor ou peso nas pernas, dor nas costas, falta de energia já que não temos reserva de energia!!! A tão falada fadiga.
Estou colocando tudo isso aqui, porque já ouvi muitos de nós que temos a EM como companheira reclamar desse período. Eu em particular, fico imprestável!!!! Muita tontura, fadiga, peso nas pernas e sintomas de EM, como as sequelas de alguns surtos aflorados. Até a vista fica embaçada.
Esse período é sofrido para mim, lendo no
site da Bayer Shering, vi que uma das causas da TPM pode ter a ver com mudanças que o período menstrual provoca na transmissão dos impulsos nervosos do cérebro. Que pra quem conhece tem tudo a ver com os sintomas da nossa companheira diária, esse negócio de neuro-transmissores, falha na transmissão dos impulsos nervosos é o que provoca nossos sintomas de EM. No meu caso piora tudo nesse período!!!!
A única coisa que procuro fazer é repousar bastante e tomar muito líquido, porque na alimentação ainda não consigo controlar as tentações da mulher de TPM, as minhas são coca-cola, bolo de chocolate e as vezes um vinhozinho!!! Mas isso quando não estou tão mal assim. Mas o pior é que sei que tudo isso piora a TPM!!!!
E a emoção a flor da pele??? Nossa!!!! Fico uma chorona e tanto, me emociono até com comercial de tv!!!! Tem vezes que nem reconheço a pessoa que vejo refletir no espelho, de tão diferente que se mostra de mim .
Ainda bem que não é sempre do mesmo jeito, um mês fico irritadíssima no outro super tranquila. No próximo sinto as pernas, no outro só fadiga e no outro sinto quase nada.
Somos cíclicas, nós mulheres vivemos intensamente, pensamos em milhares de coisas ao mesmo tempo, mudamos de idéia rapidamente se quisermos. Mas cá entre nós somos muito inteligentes e sem dúvida o ser mais forte do universo!!! Não é a toa que somos nós que temos o poder da vida, de dar a luz!!! Pra isso temos que ser muito forte, ser mãe, sogra, avó!!! Eu heim, nem mãe não sou mas penso nisso desde os meus 20 anos que pensava em escrever uma tese sobre esse poder (sofrimento) da mulher desde quando nasce, quando aos 20 anos já fazia as contas de quantos anos ficava menstruada e já eram 9 anos de absorventes, cólicas e desconforto!!!!
Enfim, gostaria de compartilhar com vocês esse pequeno "drama" em minha vida e saber de vocês queridos leitores como é esse período nas mulheres e como os homens encaram a situação. Deixem nos comentários suas experiências e opiniões.
Dica para os homens: não critiquem as mulheres e não façam piadinhas a respeito da TPM!!! Isso é extremamente insensível e grosseiro, pensem que não é fácil e que se pudéssemos escolher não a teríamos. Afinal, não serve pra nada!!! Isso vale pra todos, com EM ou sem EM é ruim do mesmo jeito!!!!
Achei esse poema no site
usina de letras e adorei!!! Curtam!!!

"Eu não sei muito de mim. Mas eu sei que sou mulher.
Sou essa alma inquieta, sempre à procura de uma resposta lógica dentro da minha lógica que não é nada lógica.
Mulher não é lá muito lógica. Mas é inteligente! Por quê? Porque mulher sente!... E pode decidir empiricamente junto àquilo que possui faticamente.
Mulher é uma eterna crise de existência, que sossega em alguns estados de “bem-resolvida”. Por quê? Porque mulher é vida!...Palpitante! Fulgente! Intensa! Vida quente!...
E ser mulher é assim: mudar de idéia da noite pro dia.; querer o que não se queria. Por quê?
Porque mulher é cíclica!... Assim como é a vida."
Rina Mári Furuta. rinamari.usina@bol.com.br
Tenham um bom dia!!!
Beijos e até...

3 comentários:

  1. Olá Fabiana, gostei do tema pois tenho minha TPM piorada com a EM. No dia-a-dia tenho dores de queimação nas pernas mas na TPM ficam insuportáveis, fora a fadiga. Também me sinto muito sensível e a visão piora um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Que sofrimento né Silvia??? E parece que não temos muito o que fazer né??? Mas valeu pelo comentário, é ótimo saber que não estou só e q não é coisa da minha cabeça!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabiana que bom saber que não é só a minha filha que sofre com o perildo menstrual ela também tem EM, eu não sei o que fazer quando chega esse perildo, ela esconde muitas coisas para evitar o meu sofrimento mas eu sinto que ela não está bem, os olhos dela não sei se é porque é muito claro eles parece que ficam meio transparentes, depois voltam ao normal. Isso acontece com vc também?

    ResponderExcluir