14 de dez. de 2020

O TEMPO ESCORRENDO PELAS MÃOS

 



Oiê meus amorxs, como vocês estão? Espero que estejam bem. Comigo tudo bem, mas nem tanto o quanto gostaria. 

Há um tempo que ando sentindo muito cansaço mesmo realizando pouca atividade. Porém, há mais tempo que sinto muita dor de cabeça e em algumas ocasiões até  parecendo com enxaqueca. Então, num belo dia notei que o cansaço havia se transformado em fadiga, passavam os dias e eu cancelava os meus compromissos na tentativa de que descansando pudesse voltar ao ritmo “normal”. Só que não foi bem assim, a fadiga prolongou me deixando emprestável com aquela sensação de que estava levando um outro ser comigo, um fantasma, um espírito ou até uma charrete. Meu corpo pesava uma tonelada e a cabeça latejava, até que numa segunda feira, acordei com diarreia e fraqueza nas pernas. Sem pestanejar, a Dra Roberta me pediu que fosse até o pronto socorro da Unimed e colhesse o exame de PCR para COVID 19 e fui o que fiz imediatamente.

Exame que leva o cotonete no fundo das cavidades do nariz, affff, não é muito agradável pra quem tem desvio de séptico assim como eu, mas é  tão rápido que foi tranquilo. Ainda mais para saber que tudo não passou de um susto. Ok, exame negativo! 

Só que os sintomas permaneciam ali, atrapalhando a minha rotina. Fui na consulta com a neurologista que me acompanha em São Carlos e contei a ela tudo que estou sentindo, enquanto ela ia anotando todas as queixas em seu prontuário. Me lembrei de perguntar a ela sobre a disestesia e a parestesia: “”Dra a disestesia pode ser aquela sensação de queimação que tenho no pé? Chega a doer e tem medicos que falam que a EM não da dor” “Sim Fá, é isso mesmo, a disestesia são essas sensações que chegam a doer, são incomodam!” E a parestesia então? As sensações mais sensitivas que não chegam a doer, como os formigamentos por exemplo. Ahhhh agora eu compreendi perfeitamente! 


 Ela diz: ‘Fá senta lá!” E inicia o exame clínico. Após “encosta o dedo no nariz, abre mão e marca o tempo de um ritmo,  agora caminha em linha reta. Eu pensei: Linha O que? Reta??? 

Mas como assim Dra, acabei de te contar que estou me sentindo um tanto fora do eixo, meio zonza, parece que minha vista não está ajudando a focar....sei lá.

Termino de dar uma só ida e volta até a mesa dela e ela já conclui: “Fá não vai ter jeito, vamos ter que repetir a ressonância magnética e já foi preenchendo a papelada, RM de encéfalo, RM de cervical e RM de dorsal. Dorsal??

Isso mesmo, devo ter feito essa RM uma vez em 13 anos de EM. Imagino que ela deva ter pensado em investigar algum daqueles sintomas que descrevi, não sei e também nem perguntei. Pediu os exames de sangue de praxe que são o TGO, TGP, creatina, vitamina D, triglicerídeos e colesterol, que já colhi hoje mesmo. Porque farei as Ressonâncias na terça-feira e após contraste temos que dar um intervalo de 72h para realizar qualquer tipo de exame laboratorial, porquê senão pode dar alguma alteração no resultado. 

Para os sintomas de dor de cabeça e vertigem, ela me mandou fazer 20 dias de tratamento com um medicamento específico. 

Bem amores, por enquanto essas são as minhas novidades. 

Estamos no último mês do ano de 2020, já pensaram nisso? Como vocês se sentem? Sem dúvida esse ano está sendo muito difícil para a maioria de nós pelo que tenho constatado nas redes que faço parte.

Aqui mesmo no nosso cantinho, tivemos amigos que passaram por essa experiência nada agradável de ter a COVID 19 e graças a Dieu melhoraram. Tivemos aqueles que tiveram as crises da EM e procuraram ajuda a tempo pra não ter maiores gravidades em suas funcionalidades, graças à Dieu. Aqueles que aproveitaram a oportunidade para crescer emocionalmente e aprender com a crise. A esses amigos, meu pouquinho de “inveja”.....hehehe


Pois confesso que não está sendo nada fácil para mim, assim como pra grande maioria dos brasileiros, estamos num momento onde nosso país passa por uma incerteza tremenda no âmbito da saúde (em plena uma pandemia) e da economia. Como podemos ter o mínimo de sossego, se nossa vida com EM que já é viver numa corda bamba está vivendo nessa corda bamba ainda mais sem sombrinha, cada ida ao supermercado é um choque e a farmácia uma facada que tomamos. 

Como manter a saúde mental? Se a mente da gente não consegue se tratar?

2020 está terminando, é o que ouço por aí, vejo que o natal está chegando. Maaaas amores do meu coração, fui só eu que parei lá em março? No dia 13, quando o governador de SP anunciou que iria fechar as escolas?


Meu tempo estagnou ali, fecho os olhos e vejo o natal de 2019, ao piscar, ainda ouço os anúncios de feliz 2020 e de repente, me volta na memória aquele video triste do moço chinês pedindo ajuda porque sua cidade estava com uma pandemia de um virus desconhecido, matando todos e seu governo não permitindo o uso de internet, falando dos seus hospitais em colapso com pessoas falecendo nas sarjetas, umas atrás das outras . Me recordo do meu choro e da minha tremenda vontade de ajudar, mas não sabia exatamente como e enfim , era réveillon, a familia nos esperava.


2020 é um ano que para mim está  tão peculiar, que ao mesmo tempo que me sinto lá em março, ele voou, era junho, de repente já era agosto laranja e setembro que sempre durava uma eternidade pra terminar, nem percebi. E agora é dezembro! 

Me aproprio das palavras de Lulu, senti esse ano o tempo escorrer pelas mãos, sem eu conseguir fazer muita coisa, muitas vezes não fazendo nada, nada mesmo, outras vezes tentando fazer, lutando pra não desistir. 


Entretanto, cada dia matando um novo leão. Pois ainda citando LULU “ Não há tempo que volte amor, vamos viver tudo que há pra viver. Vamos nos permitir!” 


Desistir não é uma opção. REspire, REpouse, REaja e REcomece.


Claro que graças a Dieu, estou aqui para escrever esse texto e contar tudo que está acontecendo e minha familia esta bem!


Amores, vou deixando vocês por aqui....

Espero voltar com boas noticias....

E até logo....

Mil beijinhos....

 Fabi 


6 comentários:

  1. Fabi, querida! Tenho a mesma sensação de que o tempo parou mas que ao mesmo tempo a vida continua! Vai entender!

    Quanto aos seus exames, fique tranquila, meu médico sempre repete uma vez por ano todas as RM, inclusive dorsal e cervical, tenho certeza de que está em ótimas mãos!
    E desistir nunca é uma opção! Um ótimo Natal para você e sua família! Que 2021 seja repleto de coisas boas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, não sei como me desculpar por causa dessa falha nas notificações dos comentários. Bom, muito obrigada pelas suas palavras, você realmente estava certa, não deu nada de novo nos exames e provavelmente é o meu estado emocional que está mexendo muito com a minha cabeça!
      Menos mal 🙏🏾 .
      Um feliz Natal para você e todos os seus também.

      Bjos

      Fabi

      Excluir
  2. Oi meu anjo penso em muita coisa para te escrever mais esse ano está sendo difícil recebi grandes coisas por exemplo votei a andar sem o uso de apoio mais a cabeça e a visão pioraram fiz um vídeo obtém para falar de uma coisa mais não sabia como falar aí pra minha surpresa via as minhae palavras no seu texto ágora você entende porque eu digo que você é um anjo que Deus colocou na minha vida muito obrigado por.tudo você sabe que eu amo você e toda sua família as que eu conheço por face e as que eu nem vi ainda boas festas pra todos já vou parar meu olho tá queimando está sempre.assim queima sai lágrimas e não deixa enxergar mesmo de pculos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê Josinei, meu grande amigo guerreiro! Tenho acompanhado as coisas que você posta, não estou ficando muito na internet. Vi alguns ótimos vídeos. Fico muiiiito feliz que o texto tenha ajudado e agradeço imensamente por sempre divulgar.

      Vc sabe que percebi um pouco dessa dificuldade na vista, estou louca para marcar um oftalmo para ver se não é o óculos mesmo, depois dos 41 precisei de óculos pra perto. Hj com 44 uso um pra perto e outro pra longe 🙈 é um horror de troca de óculos.
      Estou sem consultar com meu doutorzinho há mais de 1 ano e isso me deixa preocupada TB. Mas por causa da pandemia, fiquei com a minha anja em forma de neuro por aqui mesmo, que amo! Mas não dá aqueeeela segurança, sabe né??? Mas vamos levando! O melhor foi que vi que vc está estabilizado com a EM , assim como eu amigo!!!!

      Querido que você e toda sua família tenham um lindo Natal!!

      Grande beijo

      Fabi

      Excluir
  3. Que textão! Bom saber que você não está com Covid! Essa fadiga que vem junto com cansaço também tem feito parte da minha vida. Esse não está fácil.

    ResponderExcluir
  4. Oiê Lorena querida,
    Menina que susto! Com a fadiga que tive, me lembrei do seu relato, tinha certeza que era, apesar de saber que não era.....hehehe

    Esse cansaço deve ser culpa dessa situação toda, só pode !
    Fico muito feliz que tenha gostado do texto!

    Um super feliz Natal pra vc e toda a sua família.

    Bjao
    Fabi

    ResponderExcluir