30 de jan. de 2016

ESCLEROSE MÚLTIPLA NO FOLHETIM



Oi amigos tudo belezinha?
Comigo está tudo bem. 
Essa semana terminou com duas reportagens com o tema EM na imprensa que surgiram muitas opiniões. Gostaria de expor a minha opinião.

Recebi esse artigo do meu amigo Paulo Venceslau de Carvalho e ficamos discutindo sobre o assunto. 

http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/doenca-incuravel-de-romero-desaparece-em-regra-do-jogo-saiba-por-que-10327

Primeiro quero dizer, que fiquei contente em ver que nossa companheira Kennia Ravaioli, pronunciou a sua decepção quanto à novela Regra do Jogo ter o personagem principal com   esclerose múltipla e a doença ter desaparecido do escript do ator.
acompanho a novela e quando não posso, eu a gravo, e como já disse aqui no post http://www.avidacomesclerosemultipla.com.br/2016/01/a-esclerose-multipla-nao-e-ficcao.html?m=1 Romero tem EM para dramatizar ainda mais a vida dele.
Até aí por mim, tudo bem, doenças dramatizam filmes, peças, óperas e até a vida real....rs 
Mas, com a grande indignação de nós pacientes de EM, o autor Emanuel Carneiro, nos deu uma resposta, nos contando que Romero Rômulo ainda vai sofrer os perrengues da EM.
Como sei que a história está no final, isso me apavorou, porque eu tinha muito medo de que o autor usasse a EM, minha companheira diária, como uma punição para o personagem. 
Sou contra à essa ideia de que tenho uma doença porque mereço, estou pagando pelos meus erros....Balela, acho que é falta de assunto.
E já vi, o próprio ator, falando que pra virar herói, só morrendo. Que seja de uma bala de revólver, bomba ou qualquer outra coisa. Mas não vai inventar de morrer por causa da EM heim???
Na minissérie, também da Globo, Queridos Amigos, eu havia sido diagnosticada há 1 ano e o personagem de Dan Stulbach que tinha EM, não aguenta e se mata.
Então, para Romero Rômulo um final mais feliz, por que não? 
Quando a água bateu nas nossas bundas, acho que todos nós repensamos nas nossas vidas, não foi?  Então que ele tenha essa chance.
A novela não é o pior, o pior mesmo foi ler nessa mesma reportagem, onde esse senhor que se intitula como psicanalista, um comentário absurdamente desconexo com a realidade de nós pacientes, nos confundindo  agora com pacientes de dupla personalidade? Porque é esse o tema da novela senhor Sérgio Savian. 
Fique o senhor sabendo, que nós sabemos muito bem quem somos, o que queremos e pra que lutamos.
E é justamente para exterminar esse pensamento equivocado do senhor, que nós, todos os  pacientes de esclerose múltipla trabalhamos diariamente.
Agora se o senhor quiser nos ajudar, será muito bem vindo. Apenas peço que se informe sobre a esclerose múltipla e porque não sobre Romero Rômulo, que o senhor me perdoe, mas deu ruim!!!!
E vamos combinar, que deveriam ter mais cuidado com o que publicam nas redes. 
Quanta besteira esse senhor falou.... Humpf 
Deixo aqui a minha indignação e resposta à ele. 

#juntossomosmaisfortes 

Mil beijinhos queridos....

7 comentários:

  1. Fabi, logo no início desconfiei que pudessem usar a doença como "castigo"! Seria uma leviandade se fizessem isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Cláudia, acho o fim essa ideia. Acredito que é antiquada demais, talvez do século onde éramos regidos pela igreja católica.
      Cometeu muitos pecados, então Deus mandou uma doença pra você sofrer e ser absolvido, no último julgamento.

      Argh, tenho pavor dessa teoria.
      Se o autor cair nessa, vai perder milhões de pontos comigo que sou sua fã.
      Arrasou em sua última novela e não tenho vergonha de dizer, se o elenco é bom, a narrativa leve, divertida, fotografia bonita, trilha sonora boa, eu curto acompanhar. É a hora que limpo meu cérebro de tantos pensamentos e preocupações. É baboseira, mesmo....rs

      Vou ver onde vai dar....

      Beijão
      Fabi

      Excluir
  2. Muito bom artigo Fabiana. Acho que a novela só reflete a realidade da desinformação social quanto a E.M..

    Muitas vezes fico pensando, como esses autores de novela conseguem ter suas histórias publicadas? As vezes parecem carecer de instrução e informação. Como podem permitir um desinformado ofender uma classe de pessoas que batalham para ter uma vida feliz, como nós?

    A veiculação da tal novela só aumenta o preconceito a nós. Vejo a novela desconstitutiva no sentido de orientar quanto a realidade da patologia. Merecemos tratamento melhor. E a sociedade merece informação real e de qualidade. Não atoa a Globo é odiada por milhões de brasileiros, mesmo aqueles considerados "saudáveis".

    Acredito que a emissora em questão e as demais também deveriam fiscalizar os conteúdos para conferir se abordam a realidade, antes de veicular sensacionalismos que prejudicam uma classe digna e batalhadora como nós.

    Muito decepcionada com esse do uso das dificuldades alheias em prol do lucro irresponsável. Que abordem a E.M., ou outra doença, mas de forma consistente com a realidade, e que colabore ao esclarecimento e não ao aumento preconceito.

    Esperemos que a TV seja melhor utilizada pelas emissoras, já que eles entram todos os dias em nossas casas, e deveriam trazer informação real.

    Parabéns pelas suas observações foram bem assertivas Fabiana.


    Abraços,

    Vânia Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado mesmo Vânia, a novela poderia ter informado o mínimo sobre a EM, porque entretenimento não ajuda muito para informar, porém, até a divulgação que poderia ter sido benéfica para nós, não houve.
      Como disse no comentário ☝ acima, o personagem nem pronunciou o nome da doença para sua família e amigos. Ela é conhecida como "a doença".
      Acredito que o autor se arrependeu de ter mexido com a EM.
      Disse que como cada paciente sente e segue de um jeito, ainda não chegou a hora de Romero'... Mas se for como disse à Cláudia, vou cair pra cima dele.....rs

      Vou esperar, pra ver o que vai dar....



      Beijão

      Excluir
  3. Quando meu neurologista confirmou a EM, a primeira coisa que ele me disse foi: "Não fique dizendo sobre isso no seu trabalho, pois a primeira coisa que eles farão será demiti-lo achando que poderá dar-lhes problemas. Infelizmente existe muito preconceito e isso acontece com a maioria dos pacientes daqui."
    Nessa altura meu chefe já sabia, pois o neurologista foi indicação dele, depois de ler o resultado da minha ressonância.
    Graças a Deus não tive problema no meu trabalho, mas se a novela difundir de forma errada os pontos negativos da patologia, fatalmente contribuirá para mais demissões preconceituosas e desinformação.

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=lcAadwNrZco

    ResponderExcluir
  5. ENTREM AQUI , VCS VAÕ SE SURPRE
    DER https://www.youtube.com/watch?v=lcAadwNrZco

    ResponderExcluir