4 de ago. de 2015

A ESCLEROSE MÚLTIPLA E OS ASSUNTOS DE MULHER



Oie amigos queridos, estou com muitas saudades de vocês.
Aqueles que acompanharam o meu post na AME a semana passada, o meu muito obrigada e para aqueles que ainda não viram, não deixem de conferir no link.

Bom, hoje quero voltar num assunto, que já falei muito por aqui e que para mim é sempre muito importante.
 A esclerose múltipla e a menstruação. 
Encontrei um artigo que fala exatamente  o que sentia nessa época, quando ia ficar menstruada e ainda não havia colocado o DIU mirena, como contei aqui nesse post.
O artigo do site mostra que os sintomas da EM pioram muito dentro de uma semana de menstruação.

Então vamos ao artigo:

"A esclerose múltipla é uma doença que é mais prevalente em mulheres na pré-menopausa do que em outros grupos. Embora não seja totalmente claro quais os efeitos que as alterações hormonais têm sobre os sintomas neurológicos com EM, que tem sido observado que alguns outros distúrbios, tais como epilepsia ou enxaqueca, dores de cabeça são piores antes e durante a menstruação.

Para ver se há, de fato, uma correlação entre os sintomas neurológicos em mulheres com EM  e no ciclo menstrual, os pesquisadores em uma clínica de EM distribuiu um questionário aos pacientes do sexo feminino. Das 149 mulheres com EM  que responderam ao questionário, 70% relataram que seus sintomas de EM parecia mudar em um horário regular de seu ciclo. A maioria das pessoas que relataram uma mudança indicou que a mudança, geralmente envolvendo um agravamento dos seus sintomas, ocorreu dentro de uma semana do início da menstruação.  Fraqueza, desequilíbrio, fadiga e depressão foram os sintomas mais freqüentes  relatados ao agravar-se. Outros estudos também relatados replicaram estes dados. Mais recentemente, estudos de ressonância magnética. Realizados em mulheres nos diferentes momentos do ciclo menstrual indicam que a atividade da doença conforme medido em ressonância magnífica pode variar de acordo com diferente ambiente hormonal.     

Outro estudo, com base em questionários preenchidos por 30 mulheres com EM participando de uma reunião EM  em Londres, Inglaterra, sugere que a terapia de reposição hormonal pode ter um efeito benéfico sobre as mulheres que já passaram pela menopausa. Entre 19 mulheres na pós-menopausa, 54% relataram que seus sintomas pioraram com a menopausa e 75% dos que tinham tentado o hormônio, disse que tinha ajudado a reduzir seus sintomas.

Os pesquisadores sugerem que os resultados desse pequeno estudo  suporta a possibilidade de que a diminuição dos níveis de estrogénio que acompanha a menopausa pode ter um efeito adverso sobre o processo da doença EM. Assim, a reposição de hormônio pode ter um efeito benéfico sobre os sintomas da esclerose múltipla. Mais pesquisas são garantidas nesta área, sobretudo tendo em conta as recentes conclusões do Estudo de Saúde das Mulheres, que os riscos globais da reposição do estrogênio podem superar os benefícios para todas as mulheres.

O assunto muito me preocupa, porque sou uma mulher de 39 anos que decidiu não ter filhos e colocou o Diu mirena para obter uma melhor qualidade de vida por causa dos sintomas da EM que exacerbavam muito a cada quinzena do meu ciclo menstrual.
Fez um ano em abril essa difícil decisão e até a pouco tempo eu estava me sentindo muito bem.
Há uns 2 meses que a coisa desgrengolou, estou sem menstruar, sentindo cólicas, contrações, dores no seio e uma TPM encubada.... Affff 
Com isso estou sentindo, dores de cabeça, perna pesada, cabeça zonza, fadiga e tarde da noite uns calores.
Fiz um exame de hormônio que por incrível que possa ser deu que estou na fase da menopausa. Na hora que o gineco viu, ficou assustado e disse que "iremos repetir o exame daqui alguns meses."
No momento assustei, mas depois lembrei de uma amiga leitora aqui do blog, que contou que teve menopausa precoce por conta dos medicamentos, então não achei tão assustador. Mas claro que ele não fechou o diagnóstico.
O duro é que estou bem incomodada com essas sensações, me sinto inchada, irritada, cansada, estressada
e bem desanimada com tudo isso. Quando eu achava que estava resolvido o meu maior problema, que eram os sintomas da EM no ciclo menstrual, de repente, parece que voltou tudo, como se o mirena não estivesse mais resolvendo. 
Mas não eram 5 anos de tranquilidade? Eu só passei por 1 ano  e 4 meses. Como assim? Pra quem vou reclamar? 
Coitado do meu ginecologista, vai ter que me aguentar, preciso saber o que está causando esses dissabores. Afinal os miomas no útero também é preciso levar minha mamografia que fiz a semana passada.

Então, essa foi a precaução que tomamos antes da maioria das mulheres. A idade para iniciar as mamografias é aos 40 anos, mas por causa da EM e seus medicamentos, o médico me pediu para fazer o exame o ano passado, quando eu estava nos 38....rs 
Ele disse: "não custa prevenir", uma vez que contei a ele que era uma negação no auto exame. Então, ele até confessou que não sabia se o auto exame ajuda muito, porque tem mulheres que fazem em casa e como eu, não conseguem diferenciar o que é preocupante e o que não é, quando encontram algum sinal, só que acham que não tem nada e nem procuram o médico e tem aquelas que se desesperam só de sentir alguma coisinha na mama, porém não sabem se sempre esteve ali.
Então, ele acha que o melhor é fazer como fiz, ir ao consultório pro médico examinar e fazer a mamografia, assim fica tudo esclarecido.
Eu nunca confiei no meu auto exame, nem me atrevo mais.

E vocês minhas queridas o que acharam disso tudo? Também pioram  nesses dias? Vocês conseguem confiar no auto exame de vocês, deixa vocês tranquilas?
Contem um pouco do que pensam a respeito aqui.

E por falar sobre esse assunto de mulherzinha, minha família aumentou mais um pouquinho. Minha irmã mais velha teve mais uma linda princesinha para se juntar as outras três e pintar o terror. 
Cecília é o nome dessa gatinha que chegou no domingo para abrilhantar ainda mais a nossa vida!!!!

Por hoje é do pessoal!!!!
Mil beijinhos e até mais...


7 comentários:

  1. Vc já pensou em tentar o tratamento com vitamina D..pesquise,acho que é uma luz pra quem sofre e uma melhora de vida.

    ResponderExcluir
  2. Fabi, Parabéns pela Cecília! Mt paz e saúde p a família.
    Qdo descobri a EM já havia feito uma histerectomia total e, portanto, já estava na menopausa. Fiz a cirurgia em 2011, mas em 2009 tive um provável surto que foi tratado como labirintite. Em 2013, tive a grata surpresa, rs Não sei se o fato de ter entrado na menopausa fez com que adiantasse o surto que fez com q eu descobrisse.... Bjs amada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!!! Cecília foi a maior surpresa do ano!!!
      Olha querida já ouvi falar de gatilho da EM por conta de parto. Mas nunca por causa de menopausa. Mas também já ouvi papo que na menopausa ela estabiliza.... Será???
      Tomara.... Que os hormônios a influenciam nosso acredito e muito....

      Beijão e Boa sorte na consulta.

      Excluir
    2. Fabi, minha consulta foi adiada o dia 11. Meus exames chegaram e pelo q, vi não têm lesão nova nem ativa e algumas diminuíram. Que benção! Deus é poderoso! Estou mt feliz! E mais calma tb rs. Mande notícias. Um beijaço, Roseli

      Excluir
    3. Uau!!!! Querida que notícia maravilhosa!!! Fiquei super feliz por você, mas tinha certeza que daria tudo certo!!!
      O importante é você relaxar de verdade, e esquecer a bonitona um pouquinho.... Difícil eu sei, mas só um pouquinho!!! Você está segura....e nem me contou que foi entrevistada no blog da Marina, arrasou, parabéns ficou muito legal!!!
      Beijo enorme amada

      Excluir
    4. Oh minha querida! Sei que torces p mim tanto qto torço p vc e q esta notícia ia deixar vc mt feliz. Estou aguardando as suas... Semana que vem vou p a perícia do INSS, mas vou seguir com calma, crendo que td dará certo. Qto à relaxar, preciso mesmo Fabi e juro p vc que vou fazer o maior esforço p isso. Obrigada tb pelos elogios sobre a entrevista. Fiquei tão alegre, me senti leve, como se eu pudesse gritar aos quatro ventos td aquilo que me sufocava. Foi mt bom! Desculpe-me por não ter lhe contado nada, mas foi assim, de supetão. Recebi o convite por e-mail, ela tb é uma fofura de pessoa e foi assim... desse jeitinho Pá pum. Se houver uma próxima, não deixarei de avisá-la. E vc, minha amiga! Assim q tiver notícias mande. E tá pensando que um dia não vou estar com tds vcs juntas? Ah minha filha. vou.... Mas não ando de avião kkkkkk Quem sabe este tb será um ponto positivo p mim na EM? Perder essa fobia...
      Um bj muito especial p vc. Roseli

      Excluir