28 de mai. de 2013

O FUTURO É INOVADOR: SERÁ O FIM DAS PICADINHAS?

Oi gente tudo bem? E aí o que acharam das novidades do nosso cantinho? Espero que vocês tenham gostado, fiquem a vontade para criticar.
Bem, voltando a semana de conscientização da esclerose múltipla e continuando no assunto prometedor para nós que vivemos com nossa amiga e companheira diária; Os novos tratamentos.

O próximo medicamento que vou colocar algumas informações, foi uma revolução no tratamento para pacientes com esclerose múltipla por ele ser via oral. Para todos nós que um dia tomou uma picadinha mais dolorida, sempre sonhou transformar aquelas seringas em comprimidos. Pois bem, isso já é possível com o conhecido e já utilizado por alguns pacientes o Fingolimode, o popular Gilenya.
O medicamento foi premiado como "medicamento inovador do ano" na Itália. Gilenya (fingolimode), da Novartis, é o primeiro tratamento oral para Esclerose Múltipla, recebeu o prêmio italiano Prix Galien 2012 por ser administrado oralmente. Gilenya facilita a adesão ao tratamento e, consequentemente, propõe uma melhoria na qualidade de vida das pessoas com EM. Em estudos, o medicamento demonstrou também eficácia em 52% superior na diminuição dos surtos provocados pela doença, em comparação a um dos tratamentos mais utilizados atualmente.
Desde o seu lançamento mundial, mais de 49 mil pacientes já foram tratados com fingolimode. O medicamento foi aprovado na Europa em 2011 e está disponível no mercado brasileiro e em diversos outros países, como Estados Unidos, Canadá, Rússia, Austrália, Argentina, Chile e México.
O Gilenya destina-se ao tratamento da esclerose múltipla com surto-remissão muito ativa em pacientes que não responderam a um ciclo completo e adequado de interferon ou em pacientes com esclerose múltipla com surto-remissiva mais ativa grave em rápida evolução. Mais de 30.000 pacientes já foram tratados com Gilenya em todo o mundo. No Brasil, este medicamento tem sido utilizado apenas por Autorização judicial.
Como o remédio pode desacelerar temporariamente o ritmo cardíaco mesmo que o coração volte à normalidade após algumas horas, a agência europeia aconselhou os médicos a intensificar o monitoramento cardiovascular logo após a primeira dose. Antes de iniciar o tratamento é indicado aos médicos pedir aos seus pacientes a realização de um electrocardiograma (ECG) o monitoramento contínuo da função cardíaca por ECG, durante as seis horas após a primeira dose; A medição da pressão arterial e frequência cardíaca, hora a hora, durante o período de monitoramento de seis horas; Prolongando o período de acompanhamento e monitoramento de todos os pacientes que apresentarem problemas cardíacos clinicamente relevantes, tais como bradicardia ou bloqueio auriculoventricular, até que se verifiquem melhorias. Aos pacientes recomenda-se Informar ao médico quaisquer sintomas que possam sugerir um problema cardíaco, tais como, dores no peito, fraqueza ou tonturas; O médico deverá ser consultado para esclarecimento de dúvidas.
Além da praticidade e da melhoria na qualidade de vida do paciente, o Gilenya foi o único que mostrou eficiência, desde o início, para barrar o processo de perda da massa cinzenta que pode acarretar a atrofia cerebral e aumentar as incapacidades ao longo do tempo, assim como benefício nos sintomas de perda de memória e capacidades cerebrais, ligados à severidade da doença.
Além de todas essas informações que foram publicadas, os médicos estão muito entusiasmados com os resultados de pacientes que já estão usando o fingolimode, a princípio naqueles que não respondem aos tratamentos convencionais com interferons ou acetato de glatirâmer e agora para os pacientes que estão tendo algum problema com os efeitos colaterais desses medicamentos.
Esse é o medicamento dos sonhos da turma dos esclerosados, afinal nada de picadas, de hematomas, de dores. Conheço 2 pacientes que estão usando o Gilenya e não tiveram nenhuma reação. 
Isso é maravilhoso!!! 

Bem gente, hoje vou ficando por aqui!
Fiquem bem e tenham ótimo dia!

11 comentários:

  1. Oi Fabi! Adorei o novo visual do blog e gostei mais ainda dos seus posts!! Continua em frente, você tem nos ajudado muito com os seus comentários e depoimentos. Grande Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana que bom que gostou, também estou curtindo o novo visual! Muito obrigada estou cheia de idéias para compartilhar com vocês! Fico feliz em poder ajudar mas todos nós ajudamos só de participar!!!
      Beijos
      Fabí

      Excluir
  2. Olá Fabi realmente seria um sonho acabar com as picadas,porque tem dia que tá tudo dolorido e não tem mais lugar pra furar e aí dá vontade de chorar porque não tem o que fazer,tem que fazer com dor e tudo e o pior tem que ser todo dia mas do jeito que as coisas estão indo espero que essa tortura diária acabe porque a medicina tá evoluindo pra isso.Olha tá lindo o blog mais alegre porque afinal é disso que precisamos,tem dia que tá difícil pra burro,Bjos querida.Zildelena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zildelena que bom que você gostou, também estou adorando! Olha eu também estou com o mesmo problema aproveitei o frio e comecei umas compressas de água morna nos locais das aplicações e já senti melhora. Mas os novos tratamentos via oral estão vindo com tudo, vamos torcer pra que cada vez só melhore as nossas opções rsrsrs
      Um grande beijo
      Fabí

      Excluir
  3. Oi querida, não sei se sou invasiva, mas adoro seu blog e sempre estou postando seus comentários, gosto de acompanhar e transmitir o que estou lendo aos meus amigos, amiga se estou errada ao fazer isso, por favou perdoe-me, olha, vai, deixa continuar postando vai. Vc é o máximo, tudo de bom. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliene invasiva por que? A idéia é a gente compartilhar mesmo as informações e experiências só não esqueça de colocar sempre a fonte pois eu quando me baseio em pesquisas da internet coloco os links aqui pra vocês, então se usar algum post daqui faça a referencia certinha pra não termos nenhum tipo de problema e fique a vontade !!!
      Tudo de ótimo pra você!!!
      Beijos
      Fabí

      Excluir
  4. Confirmamos a inscrição deste blog para o I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde
    Data: 08/06/2013 das 08 as 17 horas.
    O encontro acontece na Câmara Municipal de Vereadores de SP "Palácio Anchieta"
    Endereço: Viaduto Jacareí, 100 - Centro de SP/SP
    Metrô + próximo é o Anhangabaú
    Estacionamentos próximos.
    Confira a programação completa aqui: http://www.blogueirosdasaude.org.br/p/programacao-0800-hs.html
    Iniciaremos as 08 horas da manhã com um o cadastro, entrega dos crachás e um descontraído "Café com Blogueiros"e pontualmente as 9 horas iniciaremos as atividades da programação.
    Certificado com horas aula serão distribuídos ao fim da última palestra.
    Lançaremos um inovador projeto no final deste encontro.
    Contamos com a sua presença.
    Ps: Estamos na reta final, nos ajude na divulgação, convide seus amigos ativistas e blogueiros da saúde!!
    Abraços
    Priscila Torres
    Coordenadora do Blogueiros da Saúde
    www.blogueirosdasaude.org.br
    webmaster@blogueirosdasaude.org.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente avidacomesclerosemultipla.com.br
      nao pode comparecer no encontro!
      Mas espero estar presente no próximo !!!
      Beijos
      Fabí

      Excluir
  5. Dia 31 de agosto farei um seminario sobre esclerose multipla , gostaria de realizar uma palestra sobre sua atuação como blogueira e fonte de informações , por favro me mande um email pra conversarmos
    estudandoraras@hotmail.com
    marcos teixeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço Marcos, enviei um email para maiores informações !!!!
      Abraços
      Fabí

      Excluir
  6. OLÁ, BOA TARDE, me chamo marcos Fonseca, moro em santos, tenho E.M. dede 1990 e estou usando o GILENYA desde 1o. de março.
    Não sei como entrar no blog, aliás, o que ´e blog mesmo?
    Mas, também estou usando e até o momento não obtive nenhum resultado animador. Pelo menos por enquanto...
    Minha médica falou para q eu tenha calma.
    0 q vcs me falam???
    obrigado, um beijo a todos e me desculpem por ser
    "fraco" de internet.

    ResponderExcluir