20 de jan. de 2011

ESPERANÇA, CONFIANÇA MUITO MAIS QUE UMA RIMA

Oi pessoal tudo certinho? Aqui está tudo bem, agora que consegui mandar a ansiedade longe como vocês me sugeriram. Estou passando aqui mostrar um artigo que saiu no jornal da USP e eu vi no blog do nosso amigo Jorge Márcio, sobre um mecanismo que os pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos(EESC) estão produzindo para ajudar os tetraplégicos a movimentar os seus membros superiores de uma maneira que as atividades serão guiadas pelo comando de voz. Vamos ler o artigo inteiro? É a esperança de volta para muitas pessoas:


Uma esperança para voltar a se movimentar
FELIPE MAEDA CAMARGO, da Agência USP de Notícias
Sistema permite movimento de membro superior em tetraplégicos
Na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, pesquisadores desenvolveram um sistema híbrido para membros superiores (braço, antebraço e mãos) que auxilia as atividades motoras de pessoas tetraplégicas. O equipamento permite que o paciente alcance objetos distantes do corpo por comandos de voz.
Renato Varoto, pesquisador da EESC, explica que  o diferencial desse sistema foi a combinação de técnicas. “A mecânica, que inclui a órtese e que possibilita movimentos de flexão e extensão do cotovelo, e uma técnica não convencional, que é a estimulação elétrica neuromuscular, que possibilita os movimentos da mão.”
O sistema foi desenvolvido por Varoto durante sua tese de doutorado pela EESC, sob a orientação do professor Alberto Cliquet Júnior, do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola. O protótipo é constituído de uma órtese dinâmica para cotovelo, que funciona como um exoesqueleto, eletrodos de superfície que vão nas mãos e uma luva que contém sensores para indicar ao paciente a força aplicada.Esses equipamentos são as partes mecânicas e eletrônicas e são coordenados por voz. “Com o comando de voz, cinco palavras são gravadas de acordo com o gosto do paciente: uma para estender o braço, uma para flexão do cotovelo, uma para parar o movimento, uma para pegar o objeto e uma para soltar o objeto. Se for preciso, é possível controlar o nível de estimulação para o movimento da mão e a velocidade da órtese do cotovelo, cada uma com duas palavras”, descreve Varoto.
Segundo o pesquisador, o sistema é indicado para tetraplégicos que possuem movimentos somente do pescoço e do ombro. Desse modo, o comando de voz é essencial para que os tetraplégicos realizem os movimentos voluntariamente.

Testes clínicos

O trabalho de Varoto foi testado em 15 pacientes do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em março e abril deste ano. O pesquisador ressalta que “o que chama a atenção é o auxílio que o sistema pode trazer aos tetraplégicos”.
Nos testes clínicos, os pacientes conseguiram exercer movimentos que fazem alusão às atividades de beber água e se alimentar. “São atividades simples para nós, mas para os pacientes, que perderam quase todos os movimentos do corpo, traz uma grande satisfação a esperança de poder fazê-las”, diz Varoto.
O pesquisador pretende continuar as aplicações com os pacientes. O próximo passo é aplicar uma terapia assistida por robô. Nele, o paciente faz uma série de movimentos repetitivos com o sistema, só que, ao invés de ser um fisioterapeuta que o auxilia nas atividades, é um robô que exerce essa função.
O objetivo da terapia é tentar fazer o tetraplégico ganhar movimentos naturais com método artificial. Varoto explica como isso pode acontecer pelo conceito de neuroplasticidade. “Quando um paciente apresenta paralisia e começa a fazer movimentos repetitivos com a ajuda de aparelhos, ele pode reaprender, ainda que não totalmente, alguns movimentos. O que pode acontecer em termos biológicos é haver um rearranjo dos neurônios no sistema nervoso central.”
O pesquisador ressalva que ainda há alguns aspectos do sistema que precisam ser aperfeiçoados: “O sistema pode ser mais leve e pode melhorar esteticamente. Quanto mais atender às expectativas do paciente, melhor”.
Maravilhoso saber dessas evoluções da ciência e da tecnologia. Isso só comprova mais uma vez e não me canso de falar que é muito bom saber que em algum cantinho do mundo sempre tem alguém estudando, pesquisando e batalhando para que a nossa vida com ou sem deficiência, com ou sem esclerose múltipla fique cada vez melhor! 
Esperança de todas as definições do dicionário a que melhor nos serve e é cabível aqui é a confiança e é o que devemos ter todos os dias! 
Confiança que tudo vai dar certo! E essa serve pra mim!!! Hehehehe
Em tempo: O filme de hoje tem muito a ver com a gente porque mostra um pouquinho dessa nossa paixão que é o nosso cantinho, o blog, pra quem curte ler, escrever, acompanhar e etc e também uma outra paixão a da cozinha, que é mais a praia do meu Baby que também tem um blog se quiserem conhecer cliquem aqui. Então vamos ao filme:

   Julie & Julia



  • Categoria: Filmes
  • Gênero: Comédia Dramática
  • País / Ano: EUA / 2009
  • Duração: 123 minutos
  • Direção: Nora Ephron
  • Elenco: Amy Adams e Meryl Streep
  • Censura: 14 anos


              Julie & Julia

7 comentários:

  1. Muito interessante Baby, como trabalho com tecnologia, fico fascinado com esse avanço. Sempre sonhei em ver isso que está acontecendo, como nos filmes estamos chegando em um ponto que as máquinas estão ajudando cada vez mais no nosso bem estar. Um beijão
    Cris.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh sobre o filme, eu adorei esse filme, além de conhecer quem foi a Julia Child o filme mostra uma história real da blogueira Julie. E como adoro gastronomia é um prato cheio (olha o trocadilho).
    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Fabi, preciso de ajuda, vc sabe de algum médico que trata de EM em Ribeirão Preto?? Tentei marcar com a Dra. Doralina, mas não deu certo, porque faço tratamento no HC e a secretária me informou que se eu passar pela particular (clinica Civil RP) o HC bloqueia os meus acompanhamentos, medicamentos sei lá...Estou precisando de um médico mas queria em Ribeirão é dificil para eu ir a outra cidade.
    Se vc souber me de um olá, agradeço desde ja.

    MARIANA. e-mail: mariana291@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana

    fiquei muito feliz que tudo tenha dado certo! Boa sorte pra você na sua pulso, mande notícias!!!
    E muito obrigada pela sua energia positiva, vai ser segunda-feira o primeiro dia!
    Melhoras pra você querida!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabi!! Hoje fiz a primeira pulso correu tudo bem, espero ficar boa logo, quero te agradecer por tudo, principalmente por nos passar tantas informações com muito carinho e sempre de bom humor, teu blog é maravilhoso, que Jesus te abençõe e ilumini sempre, te admiro muito, a forma como você lida com a doença, espero um dia chegar lá.. Vai dar tudo certo dia 31, você merece!!

    Beijo.
    Mariana.

    ResponderExcluir
  6. Olá Fabi ! :)) Passei para "Compartilhar Coisas Boas" mas não está aqui ! :))
    De qualquer modo nada se perde ! rsrs
    Brincar com as sobrinhas é sempre divertido ! :))
    Um Beijo grande Fabizita !

    ResponderExcluir
  7. Oi Ruizito

    que feio, deu pane no meu blog, não sei o que aconteceu, para mim mostrou que eu tinha postado, mas depois o Baby me disse que estava com problema!
    Peço mil desculpas querido!!!
    Grande beijo Ruizito

    ResponderExcluir