28 de jul. de 2010

TERÁ A ESCLEROSE MÚLTIPLA LIGAÇÃO COM A GENÉTICA?

Oi gente tudo bem? Eu estou bem tirando um mal estar que com certeza está relacionado com o período que está chegando aqui, ainda não estou naqueles dias mas os dias antes estão piores que durante. Tenho cólicas, tonturas e sensibilidade dos membros diferente, é impressionante.
Mas não é sobre isso que quero falar pra vocês aqui. Há quase um mês do dia nacional de conscientização da Esclerose Múltipla vou colocar aqui pra vocês algumas novidades nas pesquisas.
Vou começar com um assunto muito complexo como é a nossa companheira EM, a genética e suas últimas pesquisas em torno da EM.
Assisti à 2 vídeos sobre as pesquisas realizadas nos EUA sobre esclerose múltipla e genética no blog do meu companheiro americano Jeff.
Nos vídeos o doutor Stephen L. Hauser e o vice-presidente do Programa de Pesquisas Nacionais da Sociedade de Esclerose Múltipla John Richert explicam o por que das pesquisas de genética estarem tão envolvidas com a EM e pelo que pude entender não é apenas para ajudar a descobrir a provável causa da doença mas o objetivo principal talvez seja explicar por qual razão alguns medicamentos funcionam para uns e para outros nem tanto, qual seria o motivo de uma pessoa ter um tipo de EM, por exemplo surto-remissão e a outra progressiva. Eles acreditam que tendo a herança genética como base na investigação poderam responder essas questões tão complexas pois acreditam que a EM pode diferenciar de uma pessoa para a outra conforme o seu conjunto genético.
Esse estudo faz com que eles apostem na esperança de uma teurapêutica medicamentosa personalizada, ou seja, daqui alguns anos teremos remédios voltados para cada indivíduo conforme sua base genética.
 Os pesquisadores mostram como as pessoas com EM e outras doenças genéticas se preocupam com a susceptibilidade (disposição especial do organismo para acusar influências exercidas sobre ele ou para adquirir doenças) que seus entes queridos possam ter EM. Pais, filhos e irmãos, inclusive os cientistas falam de um pequeno estudo feito com irmãos gêmeos.
No fim, os pacientes falam das incertezas que ainda estão sendo pesquisadas e perguntam quando tudo isso servirá pra minha vida? Afinal no que vai dar?
Bom gente, coloco aqui essas notícias para gente saber um pouquinho das coisas que estão sendo realizadas em relação a nossa companheira diária a esclerose múltipla.  Tudo isso nos traz esperança que no futuro o tratamento será mais eficaz e individual. Cada caso será tratado como o "seu" caso e assim cada um com as suas particularidades poderá tratar da melhor forma dessa doença e na verdade poderá assim ser desvendada e deixar de ser tão complexa.
Vamos torcer que dias melhores virão para todos!!!!

Para quem quiser assistir os vídeos estão em inglês!!!
Deixo vocês aqui. Beijinhos e tenham um ótimo dia!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário