10 de jan. de 2010

ANESTESIA E ESCLEROSE MÚLTIPLA



Olá pessoal, tudo bem por aí? Aqui está tudo bem apesar de passar a semana me sentindo estranha, numa moleza, sem vontade de fazer nada alguns dias sem vontade de sair da cama.
Bom vocês se lembram da história que contei aqui de suspeita de endometriose?

E depois da laparoscopia que meu ginecologista recomendou?
Pois bem, tenho uma amiga que também é ginecologista e me socorre nas horas de emergência que meu gineco não está na cidade, está viajando.

Quando comentei com ela sobre a suspeita, ela me perguntou se eu sentia dor e eu disse que não. Então ela me sugeriu que antes de fazer a laparoscopia tomar um anticoncepcional direto para parar de menstruar e repetirmos o ultrassom em 6 meses.

Então aceitei a sugestão e comecei o cerazette com intuito de unir uma cartela na outra pra barrar a “monstruação”. Certo, o primeiro mês como já era esperado não deu certo, desceu no meio da cartela quando o meu ciclo completava 25 dias como normalmente acontecia. Mas aí comecei a perceber que não estava normal, muita dor no seio sem conseguir vestir um soutien sem sentir dor. Comecei a perceber umas dores na barriga como se tivesse contraindo o útero. A barriga inchada pra caramba. Já encanei que não estou aceitando bem o remédio.

Mas essa semana piorei, me senti muito mais cansada sem fazer quase nada, a perna esquerda pesada e formigando como se a tal “monstruação” fosse descer de novo. Então contei os dias no meu calendário e batata 22 dias do ciclo, quer dizer estou tendo sintomas de TPM mas com uma fadiga maior, talvez devido ao inchaço. 
Na quinta acordei com uma mega cólica, fui ver se a Jolie tinha água e comida e voltei pra cama. Dormi o dia inteiro, não tinha forças para me levantar. Uma coisa horrível!


Bom, estou contando tudo isso aqui pra falar sobre um assunto, que estou devendo à minha melhor amiga virtual a Rê, ela pediu pra colocar aqui quando eu soubesse algo mais sobre o assunto. Então aí está querida.

Tive uma conversa com o meu doutorzinho sobre anestesias e esclerose múltipla. Lembram de quando falei aqui que tinha lido em algum lugar sobre surtos e anestesia? Está no mesmo post indicado acima.
O que meu doutorzinho me explicou, é que quando nós que temos esclerose múltipla precisarmos fazer qualquer tipo de cirurgia, o indicado é mesmo a anestesia geral, pois a raquidiana tem um índice maior de surtos.

Foçando na minha enciclopédia eletrônica o famoso Google, encontrei um artigo da revista de anestesiologia que mostra que não houve exacerbação da EM numa paciente que fez um parto cesaria, vale a pena conhecer.

Vou mostrar a vocês o que encontrei, quando se fala em gravidez existem três tipos de anestesia, a geral, a raquidiana e a peridural.

A geral atua no corpo inteiro, deprimindo todas as funções da pessoa consciência, dor e reflexos, a raquidiana e a epidural nome correto conhecida como peridural, deprime as funções da cintura para baixo da pessoa.

As principais diferenças entre as duas é que a epidural nome correto conhecida como peridural, pode mexer ou não as pernas, pode sentir mexer, puxar ou não, mas não sente dor. A instalação da anestesia no organismo é um pouco mais lenta, iniciando- se na coxa ou quadril e "espalhando-se" tanto pros pés quanto pra barriga (peridural lombar).
Já a raqui, não movimenta as pernas, não sente mexer nada enquanto faz a cirurgia e sua instalação no organismo é muito rápida dos pés para a barriga.

Quando conversei com o médico ele disse que a raqui não era recomendada para nós esclerosados pois a concentração de anestésicos no líquido cérebro espinhal é maior e as áreas desmielinizadas seriam mais expostas aos agentes anestésicos.

Mas claro que antes de qualquer cirurgia converse direitinho com o seu neuro e não deixe de falar ao anestesiologista que você tem EM antes da cirurgia.

Tentei colocar aqui um pouquinho do que conversei com o meu doutorzinho sobre anestesia e esclerose múltipla.

Vou deixando vocês por aqui, para não cansarem muito...hehehehe

Beijinhos e até a próxima história....

8 comentários:

  1. Melhoras para vc querida!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Amei o visual novo do seu cantinho amiga!!!
    Ficou simplesmente LINDO!!!! Deu um charme ainda mais especial a esse cantinho que é um pouco meu também. (Abusada,né? rsrsrs)
    Obrigada pelo post Fabi. Só pra variar foi muito útil. Quando voltar no meu neuro vou conversar com ele também e depois te conto.
    Você já conversou com essa sua amiga que é gineco e falou pra ela sobre essas coisas que está sentindo? Não dá bobeira não amiga.
    Melhoras pra vc e PARABÉNS pelo blog, cada vez mais lindo!!!
    Te adoro de montão!
    Bjokas!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabi, gostei do visual do blog.
    Sobre anestesia, como já contei lá no meu bloguinho (http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com/2009/06/o-dia-em-que-perdi-o-juizo.html ), tive problemas com o pós cirúrgico. Como a anestesia geral deprime o corpo todo, meu coração e pulmões não queriam voltar a funcionar sozinhos, afinal, o coração é um músculo e nossos músculos são fracos. É sempre bom ter uma equipe bem preparada para o pós operatório.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiana,
    Obrigado por me visitar com frequencia. Eu estive longe do meu blog mas ja voltei, mesmo assim, sempre dou uma olhada no teu blog e da Bruna. Eu to indo, mas me preocupei com teus probleminhas de saúde. Sinto que pra nós, as intervencoes cirurgicas sao um salto no escuro. Ja temos bastante com a EM, que dirá uma coisinha a mais. Espero ler que voce melhorou.
    Um grande beijo.

    LE

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a vocês todos meus leitores queridos! Muito bom ver que o Luis voltou pra nossa compannhia!
    E obrigada pela força, eu estou bem só meio passada mas isso é culpa minha depois conto aqui!!!
    Bruninha eu lembro desse seu post porcausa de um dente né? Que loucura!!!
    Bjão gente

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabiana, amei o seu cantinho, é lindo. Ja sou seguidora.
    Quanto a anestesia, ja fiz tres cirurgias, duas com a raqui (retirada de polipos no utero e cesaria) e uma geral (retirada da vesicula). Graças a Deus nunca tive nenhum surto. Sei la, depende do organismo, nao sei.
    Desejo saude sempre pra voce.
    Bjs querida.

    ResponderExcluir
  7. Muito esclarecedor!obrigada minha querida!Também sou esclerosada e estou na decisão sobre fazer cirurgia plástica para colocar silicone. Fico mais tranquila ao ler sobre a anestesia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nara seja super bem vinda! Olha não deixe de conversar com o seu neuro sobre a cirurgia e os procedimentos, porque também tem o fator de qual medicamento vc utiliza. Outro dia com uma Vitória simples de retirada de pinta, minha pressão caiu demais por causa do gilenya. Agora sei que não posso tomar o remédio no dia que for tomar até anestesia de dentista....
      Converse direitinho com o médico !
      Muita boa sorte!
      Bjs
      Fabi .

      Excluir