Olá pessoal,
Estou novamente invadindo o espaço da Fabiana para postar sobre um assunto que conheço bem, vou falar sobre o cuidador do portador de EM.
Nós cuidadores temos que ter uma grande sensibilidade para saber a real necessidade do portador, muitas vezes o que é preciso fazer não está bem claro e temos que estar sempre a frente para ajudar nossos queridos "capengados", como diria a Fabi.
Para mim, cuidar da pessoa que se ama é automático e faz parte de nossa vida levar em frente a nossa luta do jeito que for preciso. Acho no mínimo estranho a indiferença de pessoas próximas que por preconceito ou medo de se envolver não ajudam e ainda por cima criticam as atitudes do portador, vimos isso claramente com familiares de portadores e isso com certeza afeta no tratamento e na vida de quem tem EM.
O cuidador geralmente é uma pessoa da familia, cônjuge, pais, irmãos ou profissionais da saúde. Em qualquer caso o cuidador tem que se doar e procurar entender o portador.
Eu nunca me imaginei aplicando uma injeção em alguém, quando a Fabiana começou o seu tratamento nós íamos no atendimento 24 horas do hospital para os enfermeiros fazerem a aplicação, fiquei olhando como eles faziam pois sabia que ia "sobrar para mim" hehe. Fomos 3 vezes ao hospital, na quarta a Fabi não estava se sentindo bem, ela me disse: "Hoje você me dá a injeção?" e eu tive que me virar e ir logo aplicando, e foi direitinho...hehe
Eu imagino que seja isso ser um cuidador, agir quando for preciso e dar todo apoio que eles precisam.
Bom, é isso, desejo a todos os cuidadores de plantão muita força e perseverança, porque com certeza nossa força ajuda, e muito, nossos queridos familiares.
Abraços a todos.
Cristiano Coletti (marido e cuidador)
Nenhum comentário:
Postar um comentário