20 de ago. de 2009

E O MEU MUNDO GIRA

Oi pessoal, hoje não estou nos meus melhores dias! Sabe aqueles dias que você já acorda cansada, mesmo depois de dormir 12 horas seguidas? Pois é, assim eu acordei hoje!
No meio do almoço começou a me dar aquele mal estar e o meu mundo começou a girar! A cabeça parece chumbo de tão pesada, as pernas ficam duras e pesadas que parece que congelaram, a temperatura sobe e eu começo a sentir um calorão.
Bom, pessoal hoje quero colocar aqui uma informação (pessoal) mas acho que a maioria conhece o que estou falando.
Quando você sente aquele cansaço que vem do nada, mesmo sem ter feito nada, a tontura que não deixa você fazer nada mesmo. Estou escrevendo no computador com um pouco de dificuldade, pois até parece que as teclas estão em movimento!
Bom, a esclerose múltipla é assim, tem dias e dias. Ontem você estava ótima e super disposta, hoje já acorda "capenga", mais pra lá do que pra cá, e amanhã....
Não se sabe ao certo, esse é o grande mistério da nossa companheira. Como vamos acordar amanhã?
Bem, normalmente é assim comigo, conto 3 dias depois de ter feito alguma "estrepolia". Foi na terça -feira que saí de manhãzinha de casa para fazer um monte de coisas, ainda fui ao Francês e ainda fiquei no Bar com o Baby e minha irmã para instalar o alarme até tarde!!!
Bom, o dia a dia de um "capengado" é assim mesmo! E pelo que meu doutorzinho disse na última consulta, ainda não se sabe o motivo mas a fadiga é assim mesmo, aparece do nada!! Sem que você tenha feito nada! E o melhor a fazer, é não fazer nada!
Isso vai ser difícil, afinal não consigo ficar sem escrever para vocês meus queridos leitores e ainda hoje tenho a minha amada aula de francês!
Quando estou escrevendo, fico imaginando se alguém que acabou de descobrir a EM vai se assustar com essas coisas.
Você que estiver lendo e ainda não conhece a vida diária com EM, não se assuste, não é nada que você não acostume. "Ela" avisa que é hora de parar!
A dica é simples, não abusar do seu corpinho, nem da sua mente. Pois a fadiga também é mental, mas isso é um outro post!
O lance é não deixar isso tomar conta, mas também ficar atento a tudo de diferente que se sente, se permanecer mais de 48 horas, pode ser um surto novo! Aí você deve conversar imediatamente com o seu médico! Só ele vai poder dizer! E você enquanto isso reza para ouvir dele o que eu já ouvi várias vezes "pode ir dormir tranquila que isso não é um surto!". Como amava a cada vez que meu doutorzinho falava isso! Respirava aliviada, dormia sossegada e como o nervoso ia passando, tudo melhorava!
Certo, mas não estou com saudades disso! Prefiro não precisar nem ligar para ele, e com certeza amanhã vou estar melhor! Afinal preciso de energia!
Tenho uma consulta marcada com minha endocrinologista para saber do resultado da minha biópsia, que está na minha bolsa, mas prometi a mim mesma que não vou abrir. Não adianta, a gente não entende nada mesmo não é? Depois conto para vocês como foi lá! Torçam por mim!
Muito obrigada aos meus queridos leitores!!

Beijinhos e até amanhã

5 comentários:

  1. Respire fundo, Fabiana! Tenho certeza de que amanhã você terá um dia melhor! Nada como um dia após o outro. Uma pergunta (talvez idiota), mas como me veio à cabeça, gostaria de saber se vc sabe algo sobre o assunto. Para a mulher nesta condição, o ciclo menstrual influencia os "bons" e os "maus" dias? Pensando aqui com meus botões, já que menstruei hoje (ufa, ainda bem!), acredito que sim... Mas queria saber isso de vc...
    Um bj e fique firme! Descanse e até breve

    ResponderExcluir
  2. Saudade de você aqui Maíra!!! Você estava certa, melhorei muito!Valeu pela força!Tentando responder, nas minhas pesquisas encontrei alguma coisa sobre o ciclo menstrual e a EM, já vi que existem mulheres que relatam a piora de sintomas neurológicos e da fadiga no seu período menstrual! No meu caso, sou a prova disso, além do emocional piorar as vezes, também tenho uma piora de alguns sintomas da EM. Por exemplo, começo a ter mais tontura, formigamento, dormência e dor na mandíbula, aí o meu marido já fala, tá na hora de menstruar né? Porque senão é preocupante. Mas o meu médico diz que não há nada na literatura e perguntou na última consulta se ainda sentia piora na menstruação, acho que pode ser que melhore com o tempo!!! Espero porque tem meses que fico imprestável!!!
    Espero ter respondido sua dúvida! Estou a sua disposição para qualquer coisa!!
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. OI, Fabiana! Obrigada pela resposta carinhosa. Acho que tenho uma alma um tanto rebelde e questionadora. Mas pra mim, a medicina tradicional, alopática, tende a separar tudo, compartimentar os sintomas, dividir.... Eu sou mais da linha de que tudo está conectado (mesmo que não seja "comprovado cientificamente") e que nossos ciclos naturais também estão ligados a outras condições que adquirimos ao longo da vida. Não sei se me expressei direito ou se vc vai me achar meio "viajandona, bicho-grilo", mas pra mim, no fundo somos UM.
    Bom, vejo que vc é uma super estudiosa da sua condição e acho isso o máximo! Sua luta de fazer as pessoas sairem da obscuridade e do preconceito em relação à EM é louvável e continuarei a visitar o seu blog com MUCHO GUSTO!
    Um bj carinhoso e até breve!

    ResponderExcluir
  4. Olá, desculpe a invasão. De fato, o dia a dia com a Esclerose é cheio de altos e baixos. Infelizmente nesses 20 anos que tive o diagnóstico, estou passando por um momento muito ruim (baixo).Sei que o número de portadores é imenso, mas sinto sozinha (ufa! falei).
    Fabiana, eu também tive que diminuir o rítimo, entrar num "slow motion", mas também quero CELEBRAR A VIDA, para isso rezo que esse momento baixo passe logo
    Abraço com carinho
    Soraia

    ResponderExcluir
  5. Invasão nenhuma Soraia, fico feliz em ter você aqui, desabafando!!! Apareça sempre!!! Você deve ter visto que eu também passei por uns dias difíceis por aqui, mas é assim mesmo não é? Nós não podemos desanimar, é muito difícil!!! Mas temos que procurar fazer o que gostamos e conseguimos para passar esse tempo ruim!!!
    Força aí querida!!! Estamos aqui viu!!!
    Bjão

    ResponderExcluir