21 de ago. de 2009

DEPOIS DA TEMPESTADE


Oi pessoal, tudo bem? Eu graças a Deus melhorei bastante, hoje só acordei com a cabeça pesada! E fiquei o dia todo numa abrição de boca, é isso mesmo bocejando!!!! E vocês acreditam que tem estudo para falar do bocejo na esclerose múltipla? No início do meu tratamento, alguém me falou que pessoas com EM bocejam mais do que o normal!

Gente isso é verdade, pelo menos comigo acontece isso e fico até constrangida quando começa aquela abrição de boca.

Mas já se sabe que o bocejo é uma forma de esfriar o cérebro. O neurologista Luciano Ribeiro Pinto, da Unifesp avisa: há estudos que indicam que o ato de bocejar é um dos mecanismos disparados pelo cérebro para estimular o estado de vigília.

Isso se dá porque a inspiração profunda que acontece durante o bocejo aumenta a oxigenação do sangue, levando o sono para longe.

E todos os animais vertebrados bocejam, isso “esfria a cabeça”... e promove o “ficar acordado”. Quem diria, não?
Um comportamento intrigante, quando eu estiver conversando com alguém e e ele(a) começar a bocejar já sei que está fazendo esforço para se manter ligado no assunto. Isso vale mesmo, pois quando estou muito cansada mas ainda quero participar da conversa e quero manter a concentração, começo a bocejar excessivamente!

Ainda encontrei estudos sobre a associação da esclerose múltipla com uma termorregulação inadequada, ou seja, o conjunto de sistemas que definem a regulação da temperatura do corpo não funciona como deveria. Por isso no estudo concluiu-se que pacientes com esta doença bocejam muito e após esse resfriamento do cérebro se sentem aliviados em seus sintomas.

Quer dizer, acho que tem tudo a ver mesmo!!!
Em relação ao meu exame de tireóide, graças ao Bom Deus, tudo continua na mesma, um nódulo colóide, super, hiper benigno!! E pela minha doutora, "estou gozando de ótima saúde", ao ouvir meu coração e medir minha pressão!

Ótimas notícias para uma sexta-feira!!!

Muito obrigada pela força que recebi de todos vocês meus leitores queridos!!

Uma maravilhosa noite e até amanhã!!

Beijos


FONTES:



3 comentários:

  1. Luís Fernando Rosa19 de fev. de 2010, 02:21:00

    Olá, goataria de lhe perguntar uma coisa, pois estou muito preocupado com meu pai...Ele boceja muito(notadamente de modo excessivo) e está com alguns problemas motores, lentidão ao caminhar, dificuldade em manusear alguns objetos...São esses sintomas típicos da EM ?

    PS:ele já está sob cuidados médicos.

    obrigado pela atenção. contato: l.fernandorosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. eu bocejo muito mesmo mas um ou dois dias antes de um surto (geralmente os mais violentos)eu bocejo sem parar, seguidamente, incontáveis vezes.

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo
    eu bocejo mais quando estou fraca precisando comer e fadigada, nunca relacionei isso a um surto!!!
    Bjs
    Fabí

    ResponderExcluir