5 de ago. de 2009

CONSCIENTIZAÇÃO


VOU POSTAR AQUI TODO DIA DO MÊS DE AGOSTO INFORMAÇÕES SOBRE ESCLEROSE MÚLTIPLA!!!! EM HOMENAGEM AO DIA QUE DEVEMOS DIVULGAR E INFORMAR.
O DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA É DIA 30 DE AGOSTO.


O QUE É ESCLEROSE MÚLTIPLA?


Não é uma doença mental.
Não é contagiosa.
Não é suscetível de prevenção e não tem cura.




A Esclerose Múltipla é uma das doenças mais comuns do SNC (Sistema Nervoso Central: cérebro e medula espinhal) em adultos jovens. De causa ainda desconhecida, foi descrita inicialmente, em 1868, pelo neurologista francês Jean Martin Charcot, que a denominou "Esclerose em Placas", descrevendo áreas circunscritas endurecidas que encontrou (em autópsia) disseminada pelo SNC de pacientes. É caracterizada também como doença desmielinizante, pois lesa a mielina, prejudicando a neurotransmissão. A mielina é um complexo de camadas lipoproteicas formado no início do desenvolvimento pela oligodendroglia no SNC, a qual envolve e isola as fibras nervosas (axônios), permitindo que os nervos transmitam seus impulsos rapidamente, ajudando na condução das mensagens que controlam todos os movimentos conscientes e inconscientes do organismo.Na Esclerose Múltipla, a perda de mielina (desmielinização) interfere na transmissão dos impulsos e isto produz os diversos sintomas da doença. Descobertas recentes indicam que os axônios sofrem dano irreversível em conseqüência do processo inflamatório, o que contribui para uma deficiência neurológica e, a longo prazo, para a invalidez. Os pontos onde se perde mielina (placas ou lesões) surgem como zonas endurecidas (tipo cicatrizes), que aparecem em diferentes momentos e zonas do cérebro e da medula espinhal. Literalmente, Esclerose Múltipla, significa episódios que se repetem várias vezes. Até certo ponto, a maioria dos pacientes se recupera clinicamente dos ataques individuais de desmielinização, produzindo-se o curso clássico da doença, ou seja, surtos e remissões. Os dados obtidos em pesquisas realizadas e atualmente disponíveis podem oferecer apoio para o diagnóstico clínico e laboratorial, mas ainda são insuficientes para definir de imediato se a pessoa é ou não portadora de Esclerose Múltipla, uma vez que os sintomas se assemelham a outros tipos de doenças neurológicas. Não existe cura para a Esclerose Múltipla. No entanto, muito pode ser feito para ajudar as pessoas portadoras de Esclerose Múltipla a serem independentes e a terem uma vida confortável e produtiva.

Denomina-se ESCLEROSE e Denomina-se MÚLTIPLA:

Muitas áreas dispersas do cérebro e da medula espinhal são afetadas.

Os sintomas podem ser benignos ou graves e surgem e desaparecem de maneira imprevisível.


Áreas afetadas do cérebro ou da medula espinhal.
Beijos e até amanhã....

5 comentários:

  1. Baby
    Muito legal a iniciativa de postar todo dia algo para esclarecer sobre a EM...
    Espero que ajude mais pessoas a se conscientizar sobre a doença.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Querida Fabiana, que super encontro virtual esse nosso! Comecei a ler o seu blog de trás pra frente e já dei muita risada! Como assim nunca tinha comido arroz integral??? hahahah!!!!
    Vc só tem 33 anos (idade do meu "baby"), pouca coisa a mais do que eu... Somos da mesma geração, somos professoras e o que é mais importante: somos mulheres abertas ao diálogo, ao esclarecimento, ao crescimento. Fico muito feliz de vc ter me encontrado. É com muito prazer que começo hoje a acompanhar o seu blog e sua trajetória.
    Com carinho e até breve,
    Maíra.

    ResponderExcluir
  3. Iniciativa magnífica Fabi!!!!
    Vamos mesmo divulgar e conscientizar as pessoas sobre a EM. Cada um fazendo um pouco, logo alcançaremos muito.
    Bjão amiga!!!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Baby, sua força é a minha pilastra onde sei que posso me apoiar!!!!
    Bjão
    Que alegria e satisfação em te ver aqui Maíra!!! Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vinda!!! Adorei te encontrar também!!!
    Grande beijo e até breve mesmo
    Oiê Rê.... já estava ficando preocupada de novo heim! ´Mais uma vez obrigada pela força! Senti saudades!!!
    Bjão amiga

    ResponderExcluir
  5. Fabiana,

    Adorei sua iniciativa, além de muito bem organizado, é muito interessante e educatitivo também.

    Parabéns, bjs...

    Fabiana

    ResponderExcluir