1 de out. de 2015

A ESCLEROSE MÚLTIPLA EM A REGRA DO JOGO

Olá meus queridos, como vocês estão?
Espero que bem. Eu estou bem menos rabugenta com a bonitona...rs 
Estou cuidando dela direitinho!!!
Fizemos aniversário de Gilenya, ontem completou 1 ano de Gilenya!!
Fiz os exames de sangue e notei que meus linfócitos continuam a cair. Conversei com o meu doutorzinho e ele disse que por enquanto é pra permanecer do jeito que está, mas vamos rever a dose e, sobre a rigidez na perna, mandou eu ficar em observação porque se não melhorar, é pra eu avisa-lo. 
Ele está em Londres, desenvolvendo uma pesquisa em epilepsia. Mas, em novembro teremos uma consulta. Na semana que vem, faço as benditas ressonâncias magnéticas e espero que terei ótimas notícias para vocês!!!
Bem, hoje recebi um post da Novartis que gostaria de compartilhar com vocês.
Vocês lembram que falei sobre a importância de ter a EM em horário nobre? Então, a Novartis está se inspirando nos acontecimentos do personagem Romero Rômulo para nos transmitir mais informações sobre a EM, como nesse post sobre o exame que comentei acima com vocês que terei que fazer, a ressonância magnética.

"As novelas estão entre as principais formas de entretenimento no Brasil e, mais do que isso, fazem parte da nossa cultura nacional de massa. Ao longo dos anos e por meio de diversos personagens, temas do cotidiano relacionados à doença ou à saúde em geral já ganharam espaço e notoriedade nacional por meio das novelas. Recentemente, um dos principais personagens da novela A Regra do Jogo, da Rede Globo, Romero Rômulo - interpretado por Alexandre Nero – foi diagnosticado com esclerose múltipla.
Essa pode ser uma boa oportunidade para aumentar o conhecimento sobre a doença na população em geral. Pensando nisso, criamos uma página para que você possa acompanhar curiosidades, dados científicos e o cotidiano da esclerose múltipla retratados na novela.
Mas, não se esqueça! A telenovela é uma ferramenta de entretenimento, potencializada pela dramatização, como afirmou o neurologista Tarso Adoni, em entrevista ao Programa Bem-Estar, também da Rede Globo. Isso significa que, possivelmente, nem sempre a relação do personagem com a sua doença será igual à da maioria das pessoas com EM."

"Como se concluiu o diagnóstico para Esclerose Múltipla de Romero Rômulo? Ressonância magnética!
A ressonância magnética é um dos exames prioritários para o diagnóstico e acompanhamento das lesões e da atrofia cerebral na esclerose múltipla. Curiosidade: você sabia que anteriormente, eram necessários pelo menos dois surtos e sucessivos exames de ressonância magnética para concluir o diagnóstico? Atualmente, já é possível concluir o diagnóstico da esclerose múltipla a ser identificadas lesões no cérebro e na medula pela ressonância magnética a partir de um único surto.
Além disso, de acordo com os dados do Atlas da Esclerose Múltipla, o acesso a equipamentos de ressonância magnética melhorou bastante: nos países emergentes: praticamente dobrou nos últimos 5 anos!
Além da ressonância, o protocolo de investigação e diagnóstico adequado da esclerose múltipla passa também por história clínica, exame de líquor, exames de sangue, exames de neurofisiologia."

Referências:
1. Eiklenboom/ M J. Biological markers in multiple sclerosis related to disease activity and progression. 2007.
2. Popescu V et al; on behalf of the MAGNIMS Study Group. Brain atrophy and lesion load predict long-term disability in multiple sclerosis. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2013 Mar 23.
3. Atlas da EM 2013 – http://www.abem.org

Bem meus queridos, espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e sugestões.
Para acompanhar os posts entrem no site.
Então por hoje é só pessoal!!!
Mil beijinhos e até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário