29 de mai. de 2009

ATRASADO.....mas válido sempre !!!!

27 de Maio - Dia Mundial da Esclerose Múltipla

Por Jorge Azevedo (Médicos de Portugal)

A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), a única entidade nacional federada na Federação Internacional de Esclerose Múltipla, irá promover no próximo dia 27 de Maio, Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM), um vasto leque de iniciativas destinadas a despertar consciências e descodificar a patologia junto dos doentes portugueses, entidades oficiais, familiares e público em geral.
Às 9h30m um grupo de voluntários e associados irá distribuir informação sobre a esclerose múltipla no Metro do Marquês de Pombal, às 11h, no Hotel Fontana Park, serão apresentados os resultados do primeiro estudo sobre a EM efectuado à população portuguesa e às 14h, está agendada a visita de Tony Carreira à sede da SPEM para apadrinhar uma novo equipamento de fisioterapia que ensina a andar quem já perdeu ou está diminuído nesta faculdade. Este equipamento passará a estar disponível na Unidade de Neuroreabilitação da SPEM e destina-se a pessoas com sequelas motoras de doenças neurológicas como a EM, que caminham com dificuldade recorrendo a canadianas ou outros auxiliares de marcha e os que não conseguem sequer andar.
De acordo com Manuela Martins, Presidente da SPEM, "a nossa intervenção nas comemorações nacionais deste dia tão relevante para o doente, simboliza todo o trabalho desenvolvido e que virá a ser realizado no futuro, em prol dos doentes e suas famílias. Trata-se de um evento que apela a todas as sociedades civis, sem as fronteiras dos países, para a necessidade de participação de todos numa guerra que vai sendo progressivamente ganha".
A nível mundial são também muitas as iniciativas previstas para assinalar a nova efeméride. Os U2 irão oferecer a canção "Beautiful Day" para o novo documentário sobre a doença, duas mulheres americanas portadoras de EM esperam conseguir escalar o Monte Everest até ao Dia Mundial e a Sociedade de EM da Palestina inaugurará as suas primeiras instalações. Em Roma o jogador do Barcelona Leonel Messi e o treinador Josep Guardiola, enquanto embaixadores da Federação Internacional, caso ganhem a final da Liga dos Campeões Europeus contra o Manchester United, dedicarão também a vitória a todos os doentes.
Este Dia Mundial da Esclerose Múltipla, o primeiro a ser comemorado, é uma iniciativa da Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF - http://www.msif.org/) e das Sociedades Nacionais de 51 países e chega a Portugal pela mão da SPEM e Biogen Idec, líder mundial na investigação e desenvolvimento de terapêuticas inovadoras para a área da esclerose múltipla.
A EM é uma doença que afecta actualmente cerca de 5 mil portugueses, sendo uma das patologias neurológicas mais comuns entre jovens com idades entre os 20 e os 30 anos. Frequentemente afecta pessoas no início das suas vidas produtivas, quando estão a pensar constituir família. Afecta duas vezes mais mulheres do que homens. Cerca de 60% das pessoas com diagnóstico de EM virá a sofrer de uma incapacidade a longo termo. Até ao momento desconhecem-se as causas e a cura da doença.
Trata-se de uma doença inflamatória crónica, desmielinizante e degenerativa, do sistema nervoso central que interfere com a capacidade do mesmo em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio, entre outras. É uma doença que afecta mais de um milhão de pessoas em todo o mundo.

No Dia Mundial da EM haverá iniciativas nos seguintes países:
África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bahrein Barbados, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Croácia, Chipre, Dinamarca, Emiratos Árabes Unidos, Equador, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Índia, Irão, Irlanda, Itália, Japão, Líbano, Luxemburgo, Malásia, México, Marrocos, Noruega, Palestina, Paquistão, Peru, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia, Sri Lanka, Suécia, Suíça, Tunísia, Turquia e Uruguai.


INFORME: http://avcem.blogspot.com/2009/05/27-de-maio-dia-mundial-da-esclerose.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário