5 de nov. de 2020

DISESTESIA NA ESCLEROSE MÚLTIPLA


 
Oiê meus amores, espero que estejam bem. Comigo está tudo bem. Apenas com mil ideias, ansiosa pra caramba e trocando o dia pela noite. Muitas saudades do nosso cantinho. Estou mais no Instagram e acabo de colocar um vídeo novo no canal no YouTube. Mas aqui já escrevi os textos sobre nosso Agosto Laranja que foi tão diferente nesse ano pandemico. Preciso conclui-los pra vocês meus queridos. 

Por enquanto, vou compartilhar com vocês um artigo que recebi do https://www.healthline.com e quando li, pude compreender algumas dores que tenho faz tempo, que podem durar minutos as vezes. As chamo de flutuantes. 


Confiram e vejam se vocês também se identificam. 


"Tudo o que você precisa saber sobre disestesia


A disestesia é um tipo de dor crônica desencadeada pelo sistema nervoso central (SNC). É comumente associada à esclerose múltipla (EM), uma doença que causa danos ao SNC.

A dor nem sempre entra na discussão quando se fala sobre EM, mas na verdade é um sintoma comum.

A disestesia geralmente envolve sensações como queimação, choque elétrico ou um aperto geral no corpo. Geralmente ocorre nas pernas, pés, braços e mãos, mas pode afetar qualquer parte do corpo


Tipos

Os tipos de disestesia incluem couro cabeludo, cutânea e oclusal.

Disestesia do couro cabeludo

A disestesia do couro cabeludo, também chamada de síndrome em queimação no couro cabeludo, envolve dor, queimação, ardência ou coceira no couro cabeludo ou sob ele. Geralmente não há erupção na pele, descamação ou outra irritação visível.


Um estudo confiável de 2013, sugere que a disestesia do couro cabeludo pode estar relacionada à doença da coluna cervical.

Disestesia cutânea

A disestesia cutânea é caracterizada por uma sensação de desconforto ao tocar na pele.

Os sintomas, que podem variar de formigamento leve a dor intensa, podem ser desencadeados por qualquer coisa, desde roupas até uma brisa suave.

Disestesia oclusal

A disestesia oclusal (DO), também chamada de síndrome da mordida fantasma, é um desconforto na boca ao morder, geralmente sem causa óbvia.

Embora o OD fosse inicialmente considerado um distúrbio psicológico, um estudo de 2017 de fonte confiável sugere que pode estar associada a uma condição em que os dentes da mandíbula e da mandíbula superior não estão alinhados, resultando em uma mordida desequilibrada.


Disestesia vs. parestesia vs. hiperalgesia


É fácil confundir disestesia com parestesia ou hiperalgesia, ambas as quais também podem ocorrer com EM.

A parestesia descreve os sintomas sensoriais, como dormência e formigamento, "pele arrepiada" ou sensação de "alfinetes e agulhas". Distrai e é desconfortável, mas geralmente não é considerado doloroso.

Hiperalgesia é o aumento da sensibilidade a estímulos dolorosos.

A disestesia é mais grave do que a parestesia e não tem estímulos aparentes.


Sintomas

A disestesia pode ser intermitente ou contínua. As sensações podem ser leves a intensas e podem incluir:

  • doendo ou latejante
  • pele arrepiada
  • queimando ou picando
  • tiro, punhalada ou dor dilacerante
  • sensações de choque elétrico


Causas

A dor e as estranhas sensações associadas à disestesia podem ser devidas a danos nos nervos sensoriais. Os sinais incorretos de seus nervos podem fazer com que seu cérebro estimule sensações estranhas.

Por exemplo, você pode ter sensações dolorosas na perna, embora não haja nada de errado com ela. É um problema de comunicação entre o cérebro e os nervos da perna, que estimula a resposta à dor. E a dor é muito real.



Tratamento

Quando você tem ardor ou coceira, geralmente pode recorrer a tratamentos tópicos. Mas, como não há nenhum problema real com sua pele ou couro cabeludo, isso não ajudará na disestesia.

O tratamento é diferente para cada pessoa. Pode ser necessária alguma tentativa e erro para encontrar a melhor solução para você.

Analgésicos de venda livre, como paracetamol (Tylenol) e ibuprofeno (Motrin), geralmente não são eficazes no tratamento de dores neuropáticas como disestesia, de acordo com a National Multiple Sclerosis Society . Nem são narcóticos ou opióides.

A disestesia é geralmente tratada com os seguintes medicamentos:

  • agentes anticonvulsivantes, como gabapentina (Neurontin), pregabalina (Lyrica), carbamazepina (Tegretol) e fenitoína (Dilantin), para acalmar os nervos
  • certos antidepressivos, como amitriptilina (Elavil), nortriptilina (Pamelor) e desipramina (Norpramin), para alterar a resposta do corpo à dor
  • cremes tópicos para alívio da dor que contêm lidocaína ou capsaicina
  • o opióide tramadol (Ultram, ConZip, Ryzolt), raramente prescrito e geralmente apenas para pessoas com dor intensa
  • o anti-histamínico hidroxizina (Atarax), para pessoas com EM, para aliviar as sensações de coceira e queimação

O seu médico irá começar com a dose mais baixa possível e ajustar para cima, se necessário.

Antes de iniciar um novo medicamento, pergunte ao seu médico sobre todos os potenciais efeitos colaterais de curto e longo prazo. Para evitar interações medicamentosas perigosas, informe seu médico sobre todos os medicamentos que você toma.

Mesmo que seja devido à disestesia, coçar a pele ou o couro cabeludo pode romper a pele. Para curar a área e evitar infecções, pode ser necessário um tratamento tópico


Em EM 

Mais da metade das pessoas com EM sentem a dor como um sintoma significativo. Cerca de 1 em cada 5 pessoas com EM que relatam dor contínua a descrever como uma dor em queimação que afeta principalmente suas pernas e pés.

A EM causa a formação de tecido cicatricial, ou lesões, no cérebro e na coluna. Essas lesões interferem nos sinais entre o cérebro e o resto do corpo.

Um tipo comum de disestesia experimentada por pessoas com EM é o ABRAÇO DA EM , assim chamado porque parece que você está sendo apertado em volta do seu peito. Pode ser descrito como um aperto forte ou semelhante a um torno, causando dor e aperto no peito e nas costelas.

Aqui estão algumas outras razões pelas quais uma pessoa com EM pode ter sensações estranhas ou dor:

  • espasticidade (tensão muscular)
  • reação no local da injeção ou efeitos colaterais de medicamentos, incluindo medicamentos modificadores da doença
  • infecção da bexiga

Claro, seus sintomas podem não estar relacionados à esclerose múltipla. Eles podem ser causados por lesão ou outra condição subjacente.

Como outros sintomas da EM, a disestesia pode ir e vir. Também pode desaparecer completamente sem tratamento. Também como muitos outros sintomas da EM, quando você e seu médico encontram o tratamento certo, você terá disestesia com menos frequência.


Conexão com outras condições

A disestesia não é exclusiva da EM. Entre as outras condições que afetam o sistema nervoso e podem causar disestesia estão:

  • diabetes, devido a danos nos nervos causados por altos níveis crônicos de glicose
  • Síndrome de Guillain-Barré, uma condição neurológica rara em que o sistema imunológico ataca e danifica parte do sistema nervoso periférico
  • Doença de Lyme, que pode causar sintomas neurológicos semelhantes aos da EM, incluindo coceira e queimação
  • HIV, devido a distúrbios dos nervos motores e sensoriais periféricos resultantes
  • herpes zoster, quando o formigamento e a dor ocorrem perto das lesões


Remédios naturais

Há evidências crescentes que abordagens de tratamento natural para a dor crônica, como acupuntura, hipnose e massagem, podem ser benéficas.

Os seguintes remédios naturais podem ajudar a aliviar a dor crônica associada à disestesia:

  • aplicar uma compressa quente ou fria na área afetada
  • usar meias de compressão, meias ou luvas
  • realizando exercícios suaves de alongamento
  • usando loção que contém aloe vera ou calamina
  • tomar banho antes de dormir com sais de Epsom e aveia coloidal
  • usando certas ervas, como Acorus calamus (bandeira doce), Crocus sativus (açafrão) e Ginkgo biloba

Quando ver um médico

A disestesia persistente pode interferir em sua vida de várias maneiras, como:

  • irritação ou infecção da pele ou couro cabeludo devido a coçar ou esfregar
  • fadiga diurna devido ao sono insuficiente
  • incapacidade de realizar tarefas diárias
  • isolamento de evitar passeios sociais
  • irritabilidade, ansiedade ou depressão

Se os seus sintomas de disestesia estão interferindo em sua vida, você deve consultar seu médico de atenção primária ou um neurologista. Outras causas de sua dor devem ser examinadas e descartadas.

A disestesia nem sempre requer tratamento. Mas se você procurar ajuda, há uma variedade de opções para administrar e melhorar sua qualidade de vida geral. "



ME CONTEM O QUE VOCÊS SENTEM! Pode ser que eu demore a responder pq não estou recebendo notificação de comentários, mas procuro responder assim que vejo.  ♥️ 


Já vi um monte de coisas que sinto aqui. 


BEM MEUS AMIGOS VOU DEIXAR VOCÊS POR AQUI.... 


ESPERO VOLTAR LOGO...


MIL BJINHOS...

FABI 

4 comentários:

  1. Foi muito esclarecido eu entendi,eu sofro todos os dias com essas dores e ultimamente estou ficando muito irritada e sem vontade de nada pois é fadiga crônica diariamente, só por Deus mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sei exatamente do que você está falando, porque quando estava assim, conversei com meu neuro e ele me receitou um antidepressivo que trabalha com os neurotransmissores que nos ajuda com esses sintomas. Não é que agora não sinto mais nada, mas ajudou muuuuuito.

      Converse com o médico que lhe acompanha e tenha muita boa sorte!!!

      Bjos
      Fabi

      Excluir
  2. Outro dia estava deitada e causei um alvoroço, achando q tinha formigas na cama, pois sentia como se tivessem uns bichinhos em mim. Procuramos e não tinha nada.
    Outra coisa q acontece muito são arrepios de frio em pleno calor. Muito ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê Kassis,
      Quando sinto essas esquisitices costumo brincar e dizer que somos mesmo super heróis que até a sensibilidade é diferente.... É muito maluco isso !!! E ruim é claro .... !!!

      Obrigada por seu comentário.
      Bjs
      Fabi

      Excluir