13 de out. de 2016

UM PIANO PARA A VIDA COM ESCLEROSE MÚLTIPLA


Oi meus queridos, como vocês estão ?
Eu estou bem, depois de tanto tempo fora do nosso cantinho, quem me acompanha por aí a fora, como face e instagram sabem que tive que investigar uma inflamação e descobri uma colite no exame de colonoscopia, agora estou tratando-a. 
Mas não é esse o assunto deste post. Estive recebendo algumas mensagens de pessoas que têm a EM e que tocavam piano e com a doença acabaram abandonando. 
Não sei se vocês se lembram do post de novembro de 2015 onde contei minha história com esse instrumento http://www.avidacomesclerosemultipla.com.br/2015/11/o-piano-na-esclerose-multipla.html?m=1
além de contar sobre o benefício da música.
Bem, entre chuvas e tempestades, eis que as aulas de piano permaneceram. Estou há mais de um ano, aprendendo a tocar. Tenho consciência que pelo tempo poderia estar mais avançada. Porém, os perrengues da vida muitas vezes me afastam do que gosto de fazer.
Desde pequena sempre soube que é um instrumento muito caro para se ter em casa, principalmente se não sabe tocar. Hoje acredito que seria um investimento na saúde, além de uma maneira de  prazer, porque acho uma delícia  essa atividade. 
Até agora nesse ano tive a delicadeza e a amizade da minha professora, amiga, prima que me ajudou, primeiramente com um teclado pequeno e agora com o apoio e carinho de uma amiga e aluna dela, com um teclado maior posso treinar as belas músicas que vamos lendo e aprendendo durante o curso. 
Minha amiga querida e professora tem uma grande preocupação em me orientar quanto os benefícios do aprendizado do piano na EM e passa exercícios para fortalecer a musculatura dos braços, da mão e dos dedos. 
Na minha última consulta, meu doutorzinho me explicou que a leitura de uma partitura ao tocar o piano, ajuda muito o nosso cognitivo e o movimento do braço para conseguir fazer tocar uma tecla, nos fortalece os músculos e ganhamos força. 
Por isso, minha professora me inscreveu num projeto para angariar fundos para compra de um piano, pois o teclado que seria um instrumento mais barato, apesar de caro, não servirá para o trabalho de fortalecimento dos músculos, uma vez que as teclas são leves e apenas os dedos se movimentam para tirar o som. 
O projeto é uma doação de qualquer valor, criado com intuito de promover o desenvolvimento cognitivo e motor, além de ser um sonho de infância. 
https://www.catarse.me/um_piano_para_fabiana_eec9?ref=facebook&utm_source=facebook.com&utm_medium=social&utm_campaign=project_share_insights
Peço a vocês amigos se puderem me ajudar a realizar esse sonho com qualquer valor e se puderem compartilhar o projeto ficarei muito grata.

Mil beijinhos e até mais..... 

PS : IMAGEM : FOTO TIRADA NO RECITAL DE INVERNO 2016 



Nenhum comentário:

Postar um comentário