30 de mai. de 2016

QUEM NUNCA PENSOU NISSO?

N
Oi Gente querida, tudo bacaninha com vocês ? 
Comigo não está muito bacaninha não, desde quarta - feira que a fadiga se instalou em mim e junto dela uma chata sensação de vertigem. Tudo muito estranho, como é de caráter da EM. Havia passado por uma consulta na segunda feira pq fui até a neuro que me auxilia em São Carlos, atrás de um relatório médico pra levar nas duas perícias que o Estado de São Paulo me convocou. 
Vou explicar melhor sobre o assunto. Primeiro tive uma licença negada, por falta de papéis ( documentos) e depois, cheguei aos dois anos de readaptação, portanto devo passar por nova avaliação para saber se há necessidade de manter-me readaptada. Não sei se foi por causa desse perrengue, pois quem passa por perícias médicas, sabe que é sempre uma aflição ou se foi algo da EM. Mas estou desse jeito, vendo o mundo como um pião, rodopiando, me cansando mais facilmente e por uma tensão no pescoço, tendo dores de cabeça. Humpf, peço mil desculpas por vir até aqui, compartilhar dessas sensações ruins. Mas, na verdade, o que quero saber, é se o meu grau de “encucação” já passou do normal para a neurose!!! 
Bem, amigos estava fazendo um trabalho para minha cidade poder divulgar o dia mundial da EM e me deparei com uma lista de sintomas, informações e alguns sentimentos que a EM nos proporciona. Confesso que convivendo com ela há 9 anos, acabei esquecendo de alguns pontos muitissimos importantes, mas há um sentimento que não dá pra esquecer, nem quando desejamos: é a imprevisibilidade da doença, num dia você está ótima, é examinada pela médica e fica tranquila, dois dias depois, acorda e percebe que aquele, não será um bom dia. Já precisa desmarcar seus compromissos, porque a bonitinha resolveu dar o seu ar da graça, te fazendo lembrar de sintomas, que já estavam esquecidos. Forte fadiga, com sensações de vertigem.
Achei importante saber as diferenças entre a vertigem e a tontura, para poder explicar melhor ao médico, então estão aqui :


"Tontura e Vertigem 

Definir a sensação de vertigem ou de tontura não é fácil, e todos nós temos as mesmas dificuldades. Como são sensações percebidas individualmente é difícil saber se estamos todos falando sobre o mesmo tipo de experiência. Por isso, a melhor forma de explicar o que sentimos é comparar com situações comuns do dia-a-dia. 
 
Se formos procurar no dicionário, veremos que vertigem e tontura são sinônimos:
* "vertigem: estado mórbido em que a pessoa tem a impressão de que tudo lhe gira em torno; tonteira”,

* “tontura: estado de tonto, zonzo ". 

Do ponto de vista médico, pode-se considerar que existem dois tipos principais de sensações, e que cada uma corresponde a um problema em sistemas diferentes. A vertigem é entendida como uma alteração da percepção do espaço e do movimento do próprio indivíduo, ou do ambiente. Portanto, a sensação de vertigem corresponde a uma sensação desagradável relacionada ao meio externo. A tontura, por sua vez, pode ser compreendida como uma sensação de fraqueza, de mal estar, ou seja uma sensação interna do indivíduo.
 
Nem todas as vezes em que uma pessoa sente vertigem ou tontura há uma doença. Se passarmos rapidamente da posição sentada para a posição em pé, podemos ter uma tontura que dura alguns segundos e logo melhora. Isto se deve por uma leve e rápida oscilação da pressão arterial, e não se trata de nenhuma doença.

A sensação de vertigem também pode ser fisiológica. Ao olharmos para baixo a partir da janela de um edifício alto podemos ter vertigem. Neste caso, a nossa informação visual é levemente diferente da nossa informação do labirinto e é esta discrepância que leva a vertigem. este é um processo normal, que pode ocorrer com qualquer indivíduo.

A tontura definida como sensação de fraqueza, mal-estar, desequilíbrio e turvação visual, “como se fosse desmaiar” se for intensa, pode sugerir diagnóstico de pré-síncope ou causas que não estão relacionadas labirinto e suas conexões. A investigação destes sintomas deve ser feita por um clínico, pois as causas podem ser hipertensão, anemia, doenças cardíacas, efeito colateral de medicações, doenças neurológicas,hipoglicemia, entre outros."

 


 Conheço muitas pessoas que não deixam seus afazeres por conta desses sintomas. No entanto, nesses anos de experiência, aprendi que se forem sintomas corriqueiros, se eu fizer um certo repouso, não gastar energia (que já não tem), me poupar o máximo, com pouco tempo, tudo volta ao normal. Então, foi o que fiz. Só que infelizmente até agora, sinto que estou um pouco melhor, mas, ainda me cansando fácil e zonzeira na cabeça. Então, essa sensação de insegurança é ainda pior, pois meu médico está em Londres numa pesquisa e minha médica com uma agenda transbordando, não conseguiram me ver, o que me causa ainda mais angústia. Conversando com o Baby, falei sem pensar duas vezes: - Sabe qual é meu sonho de consumo? Ele, mesmo com o semblante de certeza de que já sabia, respondeu que não. Então, eu disse: - Uma máquina de ressonância magnética, e comecei a rir. Ele parecendo surpreso, achou triste o meu desejo. E eu disse: - Assim já entrava lá e em algumas horas, saberia, se é surto, ou se não é? Se ela está quietinha ou se mexeu? E já tirava isso da minha cabeça. Acho que o Baby não me achou muito normal, ficou pensando que eu não reclamo pra entrar na máquina, quantas vezes precisar. Enquanto, eu fiquei sentindo que essa imprevisibilidade, acaba deixando a gente neurótico. E disse ao Baby: - Nossa, ter uma máquina de ressonância magnética em casa? É o cúmulo da neurose, rs. 
Bom meus amigos queridos, vou deixando vocês por aqui, que já bateu a canseira ... Humpf. 

Mil beijinhos e até mais.

4 comentários:

  1. Oi minha querida! Como eu te entendo... bjs com mt carinho desta q também tem alguns desejos q só Deus .😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga querida, não imagina o quanto pensei em você!!! Lembrei de todas as suas perícias que tentei acalma-la .....rs
      Mas mesmo assim, dessa vez foi muito difícil....
      Graças a Deus que já foi....
      Precisa me contar sobre esses desejos, pq eu com a máquina de ressonância magnética???? Afff.....kkkkkk
      Beijo enorme com carinho

      Excluir
  2. Olá!
    Eu tbm percebi que não estou com a mesma disposição de antes, principalmente no período da tarde, até minha memória fica falhando. É difícil aceitar isto! Mas...não tem jeito.
    Tenho uma dúvida, as lesões que a gente sofre com a esclerose se reconstituem? O que acontece?
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, eu percebo na concentração, vai no pé.... Afff
      Olha, pelo que eu entendo, existem aquelas lesões que somem e aquelas que ficam, que são as cicatrizes. Normalmente até as sentimos como sequelas. Acredito que depende da intensidade da inflamação e se foi tratada também.
      Procure tirar todas as suas dúvidas com o seu médico sempre, que é mais confiante.
      Obrigada pela participação.
      Grande beijo
      Fabi

      Excluir