2 de dez. de 2014

SEQUELAS NA ESCLEROSE MÚLTIPLA


SEQUELAS

Um dia perguntei a ele:
Mas essas sensações irão sumir?
"Com o tempo elas somem" foi a resposta que me deu.
Mas antes do tempo me ensinar que não somem, eu lhe disse:
 Não vai sumir não é? Eu é que vou me acostumar! Então ele continuou: " Você entendeu tudo".
Sobretudo eu me senti uma sortuda. (FDRB)


Oi meus queridos tudo bem com vocês? 
Eu hoje fiquei pensando muito nesse probleminha que temos que enfrentar alguns mais do que outros.
Eu graças a Deus não tenho nada para reclamar sobre isso. Estou falando sobre as sequelas que alguns surtos deixam na gente. Eu como tive surtos sensitivos fiquei com uma diferença de sensibilidade na perna esquerda.
E como a maioria desses foram do lado esquerdo do meu corpo, quando tomo um banho mais quente ou a minha menstruação vai dar sinal de vida sinto muitas coisas relacionadas a minha companheira. Como já contei aqui para vocês os sintomas exacerbam nesse período e já disse porque é normal, porque a nossa temperatura aumenta quando ficamos menstruadas e aí já viu né?
Mas estou falando de sequelas que também aparecem quando estamos passando por alguma situação tensa, temperatura alta ou novo surto que pode deixar uma nova sequela.
Mas aí você se vê com uma sensação que está diferente há tempos e não percebe melhora. 
Precisa procurar ajuda logo. Quando for uma dificuldade motora um fisioterapeuta é emergência, se for na fala um fonoaudiólogo no caso de ser sensitivo não há muito o que fazer por isso de uma conversa que tive com o meu doutorzinho no início, quando ele me apresentou a EM, hoje relembrando fiz esse pensamento pois para mim se encaixou muito bem. No início tive um problema na marcha e fazendo pilates com fisioterapeuta foi melhorando até que na última consulta estava excelente. Apenas me lembro das minhas quando estou como hoje, uma mulher em plena sua fase sofredora de pós TPM com um índice de fadiga altíssimo!!! 

Queridos vou deixar vocês por aqui hoje!!! 
Mil beijinhos e até mais...
.

12 comentários:

  1. Oi Fabi, tem hs q o negócio fica tenso. Mas vc tem a capacidade de entender td q lhe acontece, com certeza, em função da sua experiência. Eu, por exemplo me comparo, em alguns dias, com uma "vaca
    tonta ", rsrs sem rumo. Será q é isto? Será q é aquilo? Muitas dúvidas...

    ResponderExcluir
  2. Fabi, essa madame aí de cima, sou eu. Roseli kkkkk mts bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale querida tenso é apelido. É que com o tempo você vai observando todas as sensações do seu corpitcho e quando algo não está no seu estado normal é como se tocasse um sinal de alerta dizendo: Ei presta atenção tem alguma coisa acontecendo!!! Aí é hora de observar 24 horas e se não melhorar ou sumir, contar o que está acontecendo ao seu médico.
      Mas isso é natural vem com a convivência com a EM da forma mais tranquila possível, porque não podemos achar que tudo que sentimos é culpa da BONITONA....rs
      Morri de rir com a "vaca tonta" kkkk
      A gente com essa mudança de medicamento, vamos combinar que são muiiitas emoções...rs
      Afff...
      Beijão querida sua amiga
      Fabi

      Excluir
  3. Aah Fabi com 5 meses da descoberta da dona EM to pirando rsrs, espero que com seus relatos me deem um pouco de ânimo e confiança de que posso sim viver normalmente com essa companheira nao muito desejada. Vejo que pelo menos nao to sozinha nessa luta... Adorei encontrar esse blog e sempre dou uma espiada para ver como você está, fique bem beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana seja muito bem vinda aqui no nosso cantinho e fique a vontade para contar a sua história!
      Fico feliz que o blog possa ajudar. No início é tudo muito diferente e você precisa ter um profissional onde tenha plena confiança e companheirismo além de ter muito conhecimento na EM daí o resto a gente vai se adaptando aos poucos.
      Espero que esteja bem!!!
      E qualquer coisa estarei aqui a disposição!!
      Beijos
      Fabi

      Excluir
  4. Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "SEQUELAS NA ESCLEROSE MÚLTIPLA":

    Oi Fabiana!! Tudo bem? Falando em sequelas, tenho o diagnóstico fechado para EM a sete meses. Nao sei se é muito cedo ainda para falar respeito mas nap tenho sofrido com a fadiga porém em compensação fiquei desde agosto com uma sensação de peso nas pernas que tem me acompanhado. Já li que pode ser a tal espasticidade, uma das formas dela. Aqui no Brasil vc sabe me dizer se adotam algum medicamento para tratamento dessa sensação que sinto, ou terei também de aprender a conviver com ela? Bjos e muito obrigada!!! Cinara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cinara, espero que esteja bem!
      Olha não sei o que acontece que o seu comentário não aparece aqui então eu coloco para todos participarem.
      Bem, em primeiro lugar já é uma benção não sentir fadiga que é um sintoma incapacitante. Depois sobre a epasticidade, existem remédios próprios para eles, porém não sei ao certo se o SUS. Já distribui,? Procure saber com o seu neutro.
      Beijão
      Fabi

      Excluir
  5. bom dia.
    Quero saber se alguém com EM conseguiu retornar as suas atividades normalmente no trabalho e conciliar o tratamento?

    ResponderExcluir
  6. BOA NOITE. FUI DIAGNOSTICADA HÁ POUCOS DIAS COM EM E ESTOU COM DIFICULDADE PARA CAMINHAR, QUASE NÃO TENHO EQUILÍBRIO. GOSTARIA DE SABER A ALGUÉM FICOU MAL NUM SURTO E APÓS SE RECUPEROU TOTALMENTE. ESTOU COM MEDO DE FICAR COM SEQUELAS. MEU PRIMEIRO SURTO FOI MTO INTENSO, ESTOU COM MAIS DE 9 LESÕES HIPERINTENSAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jéssica, seja bem vinda!!!
      Bom, sei o quanto é novo para você esses assuntos, porém a EM é individual para cada pessoa.
      Cada um a sente de uma maneira assim como o tratamento é individual, pode ser que pra você seja completamente diferente do que é pro outro. Por isso, aqui falo da experiência que tenho com mais de 10 anos com EM e na maioria das vezes quando a EM é do tipo surto remissão, após fazer a pulsoterapia ou não, pode voltar totalmente se procurar fazer o que o médico recomenda. Algumas vezes, pode acontecer de ter sequela. Mas se vc quer um conselho, não se preocupe com isso e sim em fazer o tratamento direitinho e não se estressar pq isso tb piora os nossos sintomas !
      Bem, se precisar estou por aqui!
      Motta boa sorte!
      Bjs
      Fabi

      Excluir
  7. Bom dia, Fabi.
    Estou a poucos dias diagnosticada com EM. Ainda estou fazendo exames pro meu neuro me indicar a um especialista.
    Mas o q me incomoda no momento é minha total falta de equilíbrio. Espero que qdo comeccoo tratamento,diminua esse sintoma. Bjs e adorei seu blog! Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra
      Seja bem vinda! O início é tudo mais difícil, mas depois que você aprende a conviver com a EM as coisas ficam mais leves.
      Bom, cada caso é um caso, mas se você já foi diagnosticada, iniciando o tratamento já ficará mais segura.
      Converse com o seu neuro se não ajuda a melhorar esse sintoma com fisioterapia?

      Muita boa sorte!
      E obrigada pela visita.
      Se puder ajudar com alguma dúvida, fique a vontade!
      Bjs
      Fabi

      Excluir