6 de mar. de 2014

ESCLEROSE MÚLTIPLA BEM COMPORTADA

Oi gente tudo bem?  Por aqui está tudo bem. Depois de um carnaval bem movimentado com direito a festinha de 10 anos das minhas princesas Stella e Beatriz estou aqui pra contar como vai o andar da carruagem.
Bom, como tinha dito a vocês fui pra Sampa na consulta com o meu doutorzinho, entrando no consultório ele quis que contasse tudo que estava acontecendo comigo e eu mais do que depressa comecei a dizer que da EM não tinha muito o que falar(graças!) mas o que estava me fazendo arrancar os cabelos era o meu período menstrual e blábláblá contei todo o meu drama de anticoncepcionais e sugestão de DIU. Ele foi anotando tudo e disse que a gente tinha que dar um jeito nisso porque com o que é mais difícil conviver (a EM) estou super bem, como deixar a TPM, pós PM e durante M me derrubar?
Me contou que existem muitas mulheres com esclerose múltipla que tem seus sintomas exacerbados e ficam mesmo imprestáveis nessa época. Meu doutorzinho pegou o número do telefone do meu gineco e disse que ia conversar com ele. Ficou com uma pulga atrás da orelha pra investigar que é o uso do anticoncepcional junto com outros medicamentos que utilizo como antideprê e outro pra enxaqueca, disse que iria estudar.
Me examinou e disse que eu estava ótima, bem mais forte e firme. Na hora do resultado da tão temida ressonância magnética, foi tudo ótimo também, nenhum sinal pós contraste e nenhuma lesão nova. Também constatamos que a vitamina D melhorou muito e chegou ao nível que a literatura comprova que nós esclerosados estamos protegidos.
 Foi uma consulta muito animadora, quando toquei no assunto que as vezes me aflige ele demonstrou que foi até bom eu ter tocado nisso. Bem eu o lembrei que nas primeiras consultas ele sempre dizia que naquele momento não era o problema, que o difícil na EM é que depois de 10 anos a coisa muda de figura e esse ano eu estava comemorando 7 anos então o que ele poderia dizer sobre o meu prognóstico? E ele disse que estava muito animado com o resultado dos meus exames e que acredita que não vai haver nenhuma mudança não!
Respirei aliviada e relaxei!!! Minha companheira diária está muito bem comportada!!!

Queridos vou ficando por aqui hoje desejando um ótimo fim de semana a todos!!!
Mil beijinhos e até mais...

12 comentários:

  1. Que coisa boa Fabi! Fico muito feliz por você amiga! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rê querida!!! Sinto falta dos seus comentários por aqui!!!!
      Bjao

      Excluir
  2. Isso eh bom d+,e assim vai continuar....;)bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane muito obrigada por seu comentário !!!
      Beijao

      Excluir
  3. Oi Fabi,
    Já comentei acho que uma vez no seu blog que, assim como o da Bruna, só nos traz esperança.Isto porque vocês encaram com mt coragem e com um foco diferente a nossa companheira EM. Apesar da minha ter se apresentado agora, com 53 anos, ela foi considerada surto-remissão e fiquei mt feliz por não ser a Primária Progressiva. Vou começar a fazer o tratamento com o Rebif 44 daqui a uns 35 dias, que é quando chega na Secretaria de Saúde da minha cidade, Miguel Pereira, interior do RJ. Estou animada, apesar de saber dos possíveis efeitos colaterais. Não posso optar... Ou tomo ou tomo... Ou continuo vivendo da melhor maneira que eu puder ou vou ficar uma velha ranzinza que nem eu mesma vou aguentar. Obrigada por compartilhar suas experiências conosco. Creio que daqui a algum tempo já terei mais intimidade com a nossa "amiguinha" e tb levarei a vida com mais leveza. Fora que minha maneira de pensar já foi totalmente transformada depois do diagnóstico. Bem vamos seguindo, orando por todos que a tem e que a cura não demore mt. Abraços carinhosos, Ma. Roseli

    ResponderExcluir
  4. Oi Roseli, me lembro de você perfeitamente ! Como você está passando? Esse receio pelo medicamento todos nós tivemos e hoje tiramos de letra!!
    Boa sorte em seu tratamento e BjAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabi,
      Iniciei um surto ontem e já estou fazendo a pulso. Comecei hoje. Serão 3 dias. Mas com mt fé e força, que em grande parte vem de pessoas como vc que se dedicam, escrevendo textos maravilhosos, despindo-se de todo o preconceito que ainda há em relação à EM. Quando encontro com pessoas da minha relação, digo sem nenhum problema que tenho a doença. Alguns me olham com uma carinha de pena... Mas falo com mt naturalidade. Isto porque não posso ser egoísta para "preservar" a minha imagem e tirar a oportunidade de outras pessoas terem o diagnóstico precoce e, com isso, a chance que eu estou tendo de me tratar e mudar o curso da doença. Não sei se lhe contei, mas eu tenho uma amiga que se formou comigo há mais de 35 anos e foi embora para Niterói. Eu perdi o contato com ela, pois sou do interior do RJ, Miguel Pereira. Para minha surpresa a reencontrei na formatura da minha filha, que se formou na UFF, em 2010, pois a filha dela estava se formando em Farmácia junto com a minha. Mt coincidência né? Pois bem, não acaba por aí. Ao encontrá-la soube que ela era portadora da EM. Choquei! Em agosto de 2013, qdo. comecei a sentir algumas sensações incomuns, busquei na Internet e como já havia ouvido falar da EM, através dessa amiga, pesquisei mais a fundo. Desconfiei e sugeri ao médico meu medo. Veio a pergunta: Quer pecar pelo excesso? Claro que respondi que sim. Ao chegarem as ressonâncias, eu estava certa! Vc acha que depois de um milagre desses, benção de Deus, pode existir alguma forma de orgulho e preconceito em meu coração? Jamais! Parabéns Fabi! Mesmo sem conhecê-la, tenho orgulho de vc. Muito obrigada pela sua disponibilidade em ajudar a todos nós portadores, carentes de quem nos ouça, nos entenda, etc.... Mil beijocas. Roseli

      Excluir
  5. Oi Roseli,
    espero que esteja melhorando do surto e das reações da pulso.
    Muito obrigada por suas palavras, mas ainda não conhecia essa sua história que mais uma vez comprova o que sempre penso. "Nada nessa vida é a toa, por acaso, que tem um propósito isso tem." E são nessas bençãos de Deus que eu acredito também, costumo chamar de sinal. Isso é um sinal. Talvez se você não tivesse ouvido sua amiga e ela não tivesse exposto o ocorrido as coisas poderiam ser diferente.
    Graças a Deus você foi atrás!!!
    Muito obrigada pela contribuição aqui no nosso cantinho, eu só quero usar o que vou aprendendo convivendo com a EM,pra ajudar aqueles que se sentem um pouco perdido.
    Um grande beijo e mande notícias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Fabi,
      Já terminei minha pulso. Até o segundo dia td tranquilo. No terceiro, começaram os efeitos. Fiquei sem força. Só dormia e acordava.Um pouco trêmula, dá até impressão de que se está pior do antes rsrs Que moleza no corpo! Ainda sinto algumas queimações e tato diferente nos dedos das mãos. Teve um dia que parecia que eu tinha um chiclete gigante agarrado no meu pé esquerdo. Pode? Mas td certo, sei que esse é um mal necessário. Vou melhorando a cada dia, graças a Deus. Como sou mt inexperiente no assunto, estes sintomas costumam passar após a pulso? Gostaria de trocar essa figurinha com vc. Agradeço sua atenção, mais uma vez. Beijocas, Roseli

      Excluir
  6. Oi Roseli,
    que bom que já está no final, eu me lembro que vez que precisei fazer pulso sentia as reações de 15 em 15 dias e no último mês fui sentir só depois dos primeiros 15 dias então o médico suspendeu a última dose.
    Bem no último surto que tive ele me receitou uma dose muito alta de corticóide via oral que disse q poderia ser comparado a uma pulso, fiquei com reações muito fortes por um bom tempo que até escrevi um post depois de uma conversa que tive com ele que me acalmou. Se quiser saber um pouco mais está aqui http://www.avidacomesclerosemultipla.com.br/2013/05/coisas-que-flutuam.html
    Tem coisas que depois de algum tempo a gente esquece, mas acredito que tudo isso q vc tá sentindo vai passar e na hora que passar você vai se sentir novinha em folha!!!
    Beijinhos


    http://www.avidacomesclerosemultipla.com.br/2013/05/coisas-que-flutuam.html



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, mais uma vez, Fabi. Vc é uma benção! Um abraço carinhoso, Roseli

      Excluir