13 de ago. de 2013

ESQUISITICES DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

Oi gente tudo bem? Eu estou bem, um pouco devagar como é de costume ficar naqueles dias que só nós mulheres sabemos como é, o problema é esse não estou naqueles dias, ou melhor, não deveria estar, mas como o meu ciclo é todo certinho, pois tomo remédio eu sei que lá pro décimo sexto dia meus óvulos estão se mexendo e eu começo a sentir algumas reações de TPM que são misturadas com a EM. Mas esse mês a coisa aconteceu diferente, perto desse dia fatídico comecei a sentir tonturas, calores e dor de cabeça. A Dra. Roberta costuma dizer que a mulher por si só quando fica "monstruada" modifica 30% o seu estado normal, por causa da bagunça de hormônio e perda de proteínas e nutrientes no organismo. Então ela define o meu estado "letárgico" assim, nós com EM já estamos no 70% porque a EM já nos tira alguns por centos de energia e outras cositas mais, portanto nessa época retirando os 30%, façamos a conta (confesso que nunca gostei de matemática) 70-30 = 40 isso mesmo, eu fico 40%....belezinha mais do que a metade.....rsrs.
Credo que papo brabo, mas estou contando isso aqui pra vocês só pra saber como vocês ficam nessa fase? Por exemplo, essa semana ainda faltam 8 dias pra descer e eu já estou sentindo esse monte de coisa ainda mais com esse frio que voltou repentinamente e quase pegou a gente de calça curta, o corpo voltou a ficar todo enrijecido. A gente estava por aqui num calor de 30 C° e confesso que cheguei a dizer que estava preferindo o calor. Mas a questão é a seguinte, agora não era hora de sentir essas coisas eu ainda tinha uns dias de folga, mas não sei por qual motivo deu esse escape e tudo ficou esquisito.
Esquisito sim, a minha paciência diminui demais, a tontura aumenta muito também, a fadiga parece um órgão do meu corpo, fico a zero por hora e sinto uma sensação estranha que mistura o que você enxerga com o que tem no cérebro, parece que tem uma batedeira lá dentro misturando tudo, isso por alguns mínimos segundos, de tempo em tempo, mas é muito estranho.
Além dos formigamentos e certos tremores que quando aparecem já sei que o dia D está chegando.
Eu só fico me perguntando o que vai ser de mim? Se sou mulher e sempre vou ter esses perrengues com hormônios e tenho a EM como companheira. 
O negócio é não ficar pensando, é encanar o mínimo possível e ir levando do jeito que a gente aguenta. E aguentar é com a gente mesmo não é mesmo? Pelo menos eu sou uma pessoa que não gosto de ficar reclamando da vida. 
A semana que passou até fiquei preocupada, eu estou enforcada de grana, com um monte de problemas financeiros para resolver, contas a fazer, corte de gastos e tudo mais mas o meu astral permanecia o mesmo, eu estava desanimada, queria ficar jururu, mas eu não consiguia. 
Vejo a beleza nas coisas mais simples, a graça em momentos estressantes, alegria em horas comuns, assim acho que sou. Essa deve ser mais uma esquisitice da nossa companheira diária. 
Tem pessoas que as vezes a gente até pensa, "nossa essa pessoa precisava sofrer na vida, seria mais feliz e daria mais valor a ela!"
Enfim, assim levamos a vida e deixamos ela nos levar, levemente!!!
Meus queridos vou deixando vocês por aqui, preparando algumas surpresas para os próximos dias!
Mil beijinhos e até breve 


14 comentários:

  1. Oi Fabi!
    Fui diagnosticada com EM aos 35 anos e até os 46 "monstruei" normalmente.
    Eu tinha uma TPM danada que foi controlada com antidepressivo.
    Mas a EM nunca intereriu na minha TPM, nem no periodo menstrual.
    Aos 46 anos parei de menstruar (ADOREI!) por causa dos corticoides. Muitas vezes ameaçou vir, mas não veio.
    Conforme os últimos exames ginecológicos que fiz, ainda não estou na Menopausa, pois meus hormônios estão sendo produzidos normalmente, está tudo funcionando nos conformes, só não menstruo. UHUUUUU!!!Sempre detestei menstruar... TPM, cólica forte e seis dias de sangramento intenso. Era um horror... ninguém merece!
    Desse efeito colateral da cortisona eu gostei... kkkkk...
    Tomo um remédio para a fadiga que ajuda muito.
    De qualquer forma observa, se notares algo a mais, consulta teu neuro. Te cuida direitinho, tá?!!
    Beijos com carinho. ♥(✿◠‿◠)♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, que benção essa sua menstruação que te deu essa trégua ! A minha me dá trabalho desde menina, cólicas, tpms fortes e fluxo extenso!
      Muito bom saber que seus exames ginecológicos estão normais!
      Pode deixar que estou sempre alerta a qualquer mudança !!!
      Obrigada querida
      Tenha uma ótima noite!!
      Bjao

      Excluir
  2. Oie Fabi!

    Não tenho esclerose multipla, mas minha mamãe sim. Eu sempre sofri de cólicas intensas (chegando a desmaiar em funçao das cólicas)!!! "Terrivel"!!! Entendo todo esse processo da TPM e cólicas, pra mim eh mensal essas cólicas, porém faz 2 anos mais ou menos que tomo um copo de iogurte por dia em jejum o que ajudou bastante a diminuir as cólicas #Fica a dica, já que não tomo leite (hum não gosto, não tomo de jeitinho nenhum!!!) O Iogurte HUM< sim sim #Adoro e fez um bem danado.
    abraço. Gislaine Grandemagne
    facebook.com/ esclerose multipla virtual
    www.esclerosemultiplavirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine, eu também tenho uns perrengues com a minha menstruação desde mocinha, mas cólica graças a Deus não tenho mais! Mesmo assim muito obrigada pela dica!
      Também não sou muito fã de leite, apenas tomo quando me bate aquela vontade!!!
      Conheço o seu blog e sua história ! Espero que sua mãe fique bem!!! E que você continue sendo essa filha forte!!!
      Tenha uma ótima noite!!!
      Obrigada pelo comentário.
      Bjao

      Excluir
    2. Ai que amor Fabi!

      Obrigada, pelas tuas palavras. Mamys está beemmm (passando por esse inverno rigorossso) Eu digo pra ela ESTAMOS NO LUCRO!!!
      Fique beemm vc também.
      abraço.

      Excluir
    3. Bom saber Gislaine, aqui também esfriou muito, e as dores todas voltaram com ele. Espero que passe logo esse inverno!!!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Fabi,também estou na TPM e eu fico insuportável juntando com a EM então é quase insustentável me aturar esse dias,tento me controlar mas tem hora que nem eu me aturo e meu marido já me conhecendo nem chega muito perto tadinho rsrsrs.Bjosssssss,Zildelena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zildelena, é assim mesmo que também fico....rs
      Mas o pior são as coisinhas físicas que sinto mesmo, mas a gente vai torcendo pra que o tempo passe logo e junto com ele a TPM pra aguentar a do próximo mês....rsrsrs
      Muito obrigada por seu comentário querida!!!
      Beijão

      Excluir
  4. Estarei começando o tratamento com Gilenya (fingolimode) na semana que vem e relatarei no meu blog como estou me sentindo.

    Kkkkk, 30 graus é calor? Aqui no Rio de Janeiro isto é fresco. Aqui chegou a fazer 35 graus no inverno! E, com 35 graus, já sabe né? A EM fica uma coisa...

    Ah, em relação à TPM, não sei responder como fico com a esclerose, pois nunca sei quando tô de TPM... Tem vezes que sinto dormências, formigamentos, mal-humor, já não sei mais se é EM, se é TPM ou alguma outra sigla...

    Ah, dinheiro, nem me fala... Vivo numa dureza ou numa pão-dureza para não ficar dura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena,
      boa sorte com seu novo tratamento!!! Eu vi mesmo na tv os cariocas morrendo de frio com a temperatura a 20 C°......rsrsrs
      Gostei dessa pra não ficar dura, o pior é que não consigo ser assim viu pão dura então fico dura mesmo....rsrsrsrs
      Muito obrigada por suas palavras e novidades!!!
      Beijão

      Excluir
  5. Fabi,tem dias que pra levantar da cama já é um sacrifício e pensar o que tenho pra fazer durante o dia então...Mas graças a Deus vou melhorando um pouquinho com o passar das horas.Vida noturna?Não gosto de sair a noite,prefiro ficar em casa,vendo filmes e pedir uma bela pizza e curtir a família,estou sempre cansada e a noite nunca foi meu forte e minha sorte é que meu maridinho também não curte vida noturna,bem é isso.Beijosss,Zildelena.

    ResponderExcluir
  6. Olha acho que estou ficando caduca esse comentário é do seu útimo post tá,desculpa pela gafe.Zildelena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zildelena,
      Eu também adooooro uma pizza e filme então amo!
      Foi ótimo esse seu engano, fiquei super feliz!!!!! rsrsrsrs
      E nada tem a ver com caduquice...... só que você leu os 2..... Kkkkk
      Muito obrigada pela sua contribuição sempre!!!
      Bjao

      Excluir