4 de jul. de 2013

SERÁ A RESPOSTA ?

Oi gente tudo bem? 
Vi um artigo de uma rede de pacientes de enfermidades crônicas que estava falando da piora dos nossos sintomas quando elevada a temperatura do nosso corpo. Isso pode ser por causa do calorão do verão, ambiente quente, exercício físico, febre, menstruação e claro pra nós hoje o mais temido e falado banho quente. Como minha querida amiga e companheira Bruna disse no seu blog, como podemos nos sentir tão revigorada com um banho quente se ele nos causa tantas sensações no mínimo esquisitas e por fim ruins?
Bom pra falar nesse assunto, o artigo conta com o famoso e conhecido por nós o fenômeno de Uhthoff, nesses post você pode conhecer sobre o calor, a EM e Uhthoff.
http://www.avidacomesclerosemultipla.com.br/2010/01/esclerose-multipla-e-o-calor.html
http://www.avidacomesclerosemultipla.com.br/2010/11/o-calor-e-esclerose-multipla.html
Então a explicação é a seguinte: a bainha da mielina do sistema nervoso central que foi desmielinizada pode ser muito sensível mesmo a pequenos aumentos de temperatura  atrasando a condução da sinapse ou mesmo bloqueando.
Esta sensibilidade pode aparecer quando nos queimamos com o sol, em exercícios, banhos quentes, excitação, cansaço, febre, ou qualquer outro fator associado a um aumento da temperatura do corpo, estresse, menstruação, etc. Para mim esse fenômeno responde a maioria das minhas incertezas na EM.
Já falei aqui pra vocês que percebo que minha temperatura aumenta no período "monstrual"né?
 Nesse post falo disso http://www.avidacomesclerosemultipla.com.br/2013/06/ficar-de-molho.html
Por isso então que sinto tanta tontura, tanta fadiga, tanto formigamento, tanta esclerose múltipla na minha vida? Será?
"Qualquer sintoma da esclerose múltipla pode ocorrer deste modo" diz o artigo, e uma das formas mais comuns é a visão turva depois da atividade física.
Essas mudanças na visão são dos chamados sintomas flutuantes, nesse post escrevi sobre eles http://www.avidacomesclerosemultipla.com.br/search/?q=flutuantes
Visão embaçada pode ser do exercício, estresse, fadiga, temperatura corporal elevada.
Como passa depois do descanso e da volta da temperatura normal do corpo é mais um sintoma flutuante.
Uma coisa que diz o artigo e que achei muito importante é que essa "fragilidade induzida pelo calor apresenta problemas de segurança para pessoas com esclerose múltipla, como o impacto de debilitar pode ser rápido e dramático, pode se encontrar debilitado  o paciente para se livrar das condições quentes que estão causando o problema."
Gente achei esse artigo fenomenal por responder essas minhas inquietudes, mas claro que agora na minha próxima consulta com o meu doutorzinho vou conversar com ele mais sobre esse assunto e aí contarei pra vocês aqui.
Mas tenho um outro assunto que anda viajando pela minha cabeça que estou louca pra expor aqui pra vocês num próximo post!
Vou deixando vocês por aqui!
Muitos beijinhos e até a próxima...

Fonte: Redpacientes 


7 comentários:


  1. Pois é amiga! E agora, no inverno, precisamos tanto de um calorzinho, né?!!
    Ainda bem que existe o calor humano... este é muito bom e só faz bem!
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é o melhor né Neyra querida?
      Espero que tenha recarregado a bateria...:)
      Bjão

      Excluir
  2. Olha que chique, tô no blog da Fabi!
    Amei!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahua
      Vc que tá muito chique em todas as mídias Bruninha!!!
      Bjão

      Excluir
  3. Gente que alívio saber de tanta coisa que sentia e até esqueci de falar com o meu médico descobri com vcs,dá um alívio enorme.Bjos e muito obrigada por tudo,Zildelena.

    ResponderExcluir
  4. Zildelena querida essas informações tem que ser afirmadas pelo neuro, por isso que estou louca pra próxima consulta!!!! Hehehehe
    Temos que falar tuuuuudo pra eles sempre!!! Aqui a gente só troca as nossas experiências né?
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Minha mamãe eh portadora de Esclerose Múltipla. Na escala da EM está em fase bem avançada ( o que para mim é muito dificil)!
    Consegui no ano passado fazer um site para falar um pouquinho da Esclerose multipla e do dia-a-dia dela. Gostaria de poder ajudar de alguma forma outros portadores e me ajudar também.
    acesse lá e conheça nossa história : www.esclerosemultiplavirtual.com.br
    também estamos no facebook.com/ Esclerose multipla virtual.
    super abraço. gislaine grandemagne

    ResponderExcluir