29 de mai. de 2013

UMA NOVA GERAÇÃO DE MEDICAMENTOS


Oi gente, tudo bem? 
O grande dia chegou!!! Dia Mundial da Esclerose Múltipla!!! Dia de conscientizar, como no blog já escrevi muita coisa sobre esse assunto e pra quem quiser ler agora está mais fácil, é só colocar na busca do blog: conscientização e todos os posts aparecem. 
Isso ficou muito chique, foi o Baby que fez pra mim :)

Mas continuando com o prometido, vocês se lembram do último surto que tive e precisei falar com o meu doutorzinho? Olhem aqui se quiserem relembrar.
Pois bem, foi nesse dia que ele me falou dos novos medicamentos que estão ainda para surgir e disse de forma bem esperançosa e animada que estamos com ótimas novidades para o futuro próximo, tem 2 novos medicamentos por boca que estão sendo avaliados. E outros também, que estão em testes.
Bem, então vamos lá, em abril desse ano foi aprovado pela FDA (Food and Drug Administration), o fármaco: fumarato de dimetilo teve já o parecer positivo do Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia do Medicamento (EMA).
Depois que a Biogen-idec que é quem o produz, analisou a sua eficácia, qualidade e segurança, ambas as autoridades concluiu que o medicamento apresenta um perfil risco-benefício favorável. Disso nós entendemos muito bem, a partir de quando precisamos usar um medicamento potente que barre a nossa amiga e companheira diária assinamos um termo de responsabilidade quanto a esses riscos, porém os benefícios são nitidamente comprovados na nossa qualidade de vida quando esse consegue atingir o seu objetivo.
Bom, mas voltando ao Tecfidera, nome comercial desse comprimido já disponível nos EUA. Na Europa falta a opinião da Comissão Européia (CHMP), é esperado que esse medicamento seja autorizado e chegue ao mercado europeu em 2 meses.

Com a aprovação da FDA e a opinião positiva do CHMP, estamos um passo mais próximo de oferecer à comunidade de EM um tratamento eficaz, com um perfil de segurança favorável, associados à comodidade da administração oral (cápsulas) – uma combinação que acreditamos ter um impacto positivo significativo nas pessoas que vivem com esta doença crónica”, diz George A. Scangos, diretor-executivo da Biogen Idec. Ele complementa:
A Biogen Idec está empenhada em proporcionar tratamentos inovadores e estabelecer novos paradigmas para a próxima geração de medicamentos. Acreditamos que este medicamento irá aumentar as expectativas das pessoas com EM sobre o que podem esperar da sua terapêutica”.

A aprovação da FDA e a opinião do CHMP são baseadas nos dados de um extenso programa de desenvolvimento clínico que incluiu dois ensaios de fase 3 que envolveram mais de 2600 doentes, bem como um estudo de seguimento a longo prazo que inclui doentes seguidos há mais de quatro anos.
De acordo com o Vasco Salgado, diretor do Serviço de Neurologia do Hospital Fernando da Fonseca, esta notícia constitui “uma significativa mais valia no tratamento da Esclerose Múltipla. Trata-se de um fármaco com um perfil de segurança favorável e uma eficácia significativa, na redução de surtos e da atrofia cerebral e na evolução da incapacidade motora. Igualmente importante do ponto de vista do doente, associa a comodidade de se tratar de um medicamento oral”.

Pelo que estamos vendo nesses últimos anos está surgindo uma nova geração de medicamentos para ajudar no controle de surtos e também na evolução da doença, que hoje está sendo uma grande preocupação dos pesquisadores. 
Então, nós só temos que nos encorajar cada vez mais para seguir em frente com nossa luta, principalmente hoje que é um dia muito importante para refletirmos de que forma podemos contribuir na conscientização e divulgação sobre a Esclerose Múltipla.

Enfim pessoal, vou ficando por aqui.
Desejo a todos um ótimo feriado.
Muitos beijinhos e até a próxima.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=57460&op=all

7 comentários:

  1. Só boas notícias!
    Ah, e o blog tá um luxo só! Digno de uma super diva ;)
    Agora, sobre as medicações, esse pessoal de laboratório deve fazer um concurso pra escolha do pior nome pra cada remédio né? Nunca vi coisa pra ter nome ruim, feio e nada a ver: Gilenya, Fampyra, Tecfidera, Avonex... haja criatividade usada de forma estranha! hehehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha,ha,ha! Bruna, realmente, os nomes são horríveis!

      E Fabí: seu blog está lindo!

      Excluir
    2. Os nomes realmente são péssimos ! Muito obrigada L que bom que vc curtiu o novo visual!!
      Bjokas
      Fabí

      Excluir
  2. Estamos mesmo Bruna numa fase ótima espero que continue assim. Ah, que bom que você gostou do blog, tá charmosinho né? Nossa você falou tudo, cada nome esquisito, quando o meu neuro falou no telefone eu devo ter ficado com a aquela cara sabe com um ponto de interrogação (?) GIGANTE....kkkkkkk
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Confirmamos a inscrição deste blog para o I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde
    Data: 08/06/2013 das 08 as 17 horas.
    O encontro acontece na Câmara Municipal de Vereadores de SP "Palácio Anchieta"
    Endereço: Viaduto Jacareí, 100 - Centro de SP/SP
    Metrô + próximo é o Anhangabaú
    Estacionamentos próximos.
    Confira a programação completa aqui: http://www.blogueirosdasaude.org.br/p/programacao-0800-hs.html
    Iniciaremos as 08 horas da manhã com um o cadastro, entrega dos crachás e um descontraído "Café com Blogueiros"e pontualmente as 9 horas iniciaremos as atividades da programação.
    Certificado com horas aula serão distribuídos ao fim da última palestra.
    Lançaremos um inovador projeto no final deste encontro.
    Contamos com a sua presença.
    Ps: Estamos na reta final, nos ajude na divulgação, convide seus amigos ativistas e blogueiros da saúde!!
    Abraços
    Priscila Torres
    Coordenadora do Blogueiros da Saúde
    www.blogueirosdasaude.org.br
    webmaster@blogueirosdasaude.org.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiana!
    Adorei o novo formato do blog!
    Realmente os nomes dos medicamentos são terríveis!
    Quem sabe numa dessas pesquisas surge um nome incrível: CURA!
    Bejinhos querida ♥

    ResponderExcluir
  5. Neyra querida
    Que bom que vc gostou da carinha nova do nosso cantinho, espero vc aqui mais!!!!
    Então tudo está caminhando rapidamente acredito que ainda veremos muita coisa pelo caminho!!!
    Assim espero!!!
    Bjao chérie

    ResponderExcluir