27 de mai. de 2013

O FUTURO É PROMISSOR

Oi gente tudo bem? Muito frio por aí? Aqui ele chegou com tudo nesse fim de semana, deu pra dormir muiiito e tomar um vinhozinho.
Bem, o grande dia se aproxima, 29 de Maio é o dia Mundial da Esclerose Múltipla, por isso resolvi colocar aqui para vocês, meus queridos leitores, o futuro promissor do andar da carruagem com a nossa querida amiga EM.
Pensei em colocar cada dia algumas informações de medicamentos que já estão em uso e outros que ainda estão por vir.
Bom, os tratamentos estão evoluindo muito nesses últimos tempos, em 7 anos de diagnóstico, já vi aparecer e ser utilizado por vários pacientes o primeiro  medicamento conhecido como um anticorpo monoclonal, o que significa que é derivado de um anticorpo de rato que tenha sido geneticamente modificado para se espelhar em um anticorpo humano (anticorpos são proteínas que ajudam o corpo a combater a infecção).
 Estou falando do Natalizumab, o famoso Tysabri, da biogen-idec, que é administrado por via endovenosa, com alguns meses de uso observou-se o aparecimento de uma doença com nome tão complicado quanto a sua gravidade a leucoencefalopatia multifocal progressiva (LEMP), então atualmente há um teste que consegue prever se os pacientes estão em risco de desenvolver LEMP, este teste aumenta a possibilidade de o Tysabri poder ser amplamente usado e numa fase mais precoce do tratamento.
Com um simples exame de sangue é verificado se você teve contato com o vírus JVC, que é um vírus oportunista geralmente inofensivo, mas em pessoas com sistema imunológico debilitado, como os que utilizam um sistema de supressão do sistema imunológico, como o Tysabri, pode levar a uma maior probabilidade de desenvolver LEMP.
No II Congresso Internacional de Esclerose Múltipla 2013, que ocorreu entre 25 e 26 de Janeiro, no Porto em Portugal, avaliou respostas de pacientes portugueses dando evidência ao impacto do tratamento com Natalizumab na população de pacientes com Esclerose Múltipla em Portugal.
O que se constatou que o Natalizumab reduziu significativamente a taxa de surtos anualmente de 1,52 para 0,10, ou seja uma diminuição de 93%. 87% dos pacientes com mais de um ano de estudo não apresentaram nenhum surto, sendo também mostrada uma tendência para a redução da escala de EDSS de 4 para 3,5, ou seja, para uma diminuição da incapacidade devido à doença.
Estes resultados permitem avaliar o impacto do tratamento à longo prazo com Natalizumab, numa população de pacientes que na sua maioria apresentava já uma incapacidade acumulada considerável e que já haviam efetuados dois ou mais tratamentos.
De acordo com o Dr. Pedro Abreu, um dos neurologistas da equipe de pesquisadores, “este estudo observacional pós-comercialização vem confirmar os bons resultados que este fármaco teve nos estudos de fase II e fase III no tratamento dos doentes com EM, devidamente selecionados e vigiados sob ponto de vista de segurança, sendo sobreponíveis (acrescentados) aos resultados do estudo TOP a nível global”.
Dos nossos amigos que tem EM, muitos já fazem uso desse medicamento e falam super bem, tiveram melhoras visíveis.
Eu fui candidata a usá-lo como contei aqui pra vocês nesse post.

Bom pessoal, vou deixando vocês por aqui hoje, senão vai ficar muito grande esse post e tem mais amanhã!!!
Mil beijinhos quentinhos... :)
Fonte:

8 comentários:

  1. Sábado, no encontro que tivemos aqui em Porto Alegre, os neurologistas que falaram deram notícias animadoras. Segundo minha neuro, estamos vivendo uma segunda fase de descobertas científicas para EM. A primeira foi na década de 1990 com os interferons. Vem só coisa boa por aí ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna,
    é isso que eu escuto do meu também, acho que teremos muitas opções logo logo. Muito bom saber dessas novidades!
    Bjs
    Fabí

    ResponderExcluir
  3. Espero mesmo coisa boa em relação aos medicamentos precisamos de coisas novas para melhorar a nossa qualidade de vida que tem dia que é cruel com a gente,e adoro saber sobre novidades.Valeu pelas informações.Bjos,Zildelena.

    ResponderExcluir
  4. Oi Zidelena
    está surgindo e ainda vai aparecer muita coisa nova, esperamos que sejam novidades boas pra todos nós. Mas acredito que será!
    Amanhã e esses dias todos tem mais viu? Espero que goste!!!
    Bjão
    Fabí

    ResponderExcluir
  5. Olá. Boa madrugada! Também estou em examos e na burocracia para conseguir tomar este medicamento. O Natalizumab vem sendo muito aconselhado pelo médicos. Estou otimista e acredito em melhoras na qualidade de vida. Vamos ter fé e acreditar nestes avanços na tecnologia médica. Parabéns por este canal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago, escuto ouvir todos falarem muito bem do Natalizumabe, os pacientes e os medicos. Já é um medicamento usado há mais tempo.
      Essas burocracias são chatas, porém infelizmente necessárias, demora um pouco, mas hoje está sendo bem mais rápido.
      Você ficará bem. Depois nos conte como está com o medicamento.

      Muita boa sorte! E felicidades no tratamento !!!
      Bjs
      Fabi

      Excluir
  6. Boa tarde Fabi! Tudo bom com você??? Sabemos que a esclerose múltipla é uma luta do dia a dia. Que a queda é certa mas temos que ir nos defendendo, confiando nos medicamentos que surgem todos os dias e ter muita fé! Esperando sempre a cura desta fragilidade que nos atinge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago comigo td certinho e com vc? Simmmm, concordo com você que a luta é diária, mas estamos numa fase de muitas opções para o tratar da bonitona (EM). Se a cura vier, será lucro.

      Bjs
      Fabi

      Excluir