5 de out. de 2011

O PACOTE DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

Olá gente tudo bem? Como vocês estão? Eu estou bem.
Em uma noite de sexta-feira dessas, que apesar do cansaço, eu não conseguia pegar no sono, fiquei pensando muito em tudo que aconteceu em minha vida nesses últimos 5, 6 anos e tive uma breve conclusão.
O pensamento nasceu de uma questão que acredito que cada um de nós um dia acaba se perguntando: "O que a esclerose múltipla fez comigo?"
Sei que cada um de nós fomos outras pessoas antes da aparição da nossa querida amiga, mas comigo posso dizer exatamente o que a EM fez comigo.
Ela me deixou uma pessoa perseverante, ou seja, nunca fui tão decidida  em ir atrás das coisas que quero. Antes da EM deixei muita coisa por fazer, comecei muitas atividades que não terminei e larguei alguns sonhos de lado.
A gente não dá muito valor para as coisas quando achamos que não precisamos, nunca tive tempo ou grana pra fazer um acompanhamento psicológico
Com a experiência que tive, aprendi não deixar mais nada de lado, sei o quanto é ruim a sensação da perda. De repente você acorda e sente algo estranho, e aí pode ser mais alguns minutos, dias, meses, anos que vai ter que se dedicar somente a você, a sua saúde e para o resto não se tem mais tempo e muito menos disposição, quem sabe do que estou falando sabe do sentimento de insegurança que vem no pacote da EM junto a essa perseverança, vulgo teimosia, no vocabulário do meu marido que por mais compreensível que seja não posso fazê-lo sentir algo que não conhece (graças a Deus).
Com a minha nova configuração não consigo deixar passar mais nada, comecei então vou até o fim! As minhas adoráveis aulas de francês estão pesadas conciliadas ao trabalho, estou em falta nos deveres mas minha presença é assídua! Ontem tive prova e fui me arrastando de tão cansada, mas fui e permaneci lá até o fim! Ainda ganhei um: "Tu a été courageuse!".
Por isso, hoje eu sonho e levanto todo dia da cama em busca dos meus sonhos.
Apesar da esclerose múltipla ser complexa e individual a cada paciente, há uma característica que acredito ser comum a todos nós é a incerteza.
Talvez por isso não consiga mais deixar o tempo apenas passar, me preparar pra algo ou até guardar dinheiro. A gente nunca sabe ao certo como vai acordar amanhã, como será daqui há um ano? Isso já é muito difícil normalmente, para nós então nem se fale, com a nossa querida amiga é quase impossível não pensar assim. Uma incerteza, insegurança sempre!
Por esse motivo hoje não sinto medo de me arriscar e viver intensamente com todo cuidado e responsabilidade é claro!
Não sei se vocês conseguiram me entender!
Bom gente, hoje dei uma escapadinha para escrever pra vocês!!!
Mil beijinhos e bom restinho de semana!!!!
Até mais...

8 comentários:

  1. Falou tudo!!!! A incerteza mata...se a gente deixar...por isso é tão importante se conhecer, confiar em si e no tratamento e principalmente em DEUS...

    ResponderExcluir
  2. O mais importante é nunca desistir de vencer os obstáculos que a nossa companheira do nosso dia a dia nos dá, acreditar que somos capazes de vencer! Boa semana para ti, Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Querida fabiana, fico feliz por este espaço que você abriu que ajuda pessoas que passam por coisas semelhantes às suas. Minha mãe tem 48 anos e há um ano foi diagnosticada com EM. teve um surto que a deixou um pouco manca, mas já se recuperou. Estamos querendo viajar para paris em dezembro. o médico dela disse que não há impedimento, mas que o frio (excessivo) pode aumentar a possibilidade de surto. Você tem alguma experiência ou relato sobre isto? AMamda

    ResponderExcluir
  4. Lourenço e Leonor agradeço muito pelas palavras! E também concordo com vocês!
    Beijinhos
    Fabí

    ResponderExcluir
  5. Amanda querida
    obrigada por sua visita.
    Bom, sobre a sua questão é melhor vocês conversarem com o médico dela, pois conheço casos de piora dos sintomas tanto no calor como no frio, mas sobre surtos desconheço.
    O melhor mesmo é tirar todas as dúvidas com o médico e curtir Paris sossegada!!!
    E boa viagem!!!
    Beijinhos
    Fabí

    ResponderExcluir
  6. Olá minha querida, a esclerose me acompanha desde 2004, poRem só descobri ano passado.....sobre a incerteza e insegurança, gosto muito em pensar no manual de vida que Deus nos deixou, em Mateus 6:34 Ele nos diz: PORTANTO NÃO SE PREOCUPEM COM O AMANHÃ, POIS O AMANHÃ TRARÁ AS SUAS PRÓPRIAS PREOCUPAÇÕES, BASTA A CADA DIA O SEU PRÓPRIO MAL.
    Deus te abençõe, um abraço.
    Mariana Mariano

    ResponderExcluir
  7. Lourenço, concordo plenamente com você!!! Fé e pensamento positivo!!!
    Bjinhos
    Fabí

    ResponderExcluir
  8. Olá, é a 1a vez que acesso seu blog, na verdade quase não procuro sobre o assunto na internet..pq do mesmo jeito que encontramos blogs legais,pessoas como vc (alto astral como eu), encontramos mta bobeira,então prefiro não procurar!Tive meu 1o surto em março de 2011, e em junho fui diagnosticada com esclerose múltipla..graças a Deus estou bem,fazendo uso de interferon e levando a vida do jeito que eu gosto...animada!Mto bom achar um blog legal como o seu,e uma pessoa que pensa positivo e não fica escrevendo textos sombrios...afinal...tenho só 22 anos...e do mesmo jeito que ainda sou nova a doença tb é nova p/ mim...
    bjs

    ResponderExcluir