26 de jun. de 2011

VINHO FAZ BEM PARA ALMA E PARA SAÚDE

Oi gente tudo bem? Bom eu estou mais animada, nada melhor que uma dose de família!!
Nesse feriado meu irmão e minha cunhada vieram conhecer a nova princesinha do reino do Barbosão, a bela Manuella!! E trouxeram as suas primas princesinhas a estrela Stella e a feliz Beatriz(como diz a minha cunhada) que também não conheciam a pequena.
Nada melhor do que os olhinhos brilhando, o sorriso de uma, o abraço da outra e aquela gargalhada delas para esquecer todo o resto. Que delícia!!!
Bem gente, hoje tava dando uma espiada por aqui na rede, e vi uma matéria que achei bem interessante, vou pedir licença para colocá-la aqui para vocês.
O assunto pra quem gosta vai dar água na boca, então prepare-se sem peso nem culpa e curta um BOM VINHO!!!!


"Jantar à luz de velas, reunião com a família, diversão com os amigos, acompanhando aquele prato especial ou numa noite fria: o vinho dá um toque nobre a qualquer momento. E não é só o paladar que sai ganhando com o consumo da bebida. A sua saúde também sente os efeitos graças às substâncias que a bebida carrega. Rico em antioxidantes, os polifenóis e os flavonoides, o vinho traz benefícios ao coração, a libido, à dieta e ainda combate o envelhecimento precoce. 
"Isso se deve mais especificamente ao polifenol chamado de transresveratrol, presente nas cascas das uvas tintas, o que mais influência tem sobre nosso corpo, especialmente no que diz respeito à formação do colesterol bom", explica a nutricionista Greice Carolina. Mas nada de se embriagar. Para colher as vantagens da bebida dos deuses, o consumo deve ser moderado, uma taça por dia. Confira a seguir seis motivos já comprovados pela ciência para beber vinho. 

1.Afasta o risco de câncer
Estudos realizados pela Universidade de Harvard (EUA) diz que o alto consumo de azeite e vinho, produtos que contém propriedades antioxidantes, é capaz de diminuir em 24% o risco de uma pessoa vir a sofrer de câncer. Por oito anos, os pesquisadores acompanharam de perto os hábitos alimentares de quase 26 mil gregos, que seguem a conhecida dieta mediterrânea. "Essa dieta é composta por azeitonas e azeites, grãos inteiros, pouca carne vermelha e muitos vegetais, peixes e frutos secos é bem diferente dos padrões brasileiros, mas deveria ser seguida em todo o mundo devido a sua ótima composição nutricional", enfatiza a chefe da equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella.
2. Identifique sua personalidade
Na hora de escolher o vinho você vai direto naqueles que são mais secos e "amarram" a boca? Ou prefere os mais suaves e até doces? Sua decisão pode revelar muito sobre sua personalidade, de acordo com um estudo realizado na Austrália e na Grã-Bretanha. A pesquisa sugere que pessoas que preferem vinhos de sabor doce apresentam uma maior tendência a serem impulsivas. Já aquelas que optam por vinhos secos, são mais simpáticas e abertas. A pesquisa aconteceu com 45 pessoas da cidade de Sheffield, na Inglaterra, que cultivam o costume de consumir a bebida diariamente.
Os voluntários foram divididos em dois grupos, segundo a preferência por doce ou seco. Os participantes também foram submetidos a testes de personalidade, para avaliar sua impulsividade, abertura na convivência social, empatia e extroversão. De acordo com os cientistas, as pessoas possuem uma tendência maior em optar pelo vinho doce, o que seria uma escolha mais simples e clara, por isso o grupo pode ser considerado mais impulsivo. "Mas vale lembrar que o vinho tinto é o que possui maiores concentrações de antioxidantes", diz Greice Carolina.
3.Desejo sexual
Muitas mulheres afirmam que já sentiram sua libido à flor da pele depois de beber vinho. Não é à toa. O poder afrodisíaco do vinho tinto pode ser comprovado cientificamente por uma pesquisa realizada pela Universidade de Florença (Itália), que indica que a bebida serve como ativador do desejo sexual feminino. O estudo aconteceu com cerca de 800 mulheres que responderam questões ligadas ao consumo do vinho e à rotina sexual. O resultado mostrou que aquelas participantes que consumiram uma ou duas taças da bebida por dia apresentam um desejo sexual muito maior do que aquelas que não consumiram nenhuma dose de vinho tinto, de acordo com as respostas do questionário. No entanto, em grandes quantidades, o álcool pode diminuir o desejo sexual e até causar impotência. 
4.Balança controlada
Mais um benefício para a ala feminina. Um estudo do Brigham and Women's Hospital Boston, nos Estados Unidos, que avaliou mais de 19 mil mulheres por um período de 13 anos, concluiu que abolir o consumo de álcool da dieta não representa, necessariamente um menor ganho de peso das mulheres. A partir do relato das participantes sobre sua ingestão de álcool, foi revelado que as abstêmias correm maior risco de engordar do que as que bebem moderadamente. O mais eficiente para evitar o ganho de peso foi o vinho tinto, seguido de outras bebidas como a cerveja, o vinho branco e o licor. Uma pesquisa de 1997, desenvolvida na Universidade do Colorado (EUA), concluiu que homens saudáveis podem beber até duas taças de vinho diárias sem ganho de peso. "O vinho é uma bebida relativamente calórica, com 65 kcal por taça. No entanto, o que vale mesmo é beber pouco, tanto para o bem de sua saúde, quanto para não fazer a dieta ir para o espaço", explica Roberta. 
5.Combate às dores articulares
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, revelou que os polifenóis, grupo do qual o resveratrol faz parte, também tem capacidade analgésica, principalmente em pacientes vítimas de artrite. Os efeitos analgésicos, ainda que em baixa quantidade como mostram os estudos, devem-se às características anti-inflamatórias da substância. 
6.Cérebro afiado
Uma recente pesquisa descobriu que vinho, chocolate e chá possuem algo em comum. A pesquisa publicada no Journal of Nutrition investigou o efeito desses três alimentos sobre o desempenho cerebral. Mais de dois mil noruegueses com idade entre 70 e 74 anos foram submetidos a testes cognitivos e a um questionário sobre hábitos alimentares incluindo o consumo dos três alimentos pesquisados. E o resultado foi que indivíduos que consumiam vinho, chocolate ou chá apresentavam melhores pontuações em testes cognitivos. Essa associação foi independente para cada um dos alimentos, mais expressiva no caso do vinho, ou ainda mais significativa em indivíduos que consumiam regularmente os três alimentos. "Uma boa receita para o cérebro pode ser um cálice de vinho tinto à refeição, um pedacinho de chocolate amargo na sobremesa e um chá verde antes de sair da mesa. Pra melhorar, só se tiver um peixe rico em Omega 3 como prato principal", ressalta o neurologista da Unicamp, Ricardo Teixeira." 
O importante aqui para conseguir aproveitar essa bebida dos deuses, é não exagerar, consumi-la com moderação e pra sentir o efeito saudável do vinho, o que todos os profissionais da saúde recomendam é que tome uma taça de vinho tinto por dia, nada mais que isso.
Tive uma experiência vivida na França em relação ao vinho, eu adoro um vinhozinho, mas se não estiver frio o suficiente, o vinho tinto me esquenta demais e aí vem o calor, e junto dele tudo aquilo que nossa querida companheira nos traz, a França me apresentou um vinho rosé, que não é doce e totalmente frutado. Um vinho fresco, leve e muito, mas muito gostoso, que confesso que para achar algo mais ou menos parecido é difícil. Recomendo o rosé calamares que também é muito bom!!!!
Hoje vou deixar vocês aqui deliciando um bom final de domingo com boa companhia, ou um bom vinho ou um bom filme.
Mil Beijinhos e até a próxima!!!
E para não perder o fio da meada, vou deixar como proposta um filme que assisti há muito tempo que conta um romance e a história de um vinhedo. Pra quem já viu, vale a pena rever e aquele que desconhece, aproveite para conhecer. É linda a história, muito divertida e emocionante!!! Vamos a ela:

Caminhando nas Nuvens

Título original: (A Walk in the Clouds)
Lançamento: 1995 (EUA)
Direção: Alfonso Arau
Atores: Aitana Sánchez-Gijón, Anthony Quinn, Giancarlo Giannini, Angélica Aragón.
Duração: 102 min
Gênero: Romance

Sinopse

Depois de 4 anos nos campos de batalha da 2ª Guerra Mundial e ainda relembrando os horrores de guerra, Paul Sutton (Keanu Reeves) ao retornar para casa quer se estabelecer e começar uma fazenda, mas Betty (Debra Messing), sua esposa, com quem impulsivamente se casou três dias após se conhecerem (no dia seguinte ele rumava para o front), quer que ele venda chocolates e até já arrumou um emprego para Paul. Enquanto faz uma viagem de negócios, ele ajuda uma hispano-americana, Victoria Aragón (Aitana Sánchez-Gijón), uma bela mulher que na faculdade se apaixonou por um professor que a engravidou, mas não quis se casar com ela. Ela volta para casa totalmente envergonhada e, temerosa da reação do seu pai, Alberto (Giancarlo Giannini), mas Paul tem uma idéia: ele se fará passar como o marido dela e partirá após um dia ou dois. Assim quando Victoria ficar só com a criança, a desgraça estará nele, não ela. Ela concorda e os dois chegam como marido e mulher no vinhedo Las Nubes, que é de propriedade da família dela. A maioria da família Aragón recebe Paul afetuosamente, especialmente o avô, Don Pedro (Anthony Quinn), o patriarca, mas o pai dela sente que há algo com o jovem casal e trata Paul grosseiramente. Paul e Victoria contornam várias situações e, durante a celebração da colheita, descobrem que estão fortemente apaixonados. Entretanto, algumas barreiras impedem que eles concretizem este amor.

4 comentários:

  1. Gostei do benefício do item 3.

    Beijos,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi,
    Que bom que vc já está mais animada. E obrigado pelas dicas sobre o vinho...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabi!!!
    Que bom que estás te sentindo melhor!
    Coisa boa família reunida, criança então, alegra a casa.

    Adorei teu post!
    Amo vinho, especialmente o tinto, mas não posso beber faz tempo, devido aos remédios que tomo. Buááááááá... Bom... sempre tem o suco de uva né?!! kkkkkkkkk...

    Beijos querida!!!
    Neyra.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabi, minha amiga querida!!!
    Está tudo bem contigo???
    Imagino que deves estar super ocupada, mas estás sumida... fico preocupada.
    Dê notícias guriazinha...

    Beijinhos,
    Neyra.

    ResponderExcluir