18 de jan. de 2011

XÔ XÔ ANSIEDADE

Oi gente tudo bem com vocês queridos? Eu estou bem, agora na correria como Tia Fabiana de novo, as minhas princesinhas voltaram para ficar agora sozinhas, sem papai e mamãe, então já viram né? Claro arteiras como qualquer criança, mas são muito lindas!
Bom gente, não sei se cheguei a comentar com vocês, mas estou numa ansiedade bem grande. E eu, confesso a vocês que não sei bem o que é ser ansioso, não por mim mesma, não acho que sou ansiosa,ou melhor até sou ansiosa, mas não sofro de ansiedade. Bem confuso isso né? Vou tentar explicar. 
Ansiosa fico quando sei que vai acontecer alguma coisa muito boa, por exemplo no meu casamento, ou quando fomos viajar para a França, aí fico ansiosa, isso é um sentimento bom.
Mas quando digo que estou numa ansiedade tremenda, é porque não sei bem ao certo o que vai acontecer, aí sofro de ansiedade! Que na verdade, é só uma entonação diferente hehehe.
 Bom gente, todo esse blábláblá só pra contar que o começo do ano para mim é o momento mais difícil, é a hora de voltar aquela loucura que é a atribuição de aulas. Vocês se lembram no ano passado como foram difíceis, os dias que precisei ir para Piracicaba? Pra quem quiser relembrar estão aqui 1°, 2° e 3° post.
Parece que foi ontem mesmo, e lá vou eu de novo! Eu nem tive coragem de reler os posts porque deve estar escrito "no ano que vem não volto lá de jeito nenhum", e pra não ficar mais nervosa do que já fiquei esses dias, achei melhor deixar quieto.
Porque na época fiquei realmente acabada por conta da exacerbação da esclerose múltipla, foi muito desgastante fisicamente e também emocionalmente essa bateria de atribuição de aulas. Então fui indicada pela minha psicóloga para evitar que eu passasse por aquilo novamente, sei lá, que arrumasse alguém para ir no meu lugar com uma procuração ou então encontrasse uma outra forma menos desgastante, como o caso da carteirinha.
Bem, essa segunda opção não é possível, pois o processo é classificatório, portanto temos que seguir a ordem. A primeira opção, é difícil, pois precisa ser alguém que entenda de atribuição de aulas, e confesso a vocês que até hoje, não sou a mais entendida do assunto, ainda me embanano inteira quando fala em jornada de trabalho, ampliação de jornada de trabalho, carga suplementar, mas como estou aguardando a tal da readaptação como vocês estão cansados de saber, pego sempre a carga máxima.
 Mas esse ano já fui informada que as coisas mudaram, e claro para os professores que ficam doentes as coisas só pioram a cada dia. Como se doença fosse algo que a gente escolhesse o teor, o grau, o ano, o dia, o mês, a idade, tudo! Os professores não tem mais direito de ir ao médico, de ficar doente e o pior quando ficam e tem toda aquela burocracia ainda devem retornar para aquele mesmo ambiente que o deixou doente, um ambiente difícil, sem recursos, incentivo, lotado de alunos. Bom não vou entrar nessa discussão que não tem fim!
O pior é que no meu caso estou esperando para voltar a trabalhar e até agora nada, e nesse ano letivo acredito que terei um problema ainda maior, não poderei pegar as aulas que peguei até agora, ou seja, uma professora afastada não tem direito de aumentar a carga se não sobrar aula na escola (nunca sobra), então tudo bem né? Se ela não trabalha, ela não precisa comer, vestir, comprar ou melhor se ela não trabalha mas todo mês é descontado uma série de encargos do seu mísero salário, ela nem precisa viver!
Bem gente, aí está todo o motivo da minha ansiedade e porque o começo do ano é tão difícil na minha vida, é uma incerteza muito grande!
Mas ainda tenho 2 semanas pela frente, acho que a atribuição será dia 31 de janeiro, aniversário do meu Baby. Coitado já pedi até pra ele mudar esse dia heheheheehe porque é tão duro pra mim!!!!
Bom queridos hoje dei uma passadinha rápida só pra contar o que está se passando pela cabeça da esclerosete aqui!
No mais, estou bem acho que vou ligar pro meu doutorzinho hoje para dar uma satisfação depois do decadron, depois eu conto!
Muitos beijos, feliz dia a todos
e até mais pessoal!!!!


Em tempo: Pra quem quiser assistir um filminho enquanto isso, aí vai mais uma dica já que falei de escola vou aproveitar o tema, vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2008;

Entre os Muros da Escola    (França,2008) 
Entre les murs / Class, The
Direção: Laurent Cantet 
Roteiro: Robin Campillo,Laurent Cantet,François Bégaudeau 
Elenco: François BégaudeauNassim AmrabtLaura BaquelaCherif Bounaïdja RachediJuliette DemailleDalla Doucoure 
Duração:128min


Sinopse: François e seus amigos professores se preparam para um novo ano de uma escola que fica em um bairro perigoso. Cheios de boas intenções, eles tentam evitar que o desânimo os impeçam de de dar a melhor educação para seus estudantes. Culturas e atitudes diferentes se confrontam na sala de aula, um microcosmo da França contemporânea. Por mais que os estudantes sejam divertidos e inspiradores, o comportamento difícil deles põe em risco qualquer entusiasmo que o professor tenha por sua mal-remunerada profissão. François insiste em um ambiente de respeito e aplicação. Sem ser severo ou mal-humorado, a franqueza do professor surpreende os alunos. Mas sua ética na sala de aula é posta em teste quando os estudantes tentam desafiar seus métodos. 

10 comentários:

  1. Eu queria que as coisas fossem diferentes para os professores... Mas, como as coisas são do jeito que são,o jeito é tentar transferir esta ansiedade para outras atividades para não transformar a ansiedade em noites mal-dormidas. Eu espero que você consiga se acertar com as aulas (eu também estou sentindo que não tenho o direito de ficar doente, e olha que nem trabalho ainda!) e que tudo se resolva ainda em 2011! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Ah, e se nada parecer que dará certo leia o seu texto sobre aposentar-se (eu adorei seu texto!)em:
    SEXTA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2009
    E A HISTÓRIA SE REPETE

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabi, é ansiedade não é nada fácil de controlar, também estou na ansiedade, tive dois dias de tontura e um mal-estar muito grande que não conseguia me alimentar, tive que ir na Unimed 24 horas, acho que pode ter sido um surto, porque o avonex estou usando a 02 meses e meio, não fez efeito ainda, mas a minha consulta no HC é só di 25,,,haja ansiedae até lá.
    Mas tente ficar tranquila, vai dar tudo certo!!

    Bjo.
    Mariana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Baby, nem adianta ficar ansiosa, o que não tem remédio, remediado está... O negócio é esperar e rezar para sair a readaptação logo.
    Bjos
    Cris.

    ResponderExcluir
  5. XÔ ANSIEDADE, sua feioza! Deixa a minha amiga Fabi em paz.
    É isso minha querida, PENSA NO TEU BEM ESTAR. O resto tu vais levando do jeito que der... sem estresse... sem ansiedade.

    Um mega, hiper, super beijo
    da Neyra.

    ResponderExcluir
  6. Querida Lorena
    muito obrigada você me deu um tapa na cara com luva de pelica hehehe afinal foi com as minhas próprias palavras!!! Agente esquece depois de tanto tempo de enrolação, mas você me fez relembrar que o melhor é deixar rolar e enquanto isso fazer as coisas que gosto!!!
    Brigadão Lorena, e você aproveita enquanto não precisa se preocupar com essas bobagens!!!
    Beijão querida
    Fabí

    ResponderExcluir
  7. Mariana querida
    já te falei da Dra. Roberta aqui de São Carlos? Na dúvida acredito que ela é muito mais confiável no nosso caso com EM, do que a Unimed 24h, nunca dei sorte e ela é neurologista e fez a residência em EM com a Dra. Doralina.
    Se precisar estou aqui!
    Mas nada de ficar nervosa que tudo piora heim!!!
    Beijão
    Fabí

    ResponderExcluir
  8. Baby, Baby
    ouvi essas palavras antes de escrever esse post....hehehee
    Mas você está certíssimo!
    Allonz-Y, d-accord Baby!
    J´adore mon chéri!

    ResponderExcluir
  9. Isso mesmo minha querida Neyra, e Chico Buarque quem nos diga né???

    "Mesmo com todo o emblema, todo o problema
    Todo o sistema, todo Ipanema
    A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando
    A gente vai levando essa gema"

    Beijo enorme pra ti só com energias boas!!!

    ResponderExcluir
  10. Prezada Fabiana:
    Boa tarde!
    Com fé em Deus e muita força conseguirás vencer teus objetivos, com certeza!
    Também sou professora, mas não estou mais em sala de aula, sei o quanto a ansiedade pode ser prejudicial, por isso a compreendo.
    Ah, obrigada pelos recados no meu recém criado blog, sugestão da minha psicóloga, embora tenha relutado muito em falar sobre a EM.Mas...
    Um grande abraço! Que Deus a ilumine.
    Rosangela Mariano
    Campo Bom

    ResponderExcluir