9 de dez. de 2010

É COMO ANDAR DE BICICLETA

Oi gente tudo bem? Insuportável está o clima esse ano não está? Ou será que só eu estou sentindo mais??
Bem eu estou querendo contar pra vocês o que me aconteceu a semana passada quando o Baby foi viajar a trabalho.
Bom, já contei pra vocês que no início do meu tratamento com o Copaxone tinha um certo receio do autoject, ou melhor, medo mesmo, ai aquele barulho, confesso que apavora até hoje. Bom quem não leu ainda pode ler aqui.
A princípio foi o Baby que aprendeu no susto a aplicar as minhas injeções. Como as minhas doses são diárias, logo na primeira semana "decidi" que a gente ia ter que se virar sozinho. E num dia de muita tontura perguntei pro Baby "Você acha que consegue me dar a injeção?" e ele disse "Acho que sim!".
Depois disso, ele foi o meu enfermeiro sempre! Mas claro que a gente não pode contar apenas com uma pessoa no caso de uma emergência.
Bem, numa casa de 2 como a nossa, eu era a escolhida e lá fui eu aprender a dar a picadinha manual mesmo. Antes do autoject precisava ser assim mesmo. Tirava a injeção da geladeira uma hora antes da aplicação, escolhia o local (naquela época dava pra escolher), colocava o gel geladinho por uns minutinhos, passava o álcool e pimba dava a furadinha com a mão mesmo!
Fazia isso diariamente quando o Baby estava ausente no horário da picadinha. Depois com o autoject tudo ficou muito mais fácil. O medo realmente foi bobagem!
O barulho existe e assusta, mas a eficiência do aparelho e o nosso conforto não tem preço!!
Estou falando tudo isso aqui pra vocês meus queridos leitores, porque a semana passada aconteceu algo até engraçado. 
Meu maridão, Baby foi viajar a trabalho e eu fiquei sozinha quase que a semana inteira. Conversamos a noite pelo telefone antes de dormir e desligamos. Na hora da minha injeção que é lá pela meia noite, peguei o autoject, o gel, o álcool e algodão e fui preparar o local. Enquanto isso, a esperta já foi colocando a injeção dentro do autoject, depois fechei o aparelho e fiquei me perguntando "o que eu fiz de errado?". Bom, quem usa sabe do que eu estou falando, eu esqueci de engatilhar o aparelho, ou seja, de armar o gatilho que dispara a injeção! E ela já estava lá dentro! Me deu um arrepio na espinha, eu não iria desperdiçar uma injeção, tentei engatilhar com uma caneta bic e nada. Normalmente você deve usar a própria injeção, pelo menos o Copaxone é assim! Lá fui eu encher o saco do meu marido, e ele mais que depressa mandou eu pegar uma outra caneta e empurrar com mais força e com muito cuidado! E claro que depois que ele me acalmou, eu consegui e dei risada desse episódio e o resto da semana foi super tranquilo. É como andar de bicicleta, não esquece jamais! 
Porque tomar injeção faz parte da minha rotina, na minha vida é como se fosse escovar os dentes. Agora que meu doutorzinho me deu folga nos sábados, acho super estranho não tomar injeção! Toda hora pergunto "Baby, tirou a injeção da geladeira?"......rs
Mas estou acostumando!


Bem meus queridos, vou deixando vocês por aqui hoje.
Milhões de beijinhos e até a próxima...


Em tempo: Na imagem um pequeno gênio andando de bicicleta, "Einstein"!!!

15 comentários:

  1. Beijos querida e um ótimo fim de semana prá ti!
    Fica em Paz!
    Carinho
    da Neyra.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi!!!!!
    Tô aqui dando risada do que aconteceu com vc, pois já fiz isso algumas vezes, rsrsrsrsrsrsrs
    Só que eu não consegui salvar a injeção não. Dá um aperto no peito só de pensar em desperdiçar essas nossas companheiras, não é mesmo?
    E ai amiga, como vc está? Como andam as coisas?
    Minha vida anda tão corrida, que tô sem tempos de ficar na net. Estava morrendo de saudades de passar aqui no seu cantinho.
    Já te disse isso várias vezes, mais é sempre bom relembrar - posso não aparecer por aqui, mas vc está sempre em meu coração e em minhas orações amiga querida.
    Tenha uma excelente semana.
    Grande bjo!

    ResponderExcluir
  3. Querida Neyra
    obrigada pelo carinho sempre!
    Para retribuir, um enorme beijo pra ti querida!
    BEIJO
    Fabi

    ResponderExcluir
  4. Querida Rê
    Que bom que deu para você aparecer aqui um pouco! Sinto saudades!
    Com você foi um pouco pior então....rs.....fazer o que né??
    Tudo de ótimo pra você também viu!
    Beijão
    Fabí

    ResponderExcluir
  5. Olá Fabiana. Meu nome é Elisangela, tenho 28 anos e fui diagnosticada com EM em Setembro de 2010. Faz pouco tempo que descobri, mas o meu primeiro surto foi na época da faculdade, ou seja, a uns 7 ou 8 anos atrás. Nem imaginava que era EM. Pensava que era algum problema de circulação, mas como a dormença na perna voltou, resolvi procurar um neuro e foi aí que descobri. Não fiquei nem um pouco abalada, até porque meu sintoma é de grau 1, mas tenho lido algumas coisas ultimamente que me deixaram um pouco preocupada. Aí me pergunto: ler ou não ler? kkkk... Foi aí que achei seu blog e estou aqui para compartilhar o que temos em comum mesmo sem nos conhecermos. Faz 2 meses que tomo Copaxone, e espero que me ajude a não ter mais nenhum surto. Ainda não tenho filhos, e espero poder tê los sem nenhum problema. Hoje vou ficar por aqui, mas amanhã dou mais uma fuçadinha...Rs... Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Elisangela
    seja bem vinda!!! Para mim o copaxone é excelente, fiquei quase 4 anos sem surto, foi por pouco!
    Mas essa dúvida do que ler é normal, no início é assim mesmo, depois você aprende com o seu corpo o que é e como é a esclerose múltipla, o tempo vai te ensinar tudo e claro busque todas as informações e tire suas dúvidas com o seu médico sempre.
    Mas se eu puder ajudar em alguma coisa estarei aqui!!!
    Beijos
    Fabí

    ResponderExcluir
  7. olá Fabi meu nome é Marília e estava procurando informações sobre como aplicar o copaxone, e encontrei vc, queria saber um pouco mais sobre esse autoject q vc falou, pois ontem foi minha primeira e trágica aplicação com agulha normal, gostaria de saber aonde encontra esse autoject, como usa etc... beijos vou deixar meu e-mail pra vc responder tchauu!!!!!!1
    maripretty.maia@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, comecei a me tratar com Copaxone, e queria conversar mais. Tenho boas dicas.. abraço, Cleber

    ResponderExcluir
  9. Não conheço nenhum de vocês, mas encontrei esta página. Abraço, Cleber

    ResponderExcluir
  10. Oi Cleber
    uso o copaxone há 6 anos e ele foi muito bom para mim. Se quiser pode me enviar um email no fabianadalri@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana.. tive diagnostico de EM ha um mes e ainda estou em fase de desespero.. meu medico me passou o copaxone, mas ainda nao chegou no SUS.. Estou com receio de efeitos colaterais, de como aplicar, melhor horario, da eficiencia dele na prevencao de novos surtos e impedir que a doenca progrida.. sera que vc poderia me ajudar?? Desde ja MUITO OBRIGADA, Silvia, de BH

      Excluir
  11. Boa noite fabiana...Me chamo camila e tenho o diagnostico de EM ha 4 anos. Tbm me trato com copaxone, mas ultimamente tenho me sentindo mal, nao tenho mais vontade de fazer nada, estou a ponto de perder meu emprego, pois nao vou ao trabalho e tbm nao me importo em avisar que vou faltar, nao tenho vontade de me arrumar e estou ganhando peso a cada dia Que passa... Eu preciso de ajuda! Sera que alguem poderia me dar uma luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila
      Uso o Copaxone há 7 anos e nunca tive nada do que você descreveu aqui.
      Acredito que o melhor a fazer é conversar com o seu medico porque a EM tem a depressão como uma coisa comum a nós pacientes.
      Só procure não deixar a peteca cair e busque ajuda profissional que isso não é frescura é doença !!!!
      Boa sorte, espero que melhore logo!!!
      Beijos
      Fabí

      Excluir
  12. Oi fabiana boanoite! Faço uso de copaxone , e já aconteceu várias vezes isso comigo de não gatilhar , a injeção , mas da um desespero mesmo ,kkkkk gosto muito de ler o seu blog, espero que esteja bem . Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Elisandra obrigada por me lembrar dessa época....rs
      Como já estou quase 2 anos com o Gilenya me desacostumei com essa rotina de picadinas......rs
      Mas eu sou fã do Copa pra mim foi muito bom e tenho muita história pra contar.
      Obrigada por sua visita !!!

      Grande beijo
      Fabi

      Excluir