16 de ago. de 2010

O SEXO E A ESCLEROSE MÚLTIPLA


Oi gente tudo bem? Passaram bem o sábado? Eu como disse aqui pra vocês, cumpri o que disse. Comemos uma deliciosa tábua de frios com um vinhozinho tinto e assistimos um filme bem juntinhos.
Quando o Baby perguntou que filme a gente ia assistir, só disse a ele que queria algo com emoção, nada muito leve pra hoje. E escolhemos o de título "Sedução", que conta a história intrigante de uma professora de um internato inglês nos anos 30. Pra quem não conhece, clique no nome do filme para conhecer, vale a pena!
E por falar em sedução, hoje gostaria de falar sobre um assunto um tanto delicado mas muito importante para cada um de nós, aqueles com esclerose múltipla e aqueles que não a tem, o sexo.
Isso mesmo, o termo "fazer amor" para as mulheres e "transar" para os homens é exatamente a mesma coisa. 
Sabe me lembro perfeitamente de antes do diagnóstico, quando já estava sentindo a EM em minha vida, nem o sexo era bom. Era muito desgastante, eu me sentia tonta e muito cansada por uma simples transa, e ficava pensando "o que pode tá acontecendo comigo se no primeiro ano de "casada" já tô assim?" Pois acabava sem vontade de fazer amor com o homem que é o amor da minha vida! O que podia ser aquilo?
E hoje eu sei a resposta, já era a esclerose múltipla!
Depois que fui diagnosticada, entrei em contato com a ABEM e recebi a carteirinha de esclerosada e um livro muito bom, que costumo chamar de minha bíblia, pois é um livro enorme com todas as respostas para suas dúvidas, escrito por vários médicos especializados em EM.
No início eu fuçava naquele livro toda hora que sentia qualquer coisinha, agora ele está muito bem guardado  e quietinho. Mas foi lá que descobri os problemas que a esclerose múltipla pode causar nas nossas relações sexuais.
Além da pesada carga emocional e psicológica que a EM nos traz quando a descobrimos, existe o problema da disfunção corporal, algumas vezes temos alguma parte do corpo que não responde tão bem as nossas ordens. Nos homens pode haver problemas de disfunção eréctil e de ejaculação. A perca de libido, como é conhecida popularmente como apetite sexual, podendo acontecer nas mulheres assim como nos homens, problemas de orgasmo, espasmos musculares e sensações diminuídas também.
No meu caso, confesso que depois do surto que tive dormência dos membros inferiores e fiquei sem sentir nada do umbigo até a ponta dos pés, fiquei com a "Greta" um pouco insensível, e isso permaneceu por um bom tempo, mas minha sensibilidade voltou quase ao normal depois de alguns meses, mas depois disso a sensação ficou diferente e não voltava a ser como antes da EM.
Um belo dia, uma amiga apareceu na minha casa vendendo acessórios de sex shop, dizendo que aquilo vendia muito bem, e eu "pateta" que sou, caí direitinho, comprei um monte de coisinhas para vender.
Bom, resumindo, não vendi quase nada e tenho essa caixa até hoje guardada, mas num certo dia mexendo na caixa, eu e o Baby resolvemos experimentar um vibrador clitoriano, e confesso que foi ótimo, e agora posso dizer que só assim voltei a sentir "tudo" de novo!!!!
Apesar que sabemos que com a esclerose multipla, nossa disposição diminui muito, uma das coisas que influencia sexualmente, afinal é um grande esforço físico que fazemos durante a relação.
Mesmo com os problemas causados pela EM ou outros, precisamos sempre procurar alternativas para que o sexo volte a fazer parte de nossas vidas, tão bom quanto ou até melhor que antes. Para isso acredito que devemos nos conhecer, ter intimidade com o nosso companheiro(a), procurar ajuda de um profissional para o lado físico (médicos, fisioterapeutas etc.) e para o psicológico (psiquiatra, psicólogo etc.).
Nunca desistir de ter sempre uma boa qualidade de vida e o sexo faz parte desse bem estar.
Se vocês tem algum conhecimento ou experiência sobre o assunto deixe seu comentário (se preferir pode ser como anônimo) ou me mande um email, pois compreendo que o assunto possa causar algum tipo de constrangimento.

Acho que por hoje é só pessoal.
Um grande beijo a todos  e ótimo início de semana!!!
Até a próxima...

Em tempo: Hoje é o aniversário da minha amiga Sabrina, quero deixar registrado aqui os meus parabéns e o desejo de toda a felicidade do mundo para ela. Beijos Sá. 

13 comentários:

  1. Hehehehe, eu sou duper libidinal, a E.M. nunca mexeu nessa parte não! Sexo alivia todos os sintomas em mim... me relaxa, diminui a rigidez esquelético-muscular, alivia as dores, melhora a respiração, me alegra...

    OLÁ!

    Sou portadora de E.M. aki de Brasília! Li num post aki que dizia sobre vc toma vitaminas para as Nevralgias e Neurites, me ineressei muito, poi apresentei Neurite óptica bilateral, Neuralgia Cervicobraquial, do Trigêmeo e no Ciático, rs, e rola tb Dor Neuropática, rs rs rs. Sou a Maria das Dores em todo o corpo!

    Tomo diariamente Copaxone, 1.200mg de Gabaentina, 225mg de Venlafaxina, faço Acupuntura, alongamentos, Psicoterapia, alimetação balanceada, fé... mas as dores apenas diminuem, nunca cessam, o que, junto com a fadia intensa e constante, me atrapaham um tanto.

    Se vc puder me falar sobre essa vitaminas, eu agradeço!

    paz e bem!

    nataliamariamaria@gmail.com

    http://aesclerosemultipla.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Natália
    muito bom saber que pra você nada mudou sexualmente!!! Fico feliz!!!
    Bom sobre os medicamentos, são o complexo vitamínico Citoneurin 5000 e Endofolin 2 mg
    que é o ácido fólico. São apenas esses, pergunte pro seu médico antes ok?
    Bjão
    Fabí

    ResponderExcluir
  3. Fabiana,
    Adorei o seu blog!
    Os medicos ainda nao comecaram meu tratamento de EM, pois tenho toda a sintomatologia mas nao a quantidade minima de lesoes no cerebro. Entao estou apenas em "observacao". Faco apenas o tratamento paliativo para os amortecimentos e fadiga.
    Agora estou preocupada pq estou tonta direto, liguei para o medico e mandou tomar uma medicacao para labirintite o que nao melhorou muito. O que voce sentia?
    Qual o nome do livro que voce tem sobre EM ?
    E filho, voce tem?
    Beijos e muito obrigada
    Camile VIMO

    ResponderExcluir
  4. Ola, achei seu blog por acaso e gostei.
    Tambem fui diagnosticada com EM ha cerca de 1 mes.
    Antes disso fiquei meses achando que tinha labirintite.
    Eu moro na Inglaterra e fiquei surpresa com a quantidade de exames que vc fala que tem feito.
    Eles aqui so fazem os exames iniciais, e depois que ta confirmado, ta confirmado. Nao tem melhora mesmo, entao e so fazer acompanhamento e tratamento, cada caso e um caso, claro. Pra semana que vem vou fazer tratamento com esteroides no hospital. Vai ser durante durante 3 dias.
    Fico mais consolada de saber que nao fui so eu que perdi os feelings todos du umbigo pra baixo. Desde Marco que me miseravel, realmente espero que o tratamento funcione.
    beijos

    Maria

    ResponderExcluir
  5. Oi Camile,você deve ficar esperta pois quanto antes começar o tratamento melhor, também já encanei se tenho labirintite, pois sinto muita tontura, vou perguntar pro médico. Filhos ainda não os tenho, o livro eu ganhei fazendo um cadastro na ABEM, ele se chama "Esclerose Múltipla, perguntas e respostas" Rosalind C. Kalb - Ed. ABEM. Espero que continue gostando do blog, é um prazer te conhecer. Beijos, qualquer coisa que precisar estou aqui.

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria, já ouvi falar muito desse problema da saúde fora do Brasil, mas aqui pagamos os impostos e precisamos pagar o convênio também. Qual o nome do remédio que você vai usar neste tratamento, fiquei sem entender a ultima frase que você escreveu. Me mande notícias. Beijos, e foi muito bom te conhecer, se precisar de algo estarei aqui sempre.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabiana. Sou portadora diagnosticada em novembro/11, mas o primeiro surto foi em 2005, e por ter sido mal diagnosticado fiquei sem nenhum tratamento desde então. No início tratei com interferon, mas à cada injeção era como se morresse aos poucos. Me indicaram o Dr. Cícero Gali Coimbra, e iniciei um tratamento com Colecalciferol(Vitamina D), Ômega 3, e glutamina por conta das dores musculares. Após 6 meses de tratamento consigo caminhar dos antigos 400m (com total exaustão) para 2km (sinto somente no final do percurso enrigessimento nas coxas). A confusão mental quase não aparece, mas a sensibilidade na pele e muscular continuam ainda. O Dr. Cícero garante a cura em dois anos de tratamento. Ela disse que estou curada clinicamente, mas as feridas têm que cicatrizar e desaparecer (por isso são 2 anos), Além da fé no meu Senhor, claro, e apoio da minha família.
    Fico feliz que você pode ser uma multiplicadora de orientação sobre a EM.
    Se puder veja no Facebook ou no You Tube o vídeo "Vitamina D-Por uma outra terapia"
    http://www.youtube.com/watch?v=erAgu1XcY-U&feature=player_embedded
    Vamos lutar por isso. Por nossa cura. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Sou portador de EM > 20 anos. Tomo Rebif há vários anos, poucos surtos e seguir o tratamento a risca deu resultados positivos comigo até agora.

    Estar próximo e confiar em Deus também é muito bom.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcelo
    seja bem vindo ao nosso cantinho!!
    Muito bom ter o seu comentário!!
    Fique com Deus
    Bjs
    Fabi

    ResponderExcluir
  10. Oi Fabiana, sou Soraia,
    estamos em set de 2015, vcs continuam? Aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soraia, você gostaria de saber se continuo casada? Sim, continuo.
      Bjs
      Fabi

      Excluir
  11. tô que é so tristeza sem orgasmo é o fim da picada, o pior de adoecer é não gozar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil se adaptar a nova condição. Mas precisamos ver que uma relação sexual é muito mais do que gozo, orgasmo. É o carinho, o prazer, a intimidade, a compreensão de juntos acharem uma fonte de prazer. Temos que tirar esse estigma que sexo tem que ter orgasmo na penetração. Sexo é muito mais que isso.

      Vou compartilhar meu post da AME sobre o assunto.

      http://www.amigosmultiplos.org.br/post/493/vamos-falar-de-sexo

      Espero que goste....
      Muita Boa sorte...
      Beijos
      Fabi

      Excluir