20 de out. de 2009

TUDO POR UMA CAUSA


Oiê pessoal, hoje chegamos a centésima postagem! Como o blog é novo e mais nova ainda é a contagem de audiência, posso contar a vocês que estamos sendo vistos por todo o globo terrestre....hehehehe
Estou usando uma ferramenta do Google que mostra que temos uma grande parte de leitores além de brasileiros, em Portugal. Depois vêm os EUA, Honduras, Alemanha, França, Japão, México e até Cabo Verde, na África Ocidental.
Sabemos que tem esclerosado por todo o mundo, lutando por uma vida melhor, cada um de seu jeito!

Bom pessoal, em primeiro lugar gostaria de agradecer os comentários lindos, as mensagens e emails enviados para prestigiar o blog. É muito bom saber que vocês estão aqui comigo!

Bem gente, como eu havia prometido vou falar sobre as novidades da associação que estamos querendo montar aqui, pois é nesses dias que passaram eu tentei novamente fazer contato com alguns portadores e com aqueles que consegui conversar, observei uma carência muito grande de atenção, ou melhor, de atenção sobre a esclerose múltipla.
Como exemplo, vou contar a vocês, que cada telefonema que conseguia fazer, a pessoa começava a me contar a sua história e claro, querendo saber a minha, chegava a ficar no telefone pelo menos 1h, nunca menos do que isso.
Ainda bem que foi assim, porque antes de ligar, eu fico bem nervosa, e um pouco sem jeito. Sem fazer idéia do que vai acontecer quando falar que sou portadora de EM, chego a ficar apreensiva.

Até agora, fui muito bem recebida, mesmo que por telefone, a primeira pessoa que entrei em contato foi uma senhora que já havia conversado antes. No ano passado ela usava o mesmo medicamento que eu, que numa ocasião as minhas injeções não deram para os 30 ou 31 dias, (outro problema que temos que enfrentar) e a Heloísa da farmácia, me cedeu algumas com o consentimento da dona. E a dona era ela, uma senhora que na primeira conversa fiquei muito preocupada, ela se dizia sem esperança de melhora, e se sentia muito desamparada aqui em nossa cidade. No momento agradeci as injeções e conversei muito com ela, passei a minha experiência, dei um pouquinho de atenção e informação até onde podia, pois sei que não posso fazer mais do que isso inicialmente, não sou especializada em EM, nem nada. E temos que deixar bem claro a importância de ter um médico de sua confiança, O que também ela comentou que não tinha.

Mas agora, um ano mais tarde, quando liguei novamente, na hora se lembrou de mim e ficou bem animada quando contei da minha vontade de montar a associação, disse que precisa mesmo, que aqui nem os médicos sabem do assunto. Tal crítica confirmada quando ela me contou que seu médico, de apelido sugestivo, “louco” aqui na cidade, suspendeu todo e qualquer medicamento, por não saber ao certo o que fazer com ela. Falou também, que uma das suas necessidades era sobre a fisioterapia e exercícios para a falta de equilíbrio. Que é uma das suas maiores queixas, que dificulta ela a andar.
Não conheço o médico, mas como moramos numa cidade de no máximo 220 mil habitantes, já escutamos de tudo sobre os médicos, e esse aí não ficou com boa reputação na cidade quando se fala em EM.

Pois bem, todos que consegui falar se mostraram interessados na fundação de um centro de apoio à EM uma delas também se mostrou interessada a ajudar, ela é psicóloga. Marcamos uma horinha para bater um papo.
Gente vou contar para vocês, uma horinha que durou 2h ou quase 2h e meia, ficamos trocando "figurinhas" e falando do que a gente acha interessante para nossos companheiros de EM. Adorei conhecê-la e tê-la ao meu lado nesse projeto, me ofereceu toda e qualquer ajuda, isso me deixou bem mais animada em seguir a diante, sei que não estou sozinha.

Contei a ela da idéia de marcar um primeiro encontro, só com os portadores, bem informal, como já comentei
aqui.
Afinal uma associação precisa de associados interessados, e ainda temos dúvidas quanto a esses interesses e se as pessoas daqui de São Carlos vão querer participar. Vai que depois de toda a burocracia feita, é isso mesmo, preciso registrar em cartório, abrir conta em banco e ainda garantir um endereço fixo para as reuniões e para isso, preciso escrever uma carta para o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos solicitando uma parceria.
Portanto, eu e minha mais nova amiga chegamos à conclusão que será melhor reunir o pessoal antes para uma conversa. E conhecer a necessidade de cada um.
Ela se casa no início de novembro, então até lá vou deixá-la quietinha, pois sei bem como é a correria dos preparativos.
Estamos querendo marcar para o dia 21 de novembro, se conseguirmos o lugar para o encontro e também entrar em contato com todos para realizar o convite. O lugar já estou vendo, agora vou confessar a vocês que é uma delícia conhecer os nossos companheiros de EM, mas não sei com vocês, mas tem dias que até isso me cansa, passar muito tempo ao telefone.

Hoje por uma feliz coincidência, Andrea minha companheira nas reuniões de Ribeirão, me telefonou para saber o dia do próximo encontro e aproveitamos para conversar, ela disse que podemos contar com ela e com outra companheira para o encontro, as duas que não são da mesma cidade que eu. Fiquei muito feliz com essa notícia, voltei a sentir firmeza!

Bem pessoal, eu vou terminando aqui, deixando um forte abraço!
E mil beijinhos!
Um bom dia a todos, se eu não chegar tão acabada da minha "overdose" de francês amanhã, eu volto tá?
....

3 comentários:

  1. É isso aih Baby, tem que sentir firmeza mesmo e tocar pra frente, vai ser bom para toda a cidade e para voce também esta associação.
    Beijão

    Cris.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela centésima postagem!!!
    Adoro ver esse seu empenho Fabi!!! Contagia a gente essa força de vontade, essa garra.
    Apesar da distância, saiba que pode contar comigo pro que precisar. Estando ao meu alcance, estou aqui!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Fabi, esse "louco" foi o q diagnosticou minha EM. De início ele disse q eu não tinha nada e q era psicológico, mas pra tirar da minha cabeça a pedir uma EM.Quando abriu o resultado: AH! VC TEM ESCLEROSE MÚLTIPLA!!!!
    Daí...Se vc tiver qq problema te interno e dou a medicação.É claro q não me trato com ele.
    Bjs

    ResponderExcluir