9 de ago. de 2009

TEM ALGO FALHANDO


Oiê pessoal, sem esquecer o dia de hoje, parabéns aos papais que nos acompanham e aqueles que não nos acompanham também!!!

Bem, hoje estive pensando que para conseguir uma conscientização maior ainda da nossa companheira EM, tenho que expor aqui para aqueles que não conhecem e pra quem conhece aumentar seu conhecimento, sobre o que sentimos.

O que pode nos chamar atenção quando percebemos que algo está falhando dentro de nós e que temos a sensação que alguma coisa vai dar "pau" a qualquer momento. Para ficar mais fácil de entender, estou falando dos sintomas da EM.

Também não é um assunto muito fácil para escrever, pois os sintomas se manifestam de formas diferentes em cada pessoa, mas prometo que vou me esforçar bastante!

Geralmente, os sintomas surgem entre os 20 e os 40 anos de idade, mas existem casos de pessoas que apresentam a EM bem mais cedo. As mulheres são mais propensas à doença que os homens.

A desmielinização pode ocorrer em qualquer parte do cérebro ou da medula espinhal e os sintomas dependem da área afetada.

Os primeiros sintomas geralmente são brandos ou pouco perceptíveis, o que faz com que a pessoa sequer procure o médico, fator que dificulta o diagnóstico. Outras doenças do sistema nervoso podem provocar sintomas similares aos da Esclerose Múltipla, dificultando ainda mais o diagnóstico.

Na grande maioria dos portadores, a doença provoca uma série de surtos cujos sintomas podem ser discretos ou intensos e que aparecem e desaparecem. Isso faz o doente recuperar-se parcial ou totalmente das dificuldades resultantes desses sintomas. Dependendo da área afetada do sistema nervoso, o quadro varia de pessoa para pessoa e perdura de tempos em tempos na mesma pessoa (surto e remissão, respectivamente).

Os sintomas iniciais mais comuns são o formigamento, a dormência ou outras sensações peculiares nos membros superiores, nos membros inferiores, no tronco ou na face. O indivíduo pode apresentar perda da força ou da destreza em um membro inferior ou em uma mão, por exemplo.

As lesões da esclerose múltipla provocam grande variedade de sintomas e sinais iniciais, quer isolados, quer combinados.


Alguns indivíduos apresentam apenas sintomas oculares e podem apresentar visão dupla, visão borrada ou nublada, cegueira parcial, dor em um dos olhos ou perda da visão central (neurite óptica). Os sintomas iniciais podem incluir alterações emocionais ou mentais. Essas indicações vagas de desmielinização cerebral algumas vezes iniciam muito antes que a doença seja reconhecida. A esclerose múltipla apresenta uma evolução variável e imprevisível. Em muitos indivíduos, a doença começa com um sintoma isolado, seguido por meses ou anos sem outros sintomas. Em outros, os sintomas tornam-se piores e mais generalizados em semanas ou meses.

O clima muito quente, um banho de imersão ou uma ducha quente ou mesmo um quadro febril pode piorar os sintomas.


Deixa eu contar um episódio, no início do meu tratamento comecei a ter sensações estranhas no banho, uma espécie de choque no dedinho da mão, e fui contar ao meu médico. Ele disse que era sim da EM, e que antigamente para se fazer o diagnóstico os médicos chegavam a colocar o paciente numa banheira de água quente e perguntar o que ele estava sentindo. Achei aquilo incrível, nunca tinha imaginado uma enfermidade que acusasse os sintomas no calor, que pudesse até usar o banho como "exame". Interessante não é?

Vamos lá, continuando, a recidiva da doença pode ocorrer espontaneamente ou pode ser desencadeada por uma infecção (gripe). Quando as recidivas tornam-se mais freqüentes, a incapacitação piora e pode tornar-se permanente. Por isso temos sempre que estar atentos a qualquer manifestação no nosso "corpinho"!

Apesar da incapacitação, quase todos os indivíduos com esclerose múltipla têm uma expectativa de vida normal. Abaixo listei os sintomas mais comuns da nossa companheira!

Sintomas Sensoriais (alterações da sensibilidade):
Sintomas Motores (alterações da função muscular)
Dormência, Formigamento, Outras sensações anormais (disestesias) Distúrbios visuais Dificuldade de atingir o orgasmo, Ausência de sensibilidade vaginal, Impotência sexual nos homens, Tontura ou Vertigem


Sintomas Motores (alterações da função muscular):
Fraqueza, Atitude desajeitada, Dificuldade de marcha ou de manutenção do equilíbrio, Tremor, Visão dupla, Problemas de controle intestinal ou da bexiga, Constipação, Rigidez, Instabilidade, Cansaço normal


Para os meu amigos "capengados" que tenham outros sintomas que não coloquei aqui, por favor coloque em forma de comentário e eu incluirei no post.


Tenham um ótimo finzinho de fim de semana!!!! OBA!!! Hoje é dia de pizza aqui!!!


Beijos e até amanhã....



FONTES:


http://www.psiquiatriageral.com.br/manual/esclerosemultipla01.htm


http://www.msd-brasil.com/msd43/m_manual/mm_sec6_68.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário