19 de ago. de 2009

SENTINDO NA PELE

Oi gente, tudo bem por aí? Aqui tá tudo na santa paz, um tempo cinza, com chuva o dia inteiro, como diz a minha mama, " sugere um ar londrino, nostálgico", ela sempre diz que ao conhecer Londres, teve essas sensação, nostalgia!
Bem gente estamos há onze dias do dia da coscientização, então vamos continuar com a homenagem informativa.

Hoje quero colocar aqui sobre um projeto que percorreu os EUA no ano passado, realizado pela companhia farmacêutica que serve para os neurologistas "sentirem na pele" (como diz a notícia) o que seus pacientes sentem com os sintomas da esclerose múltipla através de um simulador.
Me lembro no ano passado quando fiquei sabendo desse simulador, na consulta com o meu doutorzinho, que adorei! Vamos ver o que é esse aparelho.

Você quer ir para frente, mas sua perna não obedece. Quer levantar uma xícara, mas algo parece que a puxa para baixo. Tenta pagar a conta, mas não consegue enxergar quais as notas que estão nas suas mãos. Seus dedos formigam, sua temperatura sobe, tudo parece fora de controle.
Esses são os sintomas da esclerose múltipla (EM), que até agora eram conhecidos em primeira mão apenas pelos portadores da doença. Até agora, porque uma companhia farmacêutica criou um simulador da enfermidade. O objetivo? Fazer médicos e familiares entenderem exatamente o que sofre um paciente com esclerose múltipla durante uma crise.
A experiência é estranha, mas reveladora.
Uma coisa é conhecer a listagem de sintomas da esclerose múltipla – outra, bem diferente, é senti-la na pele. “Definitivamente é algo que cria uma empatia, que é essencial na relação entre médicos e pacientes”, afirmou ao G1 o neurologista brasileiro Alessandro Finkelszten, do Hospital das Clínicas de São Paulo, que experimentou o simulador. “É uma experiência bem diferente. Não temos nada parecido com isso, nem mesmo durante a faculdade de medicina”, disse ele.
O projeto, criado e desenvolvimento pela companhia Biogen Idec, percorreu os Estados Unidos. Em 2008, foi levado à Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, em Chicago.
Quando relatou o médico.“Acreditamos que é muito importante levar essa experiência para os médicos, para que eles vejam a doença de um jeito novo, entendam como isso afeta o dia-a-dia das pessoas”, disse o diretor da empresa, José Juves.
Família experimenta

A simulação também já foi levada para quatro shoppings centers nos Estados Unidos, onde atraiu a atenção dos americanos.

“Pacientes levaram seus familiares, fizeram-nos experimentar. E, na hora que eles saíam, diziam: ‘Nossa, agora sim eu entendo o que você passa’, contou a gerente da Biogen Idec, Shannon Altimari.
O simulador, na verdade, é um equipamento bastante simples. Consta de uma esteira, como aquelas de academia, luvas especiais, fones de ouvido e uma tela de televisão. A esteira reproduz a dificuldade de movimento dos pacientes de esclerose – de acordo com Finkelszten, um desequilíbrio muito parecido com o da labirintite. As luvas tiram a sensibilidade e causam formigamento na ponta dos dedos. Os fones abafam os ruídos e a tela reproduz a visão de um portador durante uma crise. Além disso, há um aquecedor, que mostra como são os “calores” que os pacientes sofrem.

Já imaginaram pessoal? Acredito que um "brinquedinho" desses seria muito útil para os "capengados", principalmente quando nos acham preguiçosos, boa vida e tudo que já comentei aqui, não é? Daí para melhorar a gente levava o simulador a cada perícia médica que a gente passa com aqueles "supostos" médicos, que diz que não tem nada a ver com esclerose múltipla o que nós sentimos, mas sim, com síndrome do pânico como já aconteu comigo em uma perícia!!! Ia me realizar vendo aquele fulano morrendo de calor, sem enxergar direito e cheio de tonturas!!! Ele que sempre quando me vê já diz " você é aquela da Esclerose né?" com um sorrizinho no canto da boca!

Nossa gente já estou viajando nessa história de simulador!!! Hehehehe

Mas seria no mínimo interessante não é?

Bom gente vou deixar vocês pensando nisso tá? Hehehehe
Beijos chuvosos e até amanhã

FONTE:

5 comentários:

  1. adorei isso...todos q falam sem noção,sem saber o q é a EM,e o q agente passa devia experimentar o simulador,pra v se q gente finge
    bjo
    to adorando o blog

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse aparelho aí. Vou pesquisar mais sobre ele também, e anunciar lá no meu blog, posso?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom isso né Gina, que bom que você tá gostando do Blog, fico muito feliz!!!
    Brigadão

    Claro Bruna, adoro o seu Blog!! Tá muito frio aí no SULLL?
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Mega frio de novo! Ninguém merece...hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. João Paulo Vilaça da Silva23 de ago. de 2009, 18:21:00

    Olá Faby,parabéns acho o blog mt interessante,bem feito,e com assuntos bem postados.há aí gente mt ignorante,só enxergam mesmo qd acontece com eles;expressões como:sempre cansado-isso é simulação-!,tão novo e já aposentado!,não quer é trabalhar!(grgrg que raiva).pois é amiga,temos que reagir com diplomacia,e compreensão cristã,para mantermos o nosso equilibrio psicologico e fisico.até á proxima,um beijinho.João Vilaça-Portugal

    ResponderExcluir