16 de ago. de 2009

A INTERNET E A EM


Olá pessoal, estou fazendo uma participação especial aqui no blog da Baby para falar um pouco sobre internet e o conteúdo que encontramos.

Sou formado em Sistemas de Informação e trabalho com T.I. há algum tempo.


A internet trouxe uma grande contribuição com a globalização das informações e com a velocidade e disponibilização de muito conteúdo, e o que é mais importante, a internet é um espaço totalmente livre para qualquer um colocar suas idéias e informações, não sendo dominada por uma só empresa ou grupo social, religioso etc.


Bom, mas isso tem suas vantagens e desvantagens, temos um conteúdo imenso de informação, mas nem tudo são flores, muitas informações são equivocadas ou falsas, temos muita besteira disponibilizada (mas que as vezes serve para darmos risadas) e muita, mas muita sacanagem.


Mas também temos informações importantíssimas em relação a nossa profissão, estudo e também sobre as patologias que nos afligem.

Temos um grande leque de informações sobre a EM entre outras enfermidades, sabemos mais sobre os sintomas, seus tratamentos, conhecemos as pessoas envolvidas etc.


Com a internet os pacientes chegam para consulta com muito conhecimento sobre a doença, por uma lado isso é bom, pois o médico tem que se atualizar e se manter melhor informado, mas gera problemas também. Muitas vezes o paciente não ouve o que seu médico tem a dizer e faz questionamentos indevidos, outro problema é a automedicação.


Nós participamos de muitas comunidades, grupos e pesquisamos muito em sites sobre a EM, vemos de tudo um pouco, as vezes até nos assustamos com algumas situações encontradas, mas como a EM é uma doença que apresenta variados sintomas temos que saber filtrar o que encontramos.

A internet nos dá a possibilidade de conhecer outras pessoas com os mesmos problemas, ou pessoas que se identificam com a nossa causa.

Vemos varios tratamentos e novos medicamentos surgindo e vemos a possibilidade de ajudar quem precisa, pois conseguimos informações sobre doação de medicamentos e serviços que podem ser bem úteis para quem tem EM.

Hoje os meios de comunicação como MSN, Orkut, Twitter, entre outros, nos levam a melhorar nosso conhecimento sobre a EM e ajudar quem precisa, criando grupos, associações ou mesmo dando uma mensagem de apoio.

O uso da internet é excelente para nosso conhecimento, mas vale resaltar novamente que temos que saber filtrar o que vemos e usar somente aquilo que nos faz bem.


Bom acho que é isso, espero que fiquem bem.

Abraços


Cristiano

crcoletti.blogspot.com

Um comentário:

  1. Cristiano adorei seu post!! Temos mesmo que saber filtrar tudo que vemos na net!!! Mas que é uma ferramenta maravilhosa isso é!!!

    Bjão

    Fabiana Google Barbosa hehehehe

    ResponderExcluir