15 de ago. de 2009

ANTES QUE A ÁGUA BATA...


Oi gente, tudo bem por aí? Ontem depois do banquete assistimos ao filme "Como Água para Chocolate", não é novo o filme, mas eu nunca havia assistido. A história é linda! Um "Romeu e Julieta" dos anos 90.

Bem, para continuar a importância do Pilates para os "capengados" e aqueles que não são "capengados", vou escrever sobre seus exercícios e sua eficácia.

O Pilates colabora na melhora da coordenação das atividades conscientes e inconscientes. Um dos grandes benefícios para os pacientes de esclerose múltipla é a diminuição da fadiga.
Porém, a sintomatologia variada e os diferentes graus de incapacidade dificultam a elaboração de guias e padronizações para a orientação de exercícios para essa população, mas sabe-se que exercícios suaves são os recomendados.

O Método Pilates não possui contra-indicações para a sua prática, porém devemos adotar precauções na aplicação do Método com vistas a identificar as características individuais de cada paciente.A prática é recomendada para todas as pessoas independente de sexo, idade (recomendado para crianças com mais de 12 anos), grávidas, sedentários, atletas, bailarinos.

Estudiosos no assunto recomendam a aplicação de exercícios para desenvolvimento da força muscular, e aí o Pilates também entra. Além disso, os exercícios deverão seguir uma lógica crescente de funcionalidade onde, para aqueles com maior déficit motor, sugere-se a aplicação de movimentos passivos, como lentos alongamentos para os principais grupos musculares.

Em cada sessão é realizada uma série de exercícios elaborados por Fisioterapeutas, especializados no Método, em aparelhos específicos e no solo com o auxílio de bolas, rolos, elásticos e etc.
Cada sessão tem duração aproximada de 60 (sessenta) minutos e ao término realiza-se um relaxamento final.

A freqüência pode ser diária ou de acordo com a necessidade individual do paciente.
Os aparelhos utilizados no Método foram criados pelo próprio Joseph Pilates e visam gerar um ambiente de facilitação do movimento. Eles trabalham com molas (com exceção do Ladder Barrel) que geram a resistência graduada ao fortalecimento do músculo necessário ao movimento funcional. Todos os aparelhos servem para proporcionar os benefícios do Pilates.

Agora vamos ver ao certo quais são esses benefícios:

-realinhamento postural;
-aumento da flexibilidade e da resistência;
-alívio das dores crônicas e tensões musculares;
-equilíbrio físico e mental;
-alívio do estresse;
-aprofundamento na compreensão do seu corpo;
-bem estar e qualidade de vida;
-corpo em harmonia;
-fortalecimento muscular,especialmente abdominal;
-mobilidade articular,inclusive da coluna;
-alongamento axial (da coluna) diminuindo a compressão discal;
-melhora a coordenação e o equilíbrio;
-desperta, revitaliza e dá sensação de leveza;
-estimula a circulação;
-aumenta a densidade óssea;
-diminui o percentual de gordura corporal;
-otimiza o desempenho de atletas;
-auxilia no tratamento de complicações articulares, reumatismos, poliomielite, pós-cirurgias, pré e pós-parto.

O Método Pilates produz resultados significativos na recuperação e prevenção de patologias, dessa forma, deve ser encarado como mais um procedimento seguro dentro de inúmeros recursos fisioterapêuticos já existentes.

No meu caso, estou fazendo uma vez por semana, pois o médico disse que mais vezes poderia cansar muito. Já é a terceira vez que volto a fazer, por motivos financeiros. Primeiro foi por causa do casório e a outra foi quando o Baby ficou desempregado.

Mas dessa vez, ouvi minha irmã mais velha, que disse para eu encarar o Pilates, como encaro a injeção todo dia. Como um medicamento que não pode faltar e que foi recomendado pelo meu doutorzinho.

É isso aí gente! Vamos procurar todas as formas de melhorias em nossas vidas. Por que a gente espera a água bater pra procurar uma melhor qualidade de vida? Mas vamos mudar esse ciclo e melhorar antes que a água bata né?

FONTES:


http://revistapilates.com.br/2009/07/27/pilates-e-esclerose-multipla/

http://esclerosemultipla.wordpress.com/2006/04/17/metodo-pilates/

http://www.corpopilates.com.br/pilates.htm


Um ótimo sábado e até amanhã!

Beijos

2 comentários:

  1. Gustavo Alves da Silva18 de ago. de 2009, 16:35:00

    LEgal o POST Fabi...Com certeza o maior desafio nosso, Fisioterapeutas instrutores do método, está na escolha dos exercícios apropriados para cada aluno com EM. Desafio este que nos dá prazer quando colhemos os resultados!!!
    Beijo gde!

    ResponderExcluir
  2. Brigadão Gúss!!! Espero que a gente colha ainda muitos resultados ótimos!!! Se eu parar de choramingar né!!!
    Bjão

    ResponderExcluir