20 de jul. de 2009

O HOMEM, A LUA E OS AMIGOS



Oi amigos queridos!!! Hoje estamos comemorando 40 anos da ida do homem a lua. Por isso vou colocar aqui um trechinho de um trabalho divulgado no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC-USP-) aqui em São Carlos, escrito por Aldo Loup em 2001 quando era monitor no setor de Astronomia e se preocupou em divulgar o seu trabalho no Observatório para incentivar a Astronáutica e a Astronomia.
Ele nos mostra como o século XX foi muito importante com seus avanços tecnológicos e como esses avanços mudou o destino da humanidade. Mísseis e bombas atômicas.

Mas vamos ao pedacinho do texto.

"Na manhã de 16 de julho 1969 começou a viagem mais fantástica na história da Humanidade. Um milhão de pessoas assistiram a decolagem do gigantesco Saturn V de Cabo Canaveral. Três dias depois estavam chegando em praias estranhas. Armstrong e Aldrin entraram no módulo lunar e começaram a descida e Collins ficou atrás no "Módulo Columbia". Segundo os especialistas, o pouso no Mar da Tranquilidade era a parte mais perigosa da missão. Depois de problemas menores com uma antena de comunicação e alarmes de sobrecarga de computador, já a poucos metros do solo veio o mais temido. O local escolhido para o pouso na verdade estava cheio de pedras. Se Armstrong não conseguisse achar em 2 minutos um lugar adequado para pousar o combustível do estágio de descida se acabaria e deveriam abortar a missão ou morrer na queda. Com o nível nos tanques em 30 segundos pousaram suavemente. Armstrong enviou a frase esperada: "Houston, aquí a Base Tranquilidade… o Eagle pousou". Estava feito.

Horas depois, na noite de 20 de julho, metade da população mundial assistia ao vivo pela televisão quando Neil Armstrong desceu pela escada, pisou na Lua e falou as palavras imortais: "Este é um pequeno passo para um homem, um gigantesco salto para a humanidade". Depois de recolher rápidamente algumas amostras e passá-las para Aldrin, este desceu também. Juntos exploraram esse mundo de luzes e sombras estranhas, sem som, onde o peso das coisas e os movimentos são diferentes e o céu é por sempre preto. Realizaram experimentos, recolheram amostras, e se maravilharam da paisagem. Duas horas e meia depois já deviam partir.
Quando chegaram à Terra foram colocados imediatamente, ainda no porta-aviões Hornet, num container especial para cumprir a estrita quarentena. Ninguém podia descartar a possibilidade de algúm tipo de contaminação por microorganismos lunares. Três semanas depois sairam, e viram que nada tinha sido sonho. Eram heróis, não só nacionais mas mundiais. Fizeram um giro por 25 países e em todo lugar as pessoas queriam vé-los, queriam tocá-los. Os três são personagens da história para sempre." Se quiserem ler seu trabalho na íntegra está
aqui.

Esse foi um fato histórico que apesar de ter servido como pano de fundo para a Guerra Fria, nos mostrou a possibilidade de avançar nas pesquisas científicas, trazendo um certo conforto pensando nas doenças sem cura como a esclerose múltipla por exemplo!!!!

Mas essa "façanha" dos americanos além de tudo, nos deu de presente o Dia Mundial do Amigo!!! Mas o que pode ter a ver a amizade com o homem pisando na lua????

Bom, vocês se lembram da histórica frase"Este é um pequeno passo para um homem, um gigantesco salto para a humanidade"??? Pois é, foi essa frase que o professor e dentista Enrique Febbraro interpretou como a busca de um mundo sem fronteiras, onde a união dos povos,s seria fundamental para alcançar nossos objetivos. Ele foi o pai dessa data comemorativa que nos faz refletir muito. A amizade universal foi sugerida por um professor argentino que lhe rendeu duas indicações ao Prêmio Nobel da Paz. Sabe lendo outros blogs brasileiros senti que Febbraro não teve muito sucesso com sua amizade universal, afinal os brasileiros tem uma rixa um tanto insana pelos argentinos. Acho essa história de rixa uma baboseira. Sabemos que a maioria das guerras começam além das discordâncias de políticas, economias, religiões ou diferenças sociais, mas um ponto visto também é a falta de respeito pelo outro, pelo diferente.

Amigo o que é??? Certa vez li essa frase e hoje ela se encaixa direitinho.
É preciso ser amigo muito mais do que ter amigos!!!!
Amigos devem ser sinceros absolutos, devem lutar pela mesma causa que a nossa, devem ser simples, espontâneo e íntegro. O amigo é aquele que sabe dar assim como receber. Que tem a necessidade de ajuda e de ajudar. Não tem problema em dizer aquilo que pensa, mesmo em críticas, observações e idéias diferentes que as nossas.
Os verdadeiros amigos vêem um ao outro por aquilo que verdadeiramente são, mesmo discordando nunca deixam de ser amigos!!!

Amigo é aquele que sofre a sua dor e festeja a sua alegria. A base de uma amizade é a troca, devemos ouvir se queremos ser ouvidos. Troca-se experiências, anseios e desejos pela vida!!!
O amigo é fiel, tem carinho, confiança e respeito, respeito até por seus defeitos que não podemos mudar mas talvez ajudar.
O amigo não te coloca numa situação grotesca para rir de você, mas divide momentos engraçados para rir com você!!!!
Enfim, podemos ter vários amigos, mas hoje estou revendo essa história, pensando no projeto inicial de Febbrero, universal não sei, mas acho que vamos dando prioridade aqueles amigos que nos compreendem do jeitinho que somos, com as chatices que a vida nos deixou.
Não sou mais aquela personagem do Rei Roberto Carlos "“eu quero ter um milhão de amigos, e bem mais forte poder cantar!!!!"
Adoro minhas amigas virtuais que conheci aqui, Regina e Bruna que estão sempre ligadas e tem palavras de carinho, conforto e amizade mesmo via internet.
Tenho meus amigos da minha primeira faculdade que depois de cada um ir para um lado mesmo assim mantemos um certo contato.
Reencontrei uma amiga da sexta série no orkut, que tem na memória as mesmas histórias que eu!!!
Amigas eternas que mesmo de longe sentimos o carinho e a preocupação delas.
Os amigos da segunda faculdade que mesmo eu sendo chata com eles, não me esqueceram!!!!
E ainda traz a vontade de se manter amigo.

Médicos amigos, que compreendem o nosso drama e cuidam de nós, como pessoas queridas.
Amiga da farmácia onde recebo meu medicamento, amiga sim, afinal ela tem uma preocupação com a gente que não é paga para isso .

Psicóloga amiga, que sabe me ouvir, sabe falar mas melhor ainda sabe dar a bronca na hora certa.
Amigos que trabalham a sua volta para você se sentir melhor, fisicamente, psicologicamente e até esteticamente!!!!
Minha família amiga, que muitas vezes não se encaixam nos pré requisitos mas se esforçam!!!
Pais amigos que ajudam, apoiam, respeitam e compreendem mesmo sem entender!!!
Primos amigos, que acolhem quando a gente precisa e compartilha muita alegria!!!!
Marido amigo, ele é sem dúvida o meu melhor amigo, que me compreende acima de tudo, ouve os meus desabafos e ainda me defende de amigos um tanto que estranhos!!!!

Enfim, amigos, não importa o quanto temos de amigos mas não esquecemos que o que importa mesmo é sermos amigos!!!!


FELIZ DIA DO AMIGO!!!!






Beijos e abraços apertados!!!!










Um comentário:

  1. Baby,
    Adorei seu post, achei muito tocante o que voce falou e bate lá no fundo mesmo do que é ter e ser amigo.
    Um beijão e parabéns pelo blog que tá muito legal e diz muito de você, da sua sensibilidade.
    Cris

    ResponderExcluir