8 de jun. de 2009

12/06- DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL!!!




Antes de falar do dia em que todos os casais comemoram a união amorosa, o dia dos namorados, não podemos esquecer que é nesse mesmo dia que se comemora o dia mundial de combate ao trabalho infantil.
Cantigas de roda, cirandas e brincadeiras não fazem parte da rotina das crianças que estão no mercado de trabalho de carvoarias, canaviais, pedreiras, semáforos e centros urbanos ajudando a completar a renda dessas famílias.
No Brasil esse é um problema muito grave, crianças de 5 a 17 anos de idade trabalham. Apesar da lei estabelecer 16 anos como idade mínima para ingressar no mercado de trabalho. Quando frequentam a escola estão cansados e sem tempo para seguir o programa curricular e a maioria acaba abandonando os estudos.
Sabemos que o motivo dessas crianças trabalharem é a pobreza em que vivem essas famílias que está inteiramente associada a desigualdade social e econômica vista em centros urbanos e em ambientes rurais de nosso país.
Nesse ano comemora-se 10 anos da adoção da Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que celebra alguns avanços alcançados e colocam em evidência os desafios que restam enfatizando o papel fundamental da educação na solução do problema, bem como, a exploração de meninas no trabalho infantil.
O pricipal foco de fiscalização é o trabalho informal, que são as atividades nas ruas. Não esquecendo daquelas crianças que estão nos lixões, as que sofrem explorações sexuais e as que trabalham no cultivo de fumo. Numa exploração pior ou igual ao trabalho escravo.
Outro fator que é observado, é que são as meninas as primeiras a ingressarem o mercado de trabalho e não frequentarem a escola. Saiba mais.
Temos que exigir de nossos governamentais o fim do abuso que sofrem as crianças, tanto abuso de trabalho como qualquer outro. Dar a elas o que é de direito.
Precisamos conscientizar a sociedade para que ela participe dessa luta. Vamos divulgar o Dia Muldial de Combate ao Trabalho Infantil!!!!

2 comentários:

  1. Muito bem lembrado Fabiana!!!
    Temos que tentar dar um basta nessa vergonha que até hoje assombra nossas crianças.

    ResponderExcluir
  2. Podemos começar apenas denunciando Regina, já é um começo né??

    ResponderExcluir