20 de fev. de 2010

VAMOS SER O MILAGRE DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

Oie gente estão passando bem o fim de semana? Aqui está um sábado muito gostoso regado a música boa e a companhia dos meus dois amores. O Baby e a Jolie a nossa gatinha mais nova moradora de nossa casa.

Bom gente, ontem e hoje pensei muito nas perguntas para fazer no site do CATEM para o encontro no próximo dia 6 de março. E dei uma olhada nos blogs de EM que acompanho, nos comentários do meu, nos emails que recebo e em todas as conversas que tenho com os meus amigos esclerosados nesses três anos de diagnóstico virtualmente e pessoalmente.
Acredito que o principal ponto, ou seja, a principal pergunta da maioria é sobre os novos medicamentos que estão sendo avaliados e experimentados por pacientes.
Claro que quero saber em que ponto estão as pesquisas que sabemos que não param e que tem apoio do mundo todo para melhorar a nossa qualidade de vida em relação aos sintomas, sequelas e progressão da esclerose múltipla.
O que não fico questionando ou melhor nem pensando é na tal" da cura, sabemos que as pesquisas estão a todo vapor. Se lembram do último post do ano de 2009 aqui no blog? Pra quem não viu, pode ver aqui.
São muitas novidades na área da neurologia mas precisamente onde mais nos interessa no campo da EM. Estão sendo divulgados alguns resultados daquela cirurgia que ajuda a desentupir a veia do cérebro que está sendo investigada ser a causa da EM. Os estudos são relacionados ao CCVI(chronic cerebrospinal venous insuficiency) ou seja, insuficiência venosa cerebromedular onde levanta-se uma questão dita antiga que a EM pode estar associada a alteração da drenagem venosa. Recentemente foram mostrados estudos do Dr. Zamboni que investigam pessoas com EM que tem essa obstrução da veia.
Associam esse entupimento à inflamação que ocorre no nosso sistema nervoso central devido a característica autoimune. O que difere as opiniões dos especialistas é se a obstrução venosa é a causa da EM ou a EM que causa alterações fisiológicas do Sistema Nervoso Central é que causa esse entupimento.
Ou seja, "tostines vende mais por que é fresquinho,ou é fresquinho por que vende mais?" Hehehehe

O que não podemos esquecer é que por enquanto esses mecanismos são especulativos e ainda precisa-se atingir mais pessoas e aprimorar mais os estudos. E se essa investigação for comprovada todos os caminhos que foram aceitos até hoje poderão mudar e isso será uma barreira bem difícil a ser derrubada.

Numa das minhas consultas com o meu doutorzinho ele nos falou dessa ramificação das linhas de pesquisa de EM, países se dividem em opiniões. Cada um apostando na sua investigação e o Brasil competindo lado a lado nas linhas de pesquisas apoiando uns e discordando de outros.

Então o que é melhor fazer? Ficar esperando o milagre chegar ou ser o milagre? Não podemos ficar pensando nisso, temos que nos agarrar as pesquisas que já estão cientificamente comprovadas e fazer o tratamento certinho. Sempre nos cuidando no geral, o físico e o psíquico que é fundamental pra nossa vida que temos a esclerose múltipla como companheira diária. Mas isso já é um tema pra outro post.
Muitos beijinhos para vocês e aos novos queridos leitores sejam bem vindo!
Até mais pessoal!
Pessoal deixo aqui os vídeos em inglês pra quem quiser saber mais um pouquinho sobre esse estudo com Dr. Zamboni. 







FONTE:
 http://spem.forumeiros.com/noticias-f21/insuficiencia-venosa-cerebromedular-e-esclerose-multipla-cc-t106.htm

2 comentários:

  1. É isso amiga!!!
    Nada de ficar "vendo a vida passar". Vamos nos cuidar e torcer pra que os avanços continuem chegando com força total.
    Temos é que viver da melhor maneira possível.
    E se um dia a cura aparecer, que maravilha!
    Bjão!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo e assino embaixo!
    Sobre as pesquisas de CCSVI, qt mais leio, menos tenho uma opinião completamente formada. Até pq, além do Dr. Zamboni, mais 3 centros de pesquisa estão estudando esse causo. Vamos esperar e ver no que dá. Enquanto isso, vamos vivendo.
    Bjs

    ResponderExcluir